A ativação de clientes é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de oferecer vantagens para potencializar a jornada do consumidor. Saiba mais neste post!
Um dos principais objetivos de todos os negócios é crescer e aumentar o número de vendas. Nesse sentido, podemos dizer que o Marketing tem um papel fundamental para que isso aconteça. No entanto, é preciso saber qual estratégia utilizar.
Se é preciso que o consumidor converta mais, então é essencial que ele seja motivado a essas ações. Para isso, a ativação de clientes é a melhor estratégia possível.
Na jornada do consumidor, existem várias etapas que conhecemos bem. Da aquisição do lead até a compra, você pode trabalhar com ações que acelerem esse processo.
Até mesmo depois que a conversão é obtida, ainda há trabalho a fazer para garantir que esse cliente se transforme em um cliente recorrente. Ativar o consumidor é direcionar ações que aumentem o desejo e a motivação de compra.
Entenda mais a seguir!
O que é a ativação de clientes?
A ativação de clientes nada mais é que uma estratégia de Marketing que tem o intuito de despertar o desejo de consumo, acelerando o processo natural da jornada do consumidor.
Isso pode ser feito em qualquer fase da jornada, desde quando ele ainda é um lead até o pós compra, quando ele já é cliente. A ideia principal é apresentar alguma ação que faça com que ele veja uma vantagem em um produto ou serviço.
Afinal, existem diversos estágios da jornada em que o cliente pode não se sentir motivado a avançar. É como se a relação entre a marca e essa pessoa esfriasse.
A partir desse estágio de distanciamento, há uma oferta que permite que a situação volte ao esperado, ou seja, o interesse no estágio específico da jornada.
A única maneira de conseguir essa retomada, entretanto, é oferecer alguma condição que desperte a atenção e o desejo do consumidor.
Por que apostar na ativação de clientes?
A ativação de clientes é uma estratégia que traz ótimos resultados, ainda mais no momento atual, em que o Marketing Digital tem a maior força.
Essa abordagem é indispensável em várias ocasiões, ajudando a alcançar objetivos comerciais, como gerar vendas, até aqueles estratégicos, como fidelizar e gerar reconhecimento de marca.
Entre os seus principais benefícios, podemos destacar:
- Aumento de vendas;
- Garante a fluidez da jornada;
- Reativa consumidores;
- Fideliza o consumidor.
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5 dicas para melhorar sua ativação de clientes
Trabalhar para potencializar vendas é realmente muito importante, certo? Para isso, é preciso desenvolver alguns pontos estratégicos dentro do seu trabalho de Marketing Digital.
A ativação de clientes é uma aposta assertiva, mas, para que ela traga resultados, o time de Marketing precisa entender melhor seus clientes, trabalhar em incentivos e mensurar todos esses esforços.
A seguir, confira 5 dicas de como preparar a sua empresa para vender mais e aproveitar melhor as estratégias de ativação de clientes!
1. Tenha uma persona
O perfil do seu público é o que guia as suas ações. Sem conhecer o consumidor da sua marca, fica complicado entender suas motivações, expectativas, necessidades e outras características que permitem que marcas saibam como alcançar e tocá-los.
Uma vez que a persona é definida, o restante do trabalho fica mais fácil e fluido. Mas, para isso, é essencial analisar os dados comportamentais do seu consumidor real.
2. Saiba quais são as motivações de seus clientes
Clientes possuem motivações específicas e isso pode ser mensurado de diversas formas. O ponto chave é ter a noção de que isso muda de um público para outro e que, a partir dessas motivações, é possível intervir para gerar mais vendas.
A ativação depende diretamente do entendimento preciso do que poderá realmente proporcionar ações por parte do cliente.
Quando uma empresa entende essas motivações, ela pode detalhá-las e, a partir disso, criar diversos mecanismos de ativação de clientes.
3. Mapeie a jornada do cliente
A jornada do cliente precisa ser entendida profundamente pela empresa, afinal, essas fases devem estar sob controle para, se necessário, serem impulsionadas.
Da captação de um lead até a proposta de conversão, tudo precisa ser monitorado de perto pelo time de Marketing.
Em algumas dessas etapas, alguns consumidores ficarão perdidos, simplesmente sem progredir. Quando isso acontecer, a análise por parte da empresa deve ser a busca do entendimento do que gerou essa não progressão. Alguns dos principais motivos são:
- Preço;
- O produto não agradou;
- O consumidor não gostou de abordagem;
- O consumidor não abriu um email do fluxo;
- O consumidor não acredita na ideia proposta de solução;
- O consumidor está inseguro sobre sua empresa.
4. Aposte nos incentivos digitais
Como vimos nos tópicos anteriores, a ativação de clientes é baseada na oferta de incentivos que façam o consumidor olhar com outros olhos para um produto ou serviço.
Por isso, é fundamental que essa oferta possa ser aproveitada nesse ambiente digital. Entre as possibilidades, podemos citar:
- frete grátis;
- cupom de desconto;
- ofertas de valor (ebooks e conteúdos educativos);
- descontos em parceiros.
5. Tenha o controle de métricas e indicadores
As métricas são indispensáveis, já que elas mostrarão à equipe de Marketing como está a progressão dos consumidores na jornada. Dessa forma, é possível entender quais desses precisam ser ativados ou até mesmo reativados, caso de quem já comprou, mas não se tornou recorrente.
O monitoramento de métricas e indicadores é imprescindível para um trabalho mais preciso na hora de potencializar esse avanço na jornada.
Mais vendas podem ser geradas se os dados de consumo e de comportamento do consumidor são devidamente monitorados e, principalmente, analisados da maneira correta.
E agora, o que eu faço?
A ativação de clientes é um valioso mecanismo que deve ser utilizado pelos times de Marketing com objetivo de gerar mais vendas.
Como consequência, essa oferta de vantagens e de motivadores pode ser também muito vantajosa para a relação entre marcas e consumidores, gerando também a fidelização.
Para te ajudar com tudo isso, que tal uma consultoria gratuita da nossa equipe?
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