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Ativação de clientes: o que é e como vender mais?

  • janeiro 20, 2022
  • 9:37 pm
  • Marketing Digital
  • Foto de Giovanni Ballarin Escrito por: Giovanni Ballarin
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Atalhos para este artigo

A ativação de clientes é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de oferecer vantagens para potencializar a jornada do consumidor. Saiba mais neste post!

Um dos principais objetivos de todos os negócios é crescer e aumentar o número de vendas. Nesse sentido, podemos dizer que o Marketing tem um papel fundamental para que isso aconteça. No entanto, é preciso saber qual estratégia utilizar.

Se é preciso que o consumidor converta mais, então é essencial que ele seja motivado a essas ações. Para isso, a ativação de clientes é a melhor estratégia possível.

Na jornada do consumidor, existem várias etapas que conhecemos bem. Da aquisição do lead até a compra, você pode trabalhar com ações que acelerem esse processo.

Até mesmo depois que a conversão é obtida, ainda há trabalho a fazer para garantir que esse cliente se transforme em um cliente recorrente. Ativar o consumidor é direcionar ações que aumentem o desejo e a motivação de compra.

Entenda mais a seguir!

O que é a ativação de clientes?

A ativação de clientes nada mais é que uma estratégia de Marketing que tem o intuito de despertar o desejo de consumo, acelerando o processo natural da jornada do consumidor.

Isso pode ser feito em qualquer fase da jornada, desde quando ele ainda é um lead até o pós compra, quando ele já é cliente. A ideia principal é apresentar alguma ação que faça com que ele veja uma vantagem em um produto ou serviço.

Afinal, existem diversos estágios da jornada em que o cliente pode não se sentir motivado a avançar. É como se a relação entre a marca e essa pessoa esfriasse.

A partir desse estágio de distanciamento, há uma oferta que permite que a situação volte ao esperado, ou seja, o interesse no estágio específico da jornada.

A única maneira de conseguir essa retomada, entretanto, é oferecer alguma condição que desperte a atenção e o desejo do consumidor.

Por que apostar na ativação de clientes?

A ativação de clientes é uma estratégia que traz ótimos resultados, ainda mais no momento atual, em que o Marketing Digital tem a maior força.

Essa abordagem é indispensável em várias ocasiões, ajudando a alcançar objetivos comerciais, como gerar vendas, até aqueles estratégicos, como fidelizar e gerar reconhecimento de marca.

Entre os seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Aumento de vendas;
  • Garante a fluidez da jornada;
  • Reativa consumidores;
  • Fideliza o consumidor.

LEIA TAMBÉM:
O que o cliente realmente espera de uma empresa?

5 dicas para melhorar sua ativação de clientes

Trabalhar para potencializar vendas é realmente muito importante, certo? Para isso, é preciso desenvolver alguns pontos estratégicos dentro do seu trabalho de Marketing Digital.

A ativação de clientes é uma aposta assertiva, mas, para que ela traga resultados, o time de Marketing precisa entender melhor seus clientes, trabalhar em incentivos e mensurar todos esses esforços.

A seguir, confira 5 dicas de como preparar a sua empresa para vender mais e aproveitar melhor as estratégias de ativação de clientes!

1. Tenha uma persona

O perfil do seu público é o que guia as suas ações. Sem conhecer o consumidor da sua marca, fica complicado entender suas motivações, expectativas, necessidades e outras características que permitem que marcas saibam como alcançar e tocá-los.

Uma vez que a persona é definida, o restante do trabalho fica mais fácil e fluido. Mas, para isso, é essencial analisar os dados comportamentais do seu consumidor real.

2. Saiba quais são as motivações de seus clientes

Clientes possuem motivações específicas e isso pode ser mensurado de diversas formas. O ponto chave é ter a noção de que isso muda de um público para outro e que, a partir dessas motivações, é possível intervir para gerar mais vendas.

A ativação depende diretamente do entendimento preciso do que poderá realmente proporcionar ações por parte do cliente.

Quando uma empresa entende essas motivações, ela pode detalhá-las e, a partir disso, criar diversos mecanismos de ativação de clientes.

3. Mapeie a jornada do cliente

A jornada do cliente precisa ser entendida profundamente pela empresa, afinal, essas fases devem estar sob controle para, se necessário, serem impulsionadas.

Da captação de um lead até a proposta de conversão, tudo precisa ser monitorado de perto pelo time de Marketing.

Em algumas dessas etapas, alguns consumidores ficarão perdidos, simplesmente sem progredir. Quando isso acontecer, a análise por parte da empresa deve ser a busca do entendimento do que gerou essa não progressão. Alguns dos principais motivos são:

  • Preço;
  • O produto não agradou;
  • O consumidor não gostou de abordagem;
  • O consumidor não abriu um email do fluxo;
  • O consumidor não acredita na ideia proposta de solução;
  • O consumidor está inseguro sobre sua empresa.

4. Aposte nos incentivos digitais

Como vimos nos tópicos anteriores, a ativação de clientes é baseada na oferta de incentivos que façam o consumidor olhar com outros olhos para um produto ou serviço.

Por isso, é fundamental que essa oferta possa ser aproveitada nesse ambiente digital. Entre as possibilidades, podemos citar:

  • frete grátis;
  • cupom de desconto;
  • ofertas de valor (ebooks e conteúdos educativos);
  • descontos em parceiros.

5. Tenha o controle de métricas e indicadores

As métricas são indispensáveis, já que elas mostrarão à equipe de Marketing como está a progressão dos consumidores na jornada. Dessa forma, é possível entender quais desses precisam ser ativados ou até mesmo reativados, caso de quem já comprou, mas não se tornou recorrente.

O monitoramento de métricas e indicadores é imprescindível para um trabalho mais preciso na hora de potencializar esse avanço na jornada.

Mais vendas podem ser geradas se os dados de consumo e de comportamento do consumidor são devidamente monitorados e, principalmente, analisados da maneira correta.

E agora, o que eu faço?

A ativação de clientes é um valioso mecanismo que deve ser utilizado pelos times de Marketing com objetivo de gerar mais vendas.

Como consequência, essa oferta de vantagens e de motivadores pode ser também muito vantajosa para a relação entre marcas e consumidores, gerando também a fidelização.

Para te ajudar com tudo isso, que tal uma consultoria gratuita da nossa equipe?

Entre em contato com a Mestres do Site e aproveite!

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

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