Entenda os erros que podem fazer a sua campanha de tráfego pago não dar certo e como corrigi-los.
Listamos alguns erros que a sua marca pode ter cometido, o que, por consequência, pode ter comprometido o resultado da campanha de tráfego pago, não gerando os resultados esperados.
Com as dicas a seguir, a sua empresa poderá realizar uma próxima tentativa de tráfego pago de maneira mais eficiente.
Faça uma pesquisa de mercado
É fundamental compreender o público-alvo para que você possa entender quem é a pessoa que irá comprar o teu produto ou serviço. Neste ponto, realizar uma pesquisa de mercado irá auxiliar na compreensão sobre o consumidor.
Entenda os dados demográficos, comportamentais e psicográficos sobre o grupo de pessoas que você quer abordar.
Em uma campanha de marketing, deve-se sempre pensar em um grupo seleto, já que não é possível fazer algo que englobe todas as pessoas. Portanto, entender os dados demográficos, comportamentais e psicográficos ajuda a marca a direcionar os seus anúncios online.
Analise os clientes atuais
Deve-se analisar as características e as preferências dos clientes atuais para que seja possível ter insights para direcionar melhor a campanha.
Monte personas
Depois de realizar os dois pontos anteriores, deve-se montar personagens para cada grupo de cliente que foi separado.
Geralmente, consegue-se ter de 1 a 2 personas após a realização da pesquisa de mercado e a análise dos clientes atuais. Se o produto ou serviço for muito complexo, será necessário criar alguns grupos diferentes para melhor direcionamento da campanha.
Identificar a necessidade e o desejo do público
Pode parecer óbvio, pois a marca já deve ter uma noção dessas duas características do seu público-alvo, mas é importante entender a fundo quais são as necessidades e os desejos desse público, como que o problema dele pode ser resolvido e como o seu desejo pode ser atendido.
É importante mapear esses pontos para que seja possível tornar o público-alvo em uma pessoa palpável.
Avalie o comportamento de compra do público
É necessário entender como o público-alvo gosta de comprar, se ele gosta de finalizar a compra com o vendedor ou de maneira automatizada e se prefere pesquisar sobre os produtos primeiro — ou seja, deve-se saber quais são os fatores que vão influenciar a sua tomada de decisão.
Realizar uma campanha paga no Google ou no Facebook sem ter realizado uma pesquisa de mercado, ter clareza sobre os clientes atuais, ter criado personas e a identificação das necessidades e dos desejos do público-alvo faz com que seja difícil ter uma campanha de tráfego pago efetiva.
Ainda, um ponto importante é que mesmo depois de se lançar a campanha, existem atividades que devem ser realizadas pelo gestor de tráfego pago e pela equipe de marketing. A realização de testes e pesquisas devem ser repetidas para refinar o trabalho de mapeamento do público-alvo, de seus desejos e suas preferências, já que na área de Marketing não existe uma estratégia sólida que será estruturada apenas uma única vez e que durará para sempre, mas sim um trabalho contínuo.
A boa execução dos pontos citados neste texto faz com que seja possível se ter uma melhor eficiência na campanha de tráfego pago.