5 motivos para a sua campanha de tráfego pago não funcionar — Parte 1

Atalhos para este artigo

Entenda os erros que podem fazer a sua campanha de tráfego pago não dar certo e como corrigi-los.

Listamos alguns erros que a sua marca pode ter cometido, o que, por consequência, pode ter comprometido o resultado da campanha de tráfego pago, não gerando os resultados esperados. 

Com as dicas a seguir, a sua empresa poderá realizar uma próxima tentativa de tráfego pago de maneira mais eficiente. 

Faça uma pesquisa de mercado

É fundamental compreender o público-alvo para que você possa entender quem é a pessoa que irá comprar o teu produto ou serviço. Neste ponto, realizar uma pesquisa de mercado irá auxiliar na compreensão sobre o consumidor. 

Entenda os dados demográficos, comportamentais e psicográficos sobre o grupo de pessoas que você quer abordar. 

Em uma campanha de marketing, deve-se sempre pensar em um grupo seleto, já que não é possível fazer algo que englobe todas as pessoas. Portanto, entender os dados demográficos, comportamentais e psicográficos ajuda a marca a direcionar os seus anúncios online. 

Analise os clientes atuais 

Deve-se analisar as características e as preferências dos clientes atuais para que seja possível ter insights para direcionar melhor a campanha. 

Monte personas 

Depois de realizar os dois pontos anteriores, deve-se montar personagens para cada grupo de cliente que foi separado. 

Geralmente, consegue-se ter de 1 a 2 personas após a realização da pesquisa de mercado e a análise dos clientes atuais. Se o produto ou serviço for muito complexo, será necessário criar alguns grupos diferentes para melhor direcionamento da campanha. 

Identificar a necessidade e o desejo do público

Pode parecer óbvio, pois a marca já deve ter uma noção dessas duas características do seu público-alvo, mas é importante entender a fundo quais são as necessidades e os desejos desse público, como que o problema dele pode ser resolvido e como o seu desejo pode ser atendido. 

É importante mapear esses pontos para que seja possível tornar o público-alvo em uma pessoa palpável. 

Avalie o comportamento de compra do público

É necessário entender como o público-alvo gosta de comprar, se ele gosta de finalizar a compra com o vendedor ou de maneira automatizada e se prefere pesquisar sobre os produtos primeiro — ou seja, deve-se saber quais são os fatores que vão influenciar a sua tomada de decisão.

Realizar uma campanha paga no Google ou no Facebook sem ter realizado uma pesquisa de mercado, ter clareza sobre os clientes atuais, ter criado personas e a identificação das necessidades e dos desejos do público-alvo faz com que seja difícil ter uma campanha de tráfego pago efetiva. 

Ainda, um ponto importante é que mesmo depois de se lançar a campanha, existem atividades que devem ser realizadas pelo gestor de tráfego pago e pela equipe de marketing. A realização de testes e pesquisas devem ser repetidas para refinar o trabalho de mapeamento do público-alvo, de seus desejos e suas preferências, já que na área de Marketing não existe uma estratégia sólida que será estruturada apenas uma única vez e que durará para sempre, mas sim um trabalho contínuo. 

A boa execução dos pontos citados neste texto faz com que seja possível se ter uma melhor eficiência na campanha de tráfego pago. 

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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