[eBook] 8 Armadilhas que Você Deve Evitar na Criação do Seu Site

A #6 vai fazer você perder todo investimento

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Meu nome é Giovanni Ballarin, sou fundador e CEO da Mestres do Site.

Tenho mais de 20 anos de experiência com Criação de Sites e Marketing Digital.

Aqui na Mestres do Site Já ajudamos mais de 3.500 empresas a sair do anonimato digital e entregamos soluções de Presença Digital, Tráfego Pago e Tráfego Orgânico.

Sou um apaixonado por Kart e Automobilismo, e a competição está em meu sangue. Faço de tudo para sempre ser o melhor e entregar o melhor.

E agora quero te livrar de 8 armadilhas que podem acabar com seu site.

Para mais conteúdos, me segue lá no Instagram: @giovanniballarin

Agora, eu quero que você aproveite a leitura!

Introdução

Eu escrevi esse livro com um único objetivo: Fazer você ter o melhor site dentre todos os seus concorrentes.

Toda empresa precisa ter um site incrível e que transmita a real essência de seu negócio, afinal de contas, é o seu único funcionário que trabalha 24/7.

Ter um site qualquer não o diferenciará da multidão.

Empresas que possuem sites profissionais tem em média 26% a mais de lucro do que as empresas que não possuem site ou que possuem sites amadores.

Todo o conteúdo que você vai encontrar aqui é resultado de mais de 20 anos de experiência e compilação de estudos.

Espero que esse conteúdo o ajude a profissionalizar a imagem que a sua empresa transmite na internet.

Um alerta: Aqui você vai encontrar muito conteúdo de qualidade e que vai te ajudar de forma efetiva. Se espera figurinhas, desenhos e etc… recomendo a leitura de um gibi, rs

#1 Profissional Errado

Escolher quem vai criar o seu site é a decisão mais importante de todas, assim como quando você vai escolher um colaborador para integrar à sua equipe.

Muitas vezes o critério de seleção é o preço e normalmente preço baixo está de mão dada com inexperiência.

Eu já aprendi na vida como empreendedor que sempre que a decisão tem como principal critério o preço, os resultados serão ruins.

Se queremos ser os melhores precisamos utilizar outros critérios na escolha dos nossos fornecedores.

Vou te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre quais as caraterísticas que você deve observar antes de contratar. Vou te mostrar 10 critérios que você não pode ignorar nunca.

Aqui estão os critérios:

Cria site há quantos anos? Empresas e Profissionais iniciantes são mais baratos mas não tem experiência para uma entrega de qualidade.

Tem sites que já fez para mostrar? Certifique-se que o site que ele está te mostrando como exemplo foi ele mesmo que fez – infelizmente muitos usam portfólio de outras empresas como se fossem seus.

Tem algum cliente que você possa conversar para pegar um feedback sobre o serviço? Exija pelo menos um contato de um cliente que a empresa ou o profissional já atendeu para colher um feedback livre de intenção de vendas.

Quais são as avaliações no Google? Costumo falar que o Google não mente. Pesquise a empresa no Google antes de contratar e leia com bastante atenção à todas as avaliações.

É uma empresa ou um profissional liberal? Empresas possuem processos estruturados e proporcionam uma experiência melhor e mais assertiva, enquanto profissionais liberais (Freelancers) tendem a demorar na resposta e entrega. Tem cases no seu segmento? Ter atendido outras empresas do seu segmento mostra que ele possui algum tipo de conhecimento sobre o seu negócio. Peça para ver esses sites.

Quais os canais de atendimento possui? Muitas empresas limitam seu contato à whatsapp ou e-mail e em algum momento você vai ficar irritado com isso. Tenha certeza de que a empresa ou o profissional possibilita que você ligue para ele quando necessário e que tenha em seu processo reuniões de vídeo ou presencial.

Faz a manutenção depois de criar o site? Muitas empresas e profissionais não fazem a manutenção do site depois de criado e isso vai te colocar em uma zona de risco muito grande depois de um tempo. Nunca contrate quem não faz manutenção pois em algum momento você vai precisar de ajuda profissional e não terá. Mais da metade dos clientes que atendemos nos procuram por que o profissional que fez o site não faz manutenção.

Usa plataforma robusta como o WordPress? Em mais de 20 anos de experiência, não encontrei plataforma melhor que o WordPress, pois é a melhor e mais usada plataforma no mundo todo. O Google adora sites em wordpress e vai mostrar seu site com mais facilidade. Além disso, existem profissionais competentes no mundo todo que podem te ajudar se um dia você precisar (E você vai, rs)

Depois do site feito, ele será seu? A maioria das empresas e profissionais vai omitir essa informação, mas mesmo você pagando pelo site, ele será da empresa que desenvolveu e não seu. Exija que no contrato conste que os arquivos do site sejam seus, independente de pagamento de manutenção ou hospedagem.

Se você observar esses 10 critérios na escolha do seu profissional, BINGO! Não tem como escolher errado. Agora vou falar de mais 7 armadilhas que você deve evitar se quiser ter o melhor site do seu segmento.

#2 Não saber o que colocar no Site

É muito comum as pessoas não saberem falar sobre o seu negócio ou falar de forma muito abstrata. Isso é um grande problema não só para criação de seu site, mas também para a forma como você fala de sua empresa para seus clientes e fornecedores.

Eu gosto de objetividade em tudo e na hora de explicar o meu negócio não é diferente. Vamos lá!

Procure sintetizar a explicação da sua empresa da seguinte forma:

-O que você vende

-Para quem você vende

-Quais são seus diferenciais

-Por que um cliente deveria te contratar e não seus concorrentes

-Depoimentos de clientes satisfeitos

-Breve descrição de sua história

Se você organizar essas informações de forma clara e objetiva a empresa que for desenvolver o site pode te ajudar com a criação do conteúdo: Os textos, as imagens as artes.

Como seu objetivo é ter o melhor site entre todas as empresas do seu segmento, vale o esforço para você responder essas perguntas com qualidade.

Sem as respostas à essas perguntas, sinto te dizer, mas o seu site será como qualquer outro. Vamos seguir em frente por que ainda temos mais 6 armadilhas que podem fazer você ter o pior site do mundo.

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#3 Site que não aparece no Google

Já devo ter trabalhado com mais de 1.000 desenvolvedores e webdesigners ao longo de 20 anos trabalhando com Criação de Site e posso afirmar uma coisa: Apenas 0,1% sabem fazer um site aparecer nas buscas do Google.

De que adianta ter um site se ele não aparece na principal ferramenta de geração de negócio pela internet, o Google.

Diariamente são feitas bilhões de pesquisas sobre produtos, serviços e empresas. Se você não aparece nessas pesquisas, você não existe na internet.

Eu já vi site que não aparece nem quando se pesquisa pelo próprio nome ou domínio da empresa. Bizarro!

Vou te ensinar um caminho rápido e prático para que seu site apareça nas pesquisas. São apenas 3 passos que vão mudar o jogo:

Programação e Design do seu site

Quanto mais leve e eficiente for a programação do seu site, melhor serão seus resultados. Já vi muito desenvolvedor falar que sabe mas no fundo não sabe. Você pede uma site otimizado e ele te entrega um tijolo rígido que vai levar anos para carregar e o Google jamais vai querer ver qualquer conteúdo que esteja lá dentro.

Posso afirmar com bastante propriedade: Apenas algumas empresas sabem fazer um site otimizado para as buscas, talvez dê para contar em duas mãos as empresas que fazem isso no Brasil.

Quando fundei a Mestres do Site, em 2014, fiz questão de integrar essa lista e nossos mais de 3.500 sites desenvolvidos podem confirmar que podemos entregar um site de fato Otimizado para as Buscas.

Quando for desenvolver o seu site, exija case de sites otimizados do seu futuro fornecedor.

Conteúdo de Qualidade

Quando eu falo conteúdo, eu digo: texto, informação, imagens, infográficos.

Seu site precisa ter conteúdo que de fato vai ajudar seus clientes a entender melhor sobre os problemas deles e como suas soluções vão ajudá-lo.

Não seja raso nos conteúdos e procure ativar um Blog (De preferência em WordPress) dentro do seu site para postar conteúdos de qualidade de tempos em tempos.

Ferramentas como https://answerthepublic.com/ podem te ajudar a descobrir o que seus clientes estão pesquisando sobre seus serviços e produtos.

Procure postar pelo menos 2 vezes por semana para manter um constante crescimento de conteúdo dentro do site.

Esse é o grande X para você aparecer no Google com consistência. Backlinks são links em outros sites levando até o seu site, tão simples como isso.

Simples de explicar, mas difícil de conseguir, rs.

Sites com grandes volumes de Backlinks de qualidade costumam ter autoridade de domínio maior e aparecem no Google com mais facilidade.

Para crescer seu número de Backlinks, procure incluir um link de seu site em todas as redes sociais e procure enviar suas matérias de blog para outros sites que falam do mesmo assunto, em algum momento eles te notarão e retribuirão o link.

Existem ferramentas que podem te ajudar a descobrir quantos e quais links em outros sites apontam para o seu site.

Use ferramentas como https://neilpatel.com/br/ubersuggest/ para saber quantos links existem para seu site e qual a qualidade deles. (Faça um teste pois é extremamente intuitiva)

Sugiro que estude mais sobre Bakclinks para fazer de forma eficiente ou contrate uma empresa especializada, como a Mestres do Site. Aqui nós, além de criarmos Backlinks de qualidade e eliminamos Backlinks de baixa qualidade.

Lembre-se do que falei lá no começo, são poucos que dominam de verdade esses conhecimentos de forma profunda. Muitos desses profissionais estão à frente de grandes marcas e não estão disponíveis no mercado para atendê-lo.

Quanto mais você estudar sobre SEO (Otimização para Mecanizamos de Buscas) mais vai ver que seu site atual não tem nada do que precisa para aparecer, então não há novidade nenhuma se eu te afirmar que você não recebe nenhum contato através das pesquisas gratuitas do Google.

#4 Carregamento Lento

Aqui é onde o dinheiro vai embora. Mais de 50% dos visitantes do site desistem de acessar se passar mais do que 3s esperando o site carregar.

As pessoas são extremamente voláteis e ansiosas, se não você não se der conta disso, vai perder muito dinheiro.

Seu site precisa carregar de forma rápida para que você mantenha o visitante dentro dele, afinal de contas, muito provavelmente você pagou para o Google ou Meta para que ele o acessasse.

Vou listar os 4 principais elementos que você precisa considerar para que o seu site carregue de forma rápida:

  • Peso e Dimensão das Imagens: Use apenas imagens no formato Webp e na dimensão exata que ela aparecerá no site. O wordpress tem recursos que fazem isso automaticamente para você
  • Sistema de Cacheamento: Cache são versões previamente carregadas de seu site que facilitam o acesso pelo navegador. Recomendo o uso do LiteSpeed em seu site que será feito em WordPress. É necessário que seu servidor também esteja preparado para o LiteSpeed.
  • Código Leve: Sem um código leve nada adiatará, utilize códigos enxutos e evite cascatas de containers e blocos que só demorarão para carregar
  • Servidor Robusto: Seu site precisa estar hospedado em um servidor robusto. Evite hospedagens compartilhadas que não conseguirão entregar seu site com agilidade.

Se conseguir implementar esses 4 itens, seu site será muito mais rápido do que o de qualquer concorrente.

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#5 Experiência Ruim no Celular

Já vi de tudo nessa vida de Criação de Site e posso te afirmar que 100% dos profissionais que estão aí no mercado desenvolvem o sites pelo computador e não pelo celular, rs.

Se o desenvolvedor não tiver uma rotina de checagem do site que está desenvolvendo no celular (e quase 99% não tem) seu site terá algum tipo de problema de navegação ou experiência no celular.

É batata! Sempre que pego um site de um potencial cliente que chega querendo falar de recriar o site ou melhorar o atual eu navego pelo celular e encontro problemas que o dono do site não fazia ideia que existia.

Um adendo, se eu navegar no seu site, com certeza vou encontrar erros que você não faz ideia que existe, até na versão para computador, rsrs Dúvida?

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#6 Site que não é seu

Sim, infelizmente isso existe e aos montes…

Muitas empresas vendem o serviço de criação de site em plataformas que são fechadas, ou seja, não entregam o código fonte do seu site.

Em resumo, você paga pela criação do site, mas é obrigado a deixar hospedado no servidor deles. Se um dia você quiser cancelar o contrato e levar o site para outro servidor, não vai conseguir.

É importante ficar atento para não perder dinheiro.

Já vi muita empresa grande chegando até a gente querendo sites de forma rápida por que cancelaram com o fornecedor antigo e não sabiam disso.

Recuse desenvolver sites com empresas assim. Wix, Duda e todas as empresas de hospedagem fornecem soluções desse tipo e a garantia de dor de cabeça é de 100%.

#7 Dificuldade de Atualização

Mais um ponto negativo para o mercado de Criação de Site: Normalmente quem desenvolve o site não faz manutenção.

WTF???

Quando eu descobri eu decidi abocanhar esse mercado aos montes, hoje são mais de 3.500 sites sob nossa responsabilidade.

Tudo muda! Sua empresa muda, você muda, seu site também precisa mudar.

Provavelmente somos a maior empresa de Criação e Manutenção de Sites do Brasil, temos um departamento completo de suporte, manutenção e hospedagem de sites que faz inveja a muita empresa grande.

NUNCA DESENVOLVA SEU SITE COM QUEM NÃO VAI HOSPEDAR E PRESTAR MANUTENÇÃO.

Isso é a mesma coisa que comprar um carro que ninguém sabe mexer, um dia você vai ficar nervoso.

Muitos clientes nos pedem painel administrativo e 100% dos nossos sites tem isso já como padrão, mas a verdade é que no dia a dia você não vai nem lembrar a senha para entrar e editar o que precisa.

O lance é manter o seu foco no seu negócio e deixar o site para quem entende disso.

Mesmo que você tenha conhecimento técnico, vai te faltar tempo e vontade.

Eu já vi muita empresa ir mal por que o dono está sempre fazendo tudo e não terceiriza nada. Observe como é o seu padrão de decisão e tente delegar as pequenas coisas (Porém importantes) para que profissionais mais competentes que você possam fazer sua parte.

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#8 Hospedagem Barata

Se pesquisar direitinho vai achar muita oferta de hospedagem de site e e-mail por menos de R$ 50,00/ano.

Hospedagem de Sites é a mesma coisa que hospedagem de hotel!

Imagine o seguinte:

Você reserva um hotel, chega com sua família, se hospeda e depois de alguns minutos ouve a porta abrindo e vê que tem outra família entrando para ficar no mesmo quarto. E isso se repete indefinidamente até o quarto estar abarrotado e ninguém conseguir se mexer.

É exatamente isso que as empresas de hospedagem compartilhadas e de baixo custo fazem: Compartilham o mesmo espaço entre você e mais milhares de outras empresas.

Nada agradável para quem quer ser o melhor entre os concorrentes, não é mesmo?

Existem diferentes tipos de solução no mercado para hospedar o seu site, mas te afirmo com toda certeza: As mais populares são sempre as piores.

Procure alguém que te fornece uma hospedagem em ambiente dedicado ou compartilhado com reserva de recursos.

Já vi sites demorarem mais de 20 segundos para abrir quando trouxemos para o nosso servidor, o mesmo site abriu em menos 1,5 segundo. Não seja seduzido pelo canto da seria do domínio gratuito por 12 meses, normalmente eles estão atrelados a um contrato de hospedagem bem ruim.

Solução Definitiva

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor os riscos que existem nesse mercado de Criação de Site e que você possa Criar o seu Site agora com mais consciência e cuidado.

Se você quiser contar com a minha equipe para isso, será uma honra tê-lo conosco.

Agende uma Sessão Estratégica com meus Especialistas e descubra o Melhor Tipo de Site para o seu Negócio.

Tenha o melhor Site do seu segmento e deixe seus clientes doidos para comprar de você

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.