Atualizações Google: novos formatos de resultados para diversificar  sua produção de conteúdo

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Ainda que novas plataformas de buscas ganhem forças como Instagram e TikTok, por exemplo, o Google segue sendo referência de mecanismo de pesquisa para a esmagadora maioria dos usuários.  

Por isso, estar atento às novidades dessa ferramenta é essencial para ser visto. E é claro que a Mestres do Site te ensina a explorar os novos formatos de resultados disponíveis para os usuários, e, ainda, como utilizá-los a seu favor. Excelente leitura!   

A supremacia do Google como mecanismo de busca  

Desde o seu surgimento, em 1998, o Google vem transformando a forma como as pessoas realizam pesquisas e encontram informações online, tornando-se a ferramenta de referência para bilhões de usuários ao redor do mundo. Com uma interface minimalista e simples, o Google facilita o acesso a uma enorme quantidade de dados, oferecendo resultados relevantes em frações de segundo graças a sua capacidade robusta de indexação. 

Reflita: você consegue imaginar quantas pesquisas já fez no Google desde que começou a utilizá-lo? De pesquisas de escola a tutoriais, todos os dias temos alguma dúvida para ser explorada nessa grande biblioteca de informações. De acordo com dados recentes, o Google processa mais de 8,5 bilhões de buscas por dia, o que equivale a aproximadamente 98.000 pesquisas por segundo.  

Esses números destacam a enorme dependência das pessoas da plataforma para obter informações, tomar decisões e encontrar produtos e serviços. E você ainda tem dúvidas da importância de aparecer nessas pesquisas, através do seu site, blog, redes sociais etc? 

É importante destacar o papel astronômico que o Google desempenha na economia digital, influenciando tudo, desde estratégias de marketing até o comportamento do consumidor. Assustador, não é mesmo? 

Guarde essa informação: o Google não é apenas a principal plataforma de busca, mas também um pilar central da navegação na internet moderna, moldando a forma como acessamos e interagimos com a informação diariamente. 

SEO: a receita para um bom ranqueamento  

Agora que você já entendeu o poder dessa simples plataforma branca com uma caixa de texto para pesquisa, você deve estar se perguntando como fazer para aparecer lá.  

Para responder a essa pergunta, é preciso falar sobre SEO, Search Engine Optimization, em inglês, ou otimização para motores de busca. Traduzindo: as ferramentas necessárias para melhorar o seu ranqueamento em mecanismos de busca como o Google.  

O objetivo principal do SEO é alcançar posições mais altas nos resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes do seu nicho, o que aumenta a probabilidade dos usuários te encontrarem quando procuram informações relacionadas ao seu conteúdo, produtos ou serviços. 

A otimização de sites está conectada a uma série de ações que visam melhorar a experiência e praticidade ao acessar o seu site ou conteúdo. Aspectos simples como a velocidade e o desempenho do seu site impactam diretamente no interesse do lead que será nutrido em permanecer ou não navegando no seu site, por exemplo. 

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Por isso, conheça 3 pontos chave de estudo de SEO para estar atento daqui para frente:   

1) Velocidade e Desempenho do Site

Um carregamento rápido não só mantém os seus usuários engajados, mas também afeta positivamente as classificações nos motores de busca.  

2) Otimização de Conteúdo

A pesquisa de palavras-chave relevantes, URLs amigáveis para SEO e otimização de títulos e descrições são passos cruciais. Criar conteúdo de qualidade, usar palavras-chave de forma natural, organizar cabeçalhos e parágrafos contribuem muito para o bom ranqueamento do seu site nas plataformas de busca. 

3) Experiência do Usuário

Garantir um design responsivo, uma navegação intuitiva e testes de usabilidade ajudam a melhorar a experiência do usuário que visita o seu site. Apesar de parecerem detalhes, eles estão todos conectados e impactam (ainda que indiretamente) o desempenho do seu conteúdo. 

Novidades e atualizações nos resultados do Google 

Agora que você já sabe da importância do SEO, vamos conferir o que há de novo nos resultados apresentados ao usuário quando ele realiza uma pesquisa no Google.  

Por exemplo, se pesquisarmos “Olimpíadas 2024” no Google, vamos nos deparar com resultados que vão muito além de sites e conteúdo textual, confira:  

pesquisa google - olimpiadas
pesquisa google - video
Pesquisa Google - eventos em destaque
pesquisa google - resumos e destaques

Com apenas uma simples busca, somos impactados por diferentes formatos de conteúdos, como sites, vídeos, stories, transmissão ao vivo, tweets e muito mais. Ou seja, foi-se o tempo onde você só podia aparecer no Google se tivesse um site muito acessado ou relevante para aquela comunidade.  

A diversificação de mídias de resultados da plataforma vem ampliando o entendimento de resultado e se adequando às necessidades dos usuários de estarem hiperconectados a diferentes resultados em tempo real.  

Em outras palavras, o usuário possui uma dinâmica de conectividade que permite que ele esteja conectado a diferentes plataformas e redes de forma simultânea. Logo, se o Google quer se manter relevante, ele precisa abraçar essa nova forma de pesquisar que vem se complexificando a cada ano que passa.  

Principais insights 

E o que aprendemos com isso? A Mestres do Site te conta como se manter relevante nessa nova atualização. Anote aí:  
 
Não se prenda a um formato: Amplie sua presença o máximo que for possível. Sabe aquela frase “esteja onde o seu público está”? Neste caso, você precisa focar em estar presente em diferentes formatos online: Instagram, site, X (Twitter), Youtube, entre outros, a depender do seu nicho.  
 
Monitore o que está acontecendo: Muitas atualizações surgem do dia para a noite e reinventam a forma de aparecer no digital. Por isso, esteja sempre atento, leia, informe-se, pesquise o que está acontecendo no seu nicho e por fim saiba para onde você está indo. É muito importante repassar o caminho e ter plena consciência dos seus objetivos no digital.   

Conte com a Mestres do Site para ser visto: Somos especialistas em presença digital, SEO, sites e conteúdo de valor há mais de 10 anos, desenvolvendo as melhores estratégias para fazer o seu negócio ser notado e alavancar seus resultados.  

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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