Como adquirir clientes além do tráfego pago? Parte 1

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Conheça e entenda as vantagens do marketing de conteúdo para a sua marca. 

Para empresários, profissionais da área de marketing ou que estão à frente da aquisição de clientes em uma empresa, nós da Mestres do Site criamos uma série de conteúdos que mostra como adquirir clientes sem o uso do tráfego pago (Google Ads ou Facebook Ads).

Neste primeiro capítulo de estratégias alternativas para atrair clientes através do tráfego orgânico vamos apresentar o conceito do marketing de conteúdo. 

Basicamente, marketing de conteúdo é criar e compartilhar um conteúdo relevante e valioso para a sua audiência. Por exemplo: no caso deste texto que você está lendo, ele pode agregar valor para empresários ou profissionais da área do marketing.

O conteúdo pode ser produzido no YouTube, em blogs, artigos, gráficos ou até mesmo como podcast – formato que é muito relevante atualmente.

Produzir conteúdo é uma estratégia de marketing poderosa para atrair, engajar e converter um cliente para a sua empresa. E o mais importante: você não precisa do tráfego pago para iniciar esta estratégia. 

Uma das vantagens do marketing de conteúdo é o posicionamento da sua marca. Isso, inclusive, possibilita que a marca gere autoridade dentro do seu setor, atraindo visitantes para o seu site e páginas no Instagram e Facebook, o que acaba por construir um relacionamento com o público. 

Com o vínculo de relação estabelecido é possível agregar valor, o que, consequentemente, traz o sentimento de devolução. Isto é, toda vez que a sua marca agrega valor para alguém, quando essa pessoa precisar de uma serviço ou um produto, pode-se ter a certeza que ela irá lembrar da sua empresa para tomar uma decisão. 

Para que o marketing de conteúdo seja eficaz é necessário conhecer e desenvolver alguns pontos importantes. Listamos abaixo algumas dicas importantes para que o seu conteúdo seja relevante e bem-sucedido.

Defina o seu objetivo 

O ponto inicial para iniciar a estratégia de marketing de conteúdo é definir o seu objetivo.

Sabemos que o principal objetivo do marketing é vender. Porém, também é necessário atingir outros objetivos além desse, como:

  • Aumentar o reconhecimento;
  • Geração de leads: 
  • Melhorar o engajamento com o público alvo.

Consequentemente, o efeito colateral em atingir todos esses objetivos é o aumento das vendas, pois quanto mais uma marca é reconhecida, mais chances ela tem de conquistar clientes.

Conheça o seu público-alvo

Estudar e analisar o perfil do cliente para o qual você quer vender é fundamental para a criação de um conteúdo relevante, assertivo e direcionado. Assim, é necessário realizar um estudo do mercado, criar personas dentro do grupo de pessoas que você quer atingir e, principalmente, analisar dados demográficos e comportamentais para identificar as necessidades, os interesses e as preferências do seu público-alvo. 

Ter a definição do público-alvo de maneira palpável e visível é importante para entender quem é a pessoa que a marca quer atingir. 

Definir um plano de conteúdo

Depois de uma marca saber qual é o seu público-alvo, chegou a hora dela criar o seu plano de conteúdo. 

O plano de conteúdo é um desenvolvimento de forma ampla e específica que une as metas estabelecidas da marca com a necessidade do seu público. Para isso, devem ser definidos tópicos para efetivamente se produzir o conteúdo. 

Alguns pontos importantes a serem considerados na definição de um plano de conteúdo são:

  • As palavras-chaves (termos de pesquisa) que as pessoas usam para procurar por esse conteúdo, responder dúvidas e captar insights na internet em geral;
  • Pensar na frequência em que o conteúdo será publicado. 

Crie conteúdo relevante e valioso 

Ao criar um conteúdo é importante pensar em como solucionar um problema do público-alvo ou como responder às suas dúvidas. Dessa maneira, será possível coletar insights relevantes para a marca.

É importante lembrar que cada público e rede social possuem uma linguagem específica, que deve ser clara, acessível e ser adaptada ao tipo de conteúdo. Por exemplo: será que o conteúdo deste texto, que é mais técnico e denso, poderia ser abordado em um vídeo no TikTok? 

Uma dica é se atentar aos formatos de conteúdo de cada mídia social.

Otimize o conteúdo para mecanismos de busca (SEO)

Para os conteúdos produzidos para o Instagram, YouTube ou para um blog existe uma técnica que pode ser aplicada para eles aparecerem na pesquisa do Google. 

Portanto, ao criar conteúdos que tirem dúvidas ou respondam às perguntas do público, a empresa aparecerá no Google. Assim, aumenta-se o reconhecimento da marca e gera-se lead através da visita ao seu site. 

Distribua o seu conteúdo

Depois de criar o conteúdo, é hora de distribuí-lo. Isso pode ser feito através do site/blog, nas redes sociais (Instagram, LinkedIn, TikTok), no YouTube, através de e-mail marketing ou de parceiros (como fornecedores ou influencers). 

É fundamental promover o conteúdo produzido, já que não adianta produzir e não promovê-lo.

VEJA TAMBÉM: Apareça em primeiro no Google ou Bing: tudo sobre SEO

Acompanhamento e análise dos resultados

Se o conteúdo for um vídeo, acompanhe as suas visualizações; se for uma imagem, você pode acompanhar o seu engajamento e compartilhamento. Essas métricas indicam se a marca está tendo sucesso e se o conteúdo está sendo relevante.

Também é possível medir a taxa de conversão. Por exemplo: a partir do vídeo do YouTube é possível verificar se está havendo acesso ao link que está na descrição, e também se pode medir o engajamento através dos comentários e likes. 

Esse acompanhamento ajuda a medir e a entender no que o marketing de conteúdo da marca está errando e no que está acertando. 

Aperfeiçoe e adapte a sua estratégia 

Com base em tudo o que já foi produzido é possível gerar insights, ter novas ideias, fazer a análise das métricas de visualizações, compartilhamentos, taxa de conversão e engajamento para fazer uma adaptação do conteúdo e testar a distribuição de acordo com a preferência do público. Assim, o conteúdo terá mais aderência e chances de viralizar e ter mais visualizações. 

Pensando que o marketing de conteúdo é uma estratégia de aquisição sem tráfego pago, esse trabalho precisa ser constantemente repensado e ajustado. 

A Mestes do Site é uma empresa especializada na criação de sites, em tráfego orgânico e tráfego pago. Você pode entrar em contato a qualquer momento caso queira estruturar o marketing da sua empresa conosco. 

Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

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