Como as marcas Hello Kitty e Playmobil podem influenciar o seu negócio 

Atalhos para este artigo

Os principais nomes das empresas Sanrio e Sunny Brinquedos estão comemorando 50 anos em 2024, aproveitando para trazer agrados para seus consumidores e novas estratégias de marketing para atrair um novo público.  

A Mestres do Site te explica um pouco mais sobre a renovação dessas marcas conhecidas há tanto tempo e oferece insights de como essas estratégias podem ser benéficas para o seu negócio.  

Consolidação das marcas com o público infantil e jovem 

A famosa gatinha branca com laço vermelho foi criada pela Sanrio em 1974, sendo um sucesso instantâneo com o público infantil e infanto-juvenil. Apesar das lendas urbanas envolvendo o fato de não ter uma boca, a personagem possui uma popularidade crescente até os dias atuais. 

Já o boneco com as mãos em formato de “U”, também criado em 1974, surgiu com o objetivo de estimular a imaginação das crianças e foi ganhando vários acessórios e cenários, cativando ainda mais pessoas. 

Novas estratégias e expansão do público-alvo 

De acordo com o artigo da plataforma Meio & Mensagem, as marcas estão trabalhando em novas estratégias de marketing e ampliando a sua gama de produtos para atingir novos públicos nos últimos anos. 

A Playmobil investe no licenciamento para trazer novos personagens nos modelos de seus brinquedos, enquanto que a Hello Kitty se faz presente em uma imensa variedade de produtos, desde objetos decorativos até eletrônicos.  

No quesito comunicação, as marcas firmaram parcerias com outras marcas de diversos segmentos e investiram em vários segmentos do marketing, como o digital, de influência e de experiência — principalmente neste período de comemoração, com lojas, eventos artísticos e lançamento de produtos especiais.   

Com o tempo, Playmobil e Hello Kitty souberam identificar um novo público-alvo. No caso do brinquedo, o crescimento do público adulto que se interessa por esse tipo de produto, enquanto que a gatinha japonesa virou um personagem ícone no mundo da moda, deixando de ser algo meramente infantil.  

Não tenha medo de inovar 

É muito fácil pensar que as marcas citadas neste artigo são destinadas apenas a um tipo específico de público-alvo ou que perderam espaço no mercado por terem sido, em seu início, pensadas para o público infantil.  

O fato de elas estarem comemorando 50 anos mostra não somente a sua consolidação no mercado como também mostra que não ficaram “paradas no tempo”. Conseguiram renovar seu público e seus produtos, além de se adaptar às estratégias de marketing atuais e que fazem sentido com os seus objetivos.  

Revise suas estratégias de comunicação e pense em como melhorá-las  

Ter uma estratégia de marketing bem definida pode ajudar a sua empresa a buscar parcerias que sejam vantajosas para seu público ou que atraiam futuros novos clientes.  

E que tal investir em experiência? A Hello Kitty, por exemplo, fará um evento de pinturas ao vivo em São Paulo como parte da comemoração de seus 50 anos, além de já ter realizado um evento semelhante no Beco do Batman.  

Seja uma ativação com o intuito de mostrar arte ou para atrair atenção para um produto, o marketing de experiência (ou sensorial) pode ser um caminho interessante para aqueles que querem ter contato direto com o público — e se bem realizado, traz muita atenção positiva.  

Outras maneiras de ter uma estratégia de comunicação que renda mais engajamento é adaptar a mensagem para cada canal utilizado (e-mail, site, redes sociais), personalizar a comunicação para os clientes, e investir na produção de conteúdo que atraia a atenção e seja útil para o seu público.  

Conecte-se com a nova geração 

Se sua empresa já possui um público consolidado, que tal inovar e se conectar com um novo através de um produto ou serviço? Ou simplesmente criar e seguir uma estratégia de marketing que seja mais atrativa para pessoas de uma determinada faixa etária?  

Claro que “nova geração” não se refere apenas aos jovens. O público sênior também pode ser considerado como um novo público-alvo para sua empresa, a depender de seus objetivos e estratégias futuras.  

O importante é buscar se conectar com um grupo diferente de pessoas para aumentar a sua influência, relevância e autoridade.   

Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

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