Como melhorar as Conversões de suas Campanhas do Google Ads

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Sem dúvidas, o tráfego pago é uma das melhores estratégias do marketing digital para obter resultados em conversas de maneira mais rápida e prática.

No entanto, a gestão desse tipo de tráfego precisa ser constantemente otimizada, pois as próprias plataformas de anúncios — como google ads ou facebook ads — mostram ao gestor como estão os resultados e o que se deve fazer para melhorar ainda mais os resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post iremos te mostrar algumas dicas cruciais para melhorar suas campanhas no google ads de maneira eficiente. Confira!

1. Otimize suas palavras-chaves

Até aqui, você já deve saber quais são os níveis de consciência do funil de vendas do marketing, certo? Por isso, é crucial que suas palavras-chaves estejam de acordo com o estágio de consciência do cliente.

Se for um cliente mais Topo, insira palavras-chaves mais genéricas, como “o que é..” “como funciona” e entre outros. Assim, garantimos que suas campanhas serão direcionadas às pessoas certas.

O mesmo vale para o restante do funil de vendas o Meio e o Fundo. Considere cada uma dessas etapas e busque as palavras-chaves corretas. Além disso, não se esqueça de negativar palavras-chaves que não fazem sentido para sua campanha e não oferecem nenhuma possibilidade de conversão.

Por exemplo: se você está vendendo um produto ou serviço, negative palavras-chaves como “gratuito” “grátis” “download gratuito”, e etc.

2. Atente-se ao seu investimento

O quanto de verba está disponível para que suas campanhas rodem diariamente? Claro que devemos pensar no custo-benefício, mas se o valor diário que você programou para que suas campanhas rodem for pouco, é pouco provável que você consiga conversões frequentes.

Se for possível, aumente o investimento para obter mais resultados, e com o tempo, mediante a experiência que adquiriu, você pode reduzir o valor diário para aquele que você já sabe que te entrega o resultado necessário.

3. Cuidados com seus anúncios

Como anda a otimização de seus anúncios? Você está acompanhando as métricas de desempenho? Em uma campanha, podemos criar diversos grupos de anúncios, e em cada um deles, podemos criar até três anúncios.

Avalie o resultado desses anúncios, a fim de descobrir quais deles estão convertendo mais e quais não estão. Desative os anúncios que não estão performando bem e duplique os anúncios que estão oferecendo excelentes resultados.

Além disso, analise a pontuação de seus anúncios. O recomendável é que o índice de qualidade esteja em 80%, mas se você conseguir uma pontuação de 99% e 100% já é um grande ganho.

Para chegar nesse percentual, avalie a qualidade das palavras-chaves, a página de desenho, os links colocados, sua posição no google, entre outros. Assim, você terá conhecimento das alterações necessárias para otimizar ainda melhor seus anúncios.

4. Faça Testes A/B

Se você deseja garantir que criou excelentes anúncios, busque realizar testes A/B, a fim de coletar dados para otimizar os resultados desses novos anúncios. Assim, você saberá se estão efetivamente prontos para serem anunciados ou precisam de mais alguma alteração para performar bem.

5. Analise o seu CTR

O CTR, ou seja, a taxa de cliques, diz muito sobre seu anúncio. Se ele está recebendo muitos cliques, e poucas conversões, significa que algo está errado. Nesse ponto, talvez seja necessário reforçar a copy do necessário e dispor de gatilhos mentais para provocar ainda mais emoção. Se em uma média de 100 cliques, você tiver 2 conversões, já podemos presumir que trata-se de um bom anúncio. No entanto, você pode melhorá-lo ainda mais.

6. Analise a estratégia de lances da sua campanha

Em qual fase a sua campanha está? Ela começou a rodar recentemente? Talvez seja interessante analisarmos a possibilidade de colocar a estratégia para Maximizar Cliques ou CPC manual. Como o google ads não tem muita informação acerca do seu público, essa estratégia fará com que ele obtenha mais informações aumentando o número de cliques, e assim, o número de conversões.

No entanto, se for uma campanha rodando a mais tempo, o google já possui dados brutos eficientes sobre a persona da sua oferta. Nesse caso, você já pode mudar a estratégia para Maximizar Conversões, e assim, focar exclusivamente nelas.

Além disso, também tem o CPC desejado ou ROAS, que é onde você “diz” ao google que deseja gastar “x” por cada clique. Ou seja, você estipula um teto, dizendo à plataforma que não deseja ultrapassar aquele valor.

7. Extensões de anúncio

As extensões de anúncio são cruciais para tornar o seu conteúdo ainda maior e mais diversificado no google. Não se esqueça de investir nas extensões recomendadas para tornar a experiência do usuário ainda melhor na impressão e, assim, fazer com que o clique seja ainda mais provável.

8. Atente-se à segmentação

Se a oferta do seu anúncio é restrita somente a um raio de 20km, por exemplo, não se esqueça de segmentar o seu anúncio. No entanto, se você deseja anunciar para o Brasil inteiro, mas percebe que alguns estados ou cidades não são compatíveis com a sua oferta, retire-os da lista e segmente seus anúncios para os locais onde o seu público está. Assim, você valoriza ainda mais o seu CPC e a qualidade da campanha.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como melhorar suas campanhas do Google Ads, confira o nosso blog e conheça outros conteúdos relacionados ao tema.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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