A Mestres do Site possui 9 anos de mercado e pela experiência que já tivemos com dezenas de empresas, temos repertório para falar sobre estratégia de marketing para você que busca o crescimento da sua empresa em 2024.
O que é estratégia de marketing?
Considera-se como estratégia todas as metas e objetivos de marketing de uma empresa combinados em um plano de marketing – que é um conceito mais amplo.
Para elaborar a estratégia de marketing é preciso, principalmente, realizar uma pesquisa de mercado para levantar dados e informações.
Benefícios da estratégia de marketing para sua empresa
Realizar ações de marketing de maneira aleatória faz com que o erro se torne comum no dia a dia da empresa. Mas se a cada ocorrência de erro não há melhora, então existe um problema. Por isso, a estratégia a ser seguida deve ser bem clara.
Alguns benefícios que uma estratégia de marketing desenvolvida traz para a empresa são os seguintes:
- Melhor uso de recursos: uma estratégia bem definida resulta em menos erros. Mas caso eles ocorram, gerarão aprendizado e melhora na estrutura de marketing. Assim, é possível utilizar melhor a verba e o trabalho das pessoas da equipe;
- Segmentação efetiva: as empresas possuem uma grande amplitude de clientes, então se elas não segmentam as suas ações de marketing, talvez atinjam um público que possui menos probabilidade de efetivar uma compra ou que a venda em si seja mal feita;
- Rápida adaptação às mudanças: ter uma estratégia bem definida faz com que seja possível mudar de planos e se organizar rapidamente caso surja algum imprevisto ou mudança;
- Análise de produtos: a estratégia deixa mais fácil entender quais são os pontos fortes e fracos do produto. Dessa maneira, é possível melhorar o argumento de venda, as objeções (tanto de marketing quanto de vendas) que os clientes apresentam e, ainda, detalhar com mais facilidade os benefícios dos seus produtos;
- Ajuda na determinação de preços: se você julga que o seu produto ou serviço está mal precificado, a estrutura da estratégia de marketing pode ter ajudar a refazer a precificação;
- Otimiza o desenvolvimento de novos produtos;
- Estabelece uma comunicação mais coerente.
7 dicas de como criar sua estratégia de marketing
Mas como desenvolver uma estratégia de marketing? Trouxemos 7 pontos cruciais para te auxiliar nessa jornada.
1 – Identifique seus objetivos de negócios
O primeiro passo é saber onde se quer chegar. O objetivo é melhorar o engajamento dos clientes? Vender mais produtos de um determinado fornecedor ou um produto específico? Alcançar um novo segmento? Vender um novo produto? Ter novos seguidores?
O objetivo deve ser palpável e não é recomendado ter mais de um. Além disso, ele deve ser claro para todos da empresa, principalmente para a equipe de marketing.
2 – Defina seus objetivos de marketing
Depois de definir os objetivos gerais do negócio, deve-se definir um conjunto de metas específicas que serão necessárias para alcançar o objetivo macro.
Uma metodologia simples e muito utilizada para traçar essas metas é o acrônimo SMART:
S (de Específico) | O que você quer alcançar claramente |
M (de Mensurável) | Possibilidade de acompanhar o progresso da meta |
A (de Atingível) | A meta deve estar dentro da sua capacidade e do orçamento |
R (de Relevante) | A meta deve ser igualmente relevante para todos os envolvidos |
T (de Temporal) | Prazo para a realização da meta |
Para acompanhar o progresso de meta são utilizadas algumas ferramentas, como CRM e RD Station Marketing. É importante garantir que as suas estratégias gerais também sejam práticas e mensuráveis.
Uma boa estratégia de marketing não será alterada anualmente, mas pode ser revisitada. Ainda, é preciso entender as mudanças que ocorrem no seu mercado — exemplo: novo concorrente, produto ou nova tecnologia —, porque elas podem interferir nas suas metas.
Diferença entre objetivos de negócio e de marketing
Enquanto os objetivos de negócio são estabelecer o que a empresa precisa, os objetivos de marketing são voltados para determinar o que precisa ser feito com a área de marketing para que os objetivos de negócio sejam atingidos.
Os objetivos de negócio também podem ser chamados de objetivos/metas macro, já os de marketing são objetivos/metas micro por se tratar de uma série de atividades a serem realizadas para se atingir o objetivo macro.
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3 – Pesquise o seu mercado
Levante dados sobre o tamanho, o crescimento, as tendências sociais e as informações demográficas do mercado. Você pode, posteriormente, ajustar a estratégia a depender dos resultados que tiver.
Anote os dados e revisite-os em alguns momentos para revisá-los e também refletir sobre como o mercado está e se a sua estratégia segue de acordo com ele.
4 – Faça um perfil dos seus clientes em potencial
A pesquisa de mercado é importante para conhecer o perfil do seu cliente. A partir desse perfil, será possível saber padrões e coisas em comum entre seus potenciais clientes para gerar vendas.
Para saber mais sobre perfil de clientes, assista a este vídeo.
5 – Conheça seus concorrentes
Em algumas empresas, nem o seu proprietário sabe quais são os seus principais concorrentes, o que é um erro. Conhecer os perfis dos concorrentes, seus principais produtos, preços, sua cadeia e táticas de marketing faz parte do processo de construir uma estratégia de marketing.
Essa investigação te ajuda a buscar diferenciação e a ter menos erros, pois as suas ações serão tomadas com mais exatidão, o que, consequentemente, chamará a atenção de seus concorrentes.
6 – Identifique seus pontos fortes e fracos
Para identificar tais pontos, você pode utilizar a análise SWOT. Esse conhecimento fará com que você tenha vantagem competitiva, consiga resolver os seus problemas e ofertar um produto ou serviço com mais qualidade ou que tenha algo a mais do que o concorrente.
Identificar os pontos fracos da empresa é importante para que seja possível, por exemplo, melhorar a sua estrutura, o seu atendimento e até a sua presença nas redes sociais.
7 – Defina um orçamento
Definir um orçamento é uma parte difícil, principalmente para as empresas que nunca investiram em marketing ou elaboraram alguma estratégia.
Conclusão
O objetivo principal deste artigo é dar para você uma visão mais preparada para conduzir a sua empresa, principalmente na área de marketing, que é extremamente complexa e é o motor da empresa, juntamente com a área de vendas.