Como produzir conteúdo para seu ICP e vender

Atalhos para este artigo

A produção de conteúdo é uma forte aliada das vendas de um negócio. Afinal, imagine a seguinte situação: 

Uma pessoa está tentando tirar suas dúvidas na internet e encontra o seu conteúdo, que entrega até mais do que ela estava esperando. Então, ela resolve dar uma olhada nos seus conteúdos e percebe como você entende sobre o assunto, assumindo que você é uma autoridade no segmento. Assim, ela decide comprar o serviço ou produto que estava procurando com você. 

Sim, a produção de conteúdo, quando bem feita, tem esse poder. 

Quer entender melhor? A seguir, confira como produzir conteúdo para seu ICP e vender!  

Se preferir, você também pode conferir o conteúdo no vídeo abaixo: 

O que preciso saber para produzir conteúdo? 

Para começar a produzir conteúdo, você precisa saber basicamente duas coisas: como é esse mercado que deseja atender e como é o seu perfil ideal de cliente. 

Caso não esteja entendendo sobre o que estamos falando, temos um post que pode te ajudar bastante. Clique aqui para conferir! 

Quando você entende para quem está produzindo o conteúdo, sabe quais são os melhores conteúdos para resolver as dores dessa pessoa. 

Quais são os perfis de cliente? 

Basicamente, existem três tipos de perfis de cliente:  

  • No fit: aquele que não se adapta ao seu perfil de cliente 
  • Workable fit: esse não é o perfil perfeito, mas dá para ser trabalhado 
  • Complete fit: seu cliente ideal, o perfil que você está buscando 

Como trabalhar o seu cliente ideal? 

Quais são as dúvidas que o seu cliente ideal tem em relação ao seu produto ou serviço? Quais são as objeções dele? Como você pode chamar atenção dessas pessoas? 

Ao mapear os desejos e necessidades do seu cliente, você terá inúmeros tipos de conteúdos que podem ser produzidos.  

Lembre-se: o seu conteúdo precisa atender esse público que você está buscando! Para isso, você pode usar a sua experiência e também ferramentas que a internet pode te proporcionar, como o site Answer The Public e o Ubersuggest

Os tipos de conteúdo 

Todo processo de decisão de compra passa por uma jornada de nível de consciência. Ou seja, primeiro você tem que entender que existe um problema, depois buscar a solução e então adquirir um produto e serviço que resolva isso. 

Dentro da produção de conteúdo, temos um funil, onde produzimos conteúdos para topo, meio e fundo de funil. 

Normalmente no topo estão os conteúdos relacionados a um problema. No meio, encontramos conteúdos relacionados a uma solução. Por fim, no fundo de funil, estão os conteúdos mais voltados para venda, mostrando os benefícios de comprar com a sua empresa. 

Categorias de conteúdo 

Você pode dividir o seu conteúdo em categorias, temas mais abrangentes que podem trazer diversos tipos de conteúdo.  

Inclusive, isso vai te ajudar a indexar melhor o seu site. 

Quer um exemplo para deixar mais claro? Vamos supor que você tenha uma empresa de contabilidade. Entre as categorias do seu conteúdo, podemos colocar: abertura de empresas, pagamento de impostos, e outras. 

VEJA TAMBÉM: 

Como atrair mais clientes e vender para eles com Inbound Marketing 

Como escolher os títulos do seu conteúdo? 

O H1, o título principal do seu post, precisa ser bem assertivo para atrair as pessoas que você deseja atrair. Além disso, ele conta muito na indexação do site. 

É a partir do título principal que os outros títulos, H2 e H3, vão surgir – e todos eles precisam fazer sentido entre si. 

De maneira geral, é bom que o seu conteúdo tenha pelo menos três H2. A quantidade de H3 pode variar bastante dependendo do post. O importante é que o seu conteúdo seja relevante e repleto de informações. 

Tudo isso pareceu muito confuso? Você pode contar com a nossa equipe para produzir seu conteúdo. 

Clique aqui e solicite um orçamento! 

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital