A produção de conteúdo é uma forte aliada das vendas de um negócio. Afinal, imagine a seguinte situação:
Uma pessoa está tentando tirar suas dúvidas na internet e encontra o seu conteúdo, que entrega até mais do que ela estava esperando. Então, ela resolve dar uma olhada nos seus conteúdos e percebe como você entende sobre o assunto, assumindo que você é uma autoridade no segmento. Assim, ela decide comprar o serviço ou produto que estava procurando com você.
Sim, a produção de conteúdo, quando bem feita, tem esse poder.
Quer entender melhor? A seguir, confira como produzir conteúdo para seu ICP e vender!
Se preferir, você também pode conferir o conteúdo no vídeo abaixo:
O que preciso saber para produzir conteúdo?
Para começar a produzir conteúdo, você precisa saber basicamente duas coisas: como é esse mercado que deseja atender e como é o seu perfil ideal de cliente.
Caso não esteja entendendo sobre o que estamos falando, temos um post que pode te ajudar bastante. Clique aqui para conferir!
Quando você entende para quem está produzindo o conteúdo, sabe quais são os melhores conteúdos para resolver as dores dessa pessoa.
Quais são os perfis de cliente?
Basicamente, existem três tipos de perfis de cliente:
- No fit: aquele que não se adapta ao seu perfil de cliente
- Workable fit: esse não é o perfil perfeito, mas dá para ser trabalhado
- Complete fit: seu cliente ideal, o perfil que você está buscando
Como trabalhar o seu cliente ideal?
Quais são as dúvidas que o seu cliente ideal tem em relação ao seu produto ou serviço? Quais são as objeções dele? Como você pode chamar atenção dessas pessoas?
Ao mapear os desejos e necessidades do seu cliente, você terá inúmeros tipos de conteúdos que podem ser produzidos.
Lembre-se: o seu conteúdo precisa atender esse público que você está buscando! Para isso, você pode usar a sua experiência e também ferramentas que a internet pode te proporcionar, como o site Answer The Public e o Ubersuggest.
Os tipos de conteúdo
Todo processo de decisão de compra passa por uma jornada de nível de consciência. Ou seja, primeiro você tem que entender que existe um problema, depois buscar a solução e então adquirir um produto e serviço que resolva isso.
Dentro da produção de conteúdo, temos um funil, onde produzimos conteúdos para topo, meio e fundo de funil.
Normalmente no topo estão os conteúdos relacionados a um problema. No meio, encontramos conteúdos relacionados a uma solução. Por fim, no fundo de funil, estão os conteúdos mais voltados para venda, mostrando os benefícios de comprar com a sua empresa.
Categorias de conteúdo
Você pode dividir o seu conteúdo em categorias, temas mais abrangentes que podem trazer diversos tipos de conteúdo.
Inclusive, isso vai te ajudar a indexar melhor o seu site.
Quer um exemplo para deixar mais claro? Vamos supor que você tenha uma empresa de contabilidade. Entre as categorias do seu conteúdo, podemos colocar: abertura de empresas, pagamento de impostos, e outras.
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Como escolher os títulos do seu conteúdo?
O H1, o título principal do seu post, precisa ser bem assertivo para atrair as pessoas que você deseja atrair. Além disso, ele conta muito na indexação do site.
É a partir do título principal que os outros títulos, H2 e H3, vão surgir – e todos eles precisam fazer sentido entre si.
De maneira geral, é bom que o seu conteúdo tenha pelo menos três H2. A quantidade de H3 pode variar bastante dependendo do post. O importante é que o seu conteúdo seja relevante e repleto de informações.
Tudo isso pareceu muito confuso? Você pode contar com a nossa equipe para produzir seu conteúdo.