A pandemia do Coronavírus trouxe a necessidade urgente da inovação, exigindo que as empresas se reinventem para que não sumam no mercado. Saiba como vender mais e se destacar durante a crise!
Se antes já era preciso se destacar no mercado para estar à frente das concorrentes, em tempos de crise, isso é ainda mais importante.
Com o isolamento social, muitos negócios físicos foram prejudicados. Por outro lado, muitas lojas migraram para o digital e ganharam destaque, aumentando suas vendas e sua clientela.
Como ainda não há previsibilidade de quando toda essa situação se resolverá, então, é preciso se adaptar para conseguir atender a todos e não fechar as portas do seu negócio.
Se você é empresário e reconhece que sua empresa precisa se reinventar para continuar ativa, certamente já está buscando alternativas para atuar nesses tempos de crise, não é mesmo? Mas, para te ajudar, preparamos algumas dicas de como se adaptar e vender mais em tempos de Coronavírus.
Boa leitura!
A importância de se reinventar
Ter um negócio exige uma visão comercial bastante ampla, pois o mercado passa por mudanças constantemente.
É preciso estudar o seu setor, a fim de enxergar possíveis riscos e oportunidades, além de estar atualizado com as notícias de outros mercados e do mundo.
A capacidade de se reinventar é um fator essencial para empresas dos mais diversos segmentos, por diversos motivos motivos, por exemplo:
- Se manter competitivo no mercado;
- Estruturar o negócio rapidamente;
- Desenvolver produtos ou serviços interessantes para o público e para o momento;
- Superar momentos de crise;
- Entre outros.
Como adaptar o seu negócio
Quer saber como adaptar a sua empresa para esse momento de crise? Então, confira essas dicas a seguir!
1. Crie uma loja virtual
Se você ainda não investiu em um e-commerce ou loja virtual, então essa é a hora certa!
Nesse sentido, você pode optar por desenvolver uma página sozinho ou, para conseguir um resultado mais profissional, contrate profissionais da área.
Vale lembrar que é muito importante investir em uma boa experiência para os visitantes. Portanto, desenvolva processos simples de fechamento de pedidos e pagamentos de compras, assim como campos de busca que facilitam a pesquisa no seu site.
2. Comece a vender em marketplaces
Além de ter uma loja virtual, você também pode apostar na abertura de uma conta em um marketplace, começando a vender produtos em um site que já conta com um grande número de visitantes.
Entretanto, é muito comum que, nesses casos, a plataforma cobre um valor percentual de comissionamento, para que você realize vendas para os diversos usuários do site.
3. Invista em entregas e delivery
Além das opções citadas acima, também é interessante oferecer a entrega dos seus produtos para os clientes da região, mesmo que você não tenha um negócio relacionado à comida.
Assim, é possível manter um fluxo de vendas ativo, evitando que o seu comércio seja impactado de maneira negativa pelo isolamento social.
Ao investir nas alternativas abordadas neste tópico, você conseguirá repensar o seu modelo de negócio para continuar atuando no mercado. Dessa maneira, conquistando a renda necessária para manter o seu empreendimento funcionando.
O que fazer em momentos de crise?
Para encontrar a melhor solução e se reinventar antes de ter graves prejuízos, é fundamental que você analise alguns pontos da sua empresa, fazendo as modificações necessárias para que o seu estabelecimento seja o menos impactado possível.
Para isso, confira abaixo o que fazer em momentos de crise.
1. Avalie a experiência do usuário
Primeiramente, para continuar crescendo e ter sucesso com a sua empresa, é fundamental saber como anda a experiência dos usuários em relação ao seu negócio.
Portanto, avalie desde a navegabilidade do seu site, até a satisfação que o consumidor tem em relação aos produtos ou serviços que você oferece.
Em outras palavras, é necessário saber se os seus clientes estão satisfeitos com a sua empresa, para garantir que as vendas do seu negócio não parem em momentos de crise.
2. Use técnicas de Copywriting
O número de negociações feitas por uma empresa depende de vários fatores, e o uso de técnicas de Copywriting é uma delas.
Assim, fazer com que os consumidores entendam os benefícios de adquirir seu produto, mesmo em tempos de crise, dependerá da maneira como você explora os motivos pelos quais ele deve fazer essa ação.
Então, se você ainda não investe no poder das palavras para mostrar as vantagens do seu produto, incentivando sua compra, pode estar perdendo uma série de oportunidades.
3. Otimize o seu site
Para ganhar maior visibilidade na internet, seu site precisa ser otimizado. Pois, para conquistar uma boa posição nos buscadores, é necessário passar por uma avaliação dos mesmos.
Nesse sentido, as otimizações vão desde a formatação para um carregamento rápido, escolha de títulos atrativos e de palavras-chave do seu segmento, até o formato responsivo.
Por isso, é muito importante contar com os serviços de profissionais da área, que entendam o que estão fazendo.
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4. Foque na satisfação dos clientes
O Customer Success deve ser sempre uma das principais bases do seu negócio. Ou seja, é fundamental garantir que cada compra feita na sua empresa ofereça o que o consumidor deseja, para conseguir fidelizá-lo.
Além disso, a satisfação do cliente também influencia no engajamento do público em relação ao negócio, permitindo que ele recomende a sua empresa para outras pessoas.
5. Reforce o atendimento ao cliente
Por fim, mas não menos importante, o atendimento ao cliente deve ser um dos principais fatores analisados no seu negócio, e ainda mais reforçado em tempos de crise.
É essencial manter contato com os seus consumidores, seja por meio de telefonemas, de e-mail marketing ou das redes sociais.
Dessa forma, invista no envio de mensagem e nas publicações em seus perfis, para poder interagir com o público e prestar o atendimento necessário. Assim, além de garantir que os clientes saibam que a sua empresa está em atividade, você também faz com que o seu negócio esteja presente na rotina deles.
E então, gostou das dicas sobre como vender mais em tempos de crise?
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.