Existem diversos passos para se criar uma loja virtual de sucesso, mas saiba que alguns deles são essenciais para começar. Descubra quais são eles nesse post!
Hoje em dia, encontramos inúmeros comércios online, dos mais variados produtos, segmentos e estilos. Nesse sentido, podemos dizer que, para ter uma loja virtual de sucesso, é fundamental desenvolver um olhar estratégico do seu negócio, criar um planejamento inteligente, e claro, pensar em formas de se destacar da concorrência.
Como você já pôde perceber, a lista de ações para começar a vender na internet é longa. Não basta apenas colocar o seu negócio na web e pronto. No entanto, há alguns passos iniciais que irão fazer toda a diferença no desempenho da sua loja, desde antes de seu lançamento e principalmente depois, quando você começar a vender.
Quer saber quais são eles? Então continue lendo esse post e confira 5 ótimas dicas para criar sua loja virtual!
1. Conheça seu nicho de mercado
Primeiramente, ter um nicho de mercado bem definido é a porta de entrada para o sucesso da sua loja.
Nesse sentido, ao invés de optar por criar uma loja com produtos variados e muito abrangentes, você pode se especializar em uma área e investir para que sua loja se torne uma referência nela.
Por exemplo, no lugar de uma loja virtual de eletrônicos generalizada, considere um ecommerce voltado para gamers. Dessa forma, seria possível oferecer produtos que não são fáceis de encontrar ou que tenham um objetivo mais direcionado, além de variedade maior de cores, modelos e tamanhos. Esse tipo de estratégia voltada para um público específico é um excelente diferencial para uma loja virtual.
2. Defina onde você irá vender
Após definir o seu nicho e os produtos que irá vender, é hora de pensar na plataforma onde sua loja será hospedada. Você pode ter um site próprio, neste caso um e-commerce, ou usar uma marketplace, como o Mercado Livre ou a Amazon.
Contudo, lembre-se de que, ao escolher a opção de ter um site próprio, você terá mais liberdade para escolher sua forma de vender, no layout das páginas, nas formas de pagamento…
3. Tenha um planejamento financeiro
A gestão financeira de uma loja virtual é tão essencial quanto a de um estabelecimento físico. Para isso, é necessário definir o orçamento, as metas do seu negócio e ter um mapeamento de custo (inclusive os investimentos em manter sua loja virtual funcionando, como: hospedagem, embalagens e o envio dos produtos).
Para manter o controle financeiro diariamente, a dica é usar uma planilha em uma plataforma que seja fácil de atualizá-la. Você pode ter um plano de metas a curto, médio ou longo prazo, dependendo das necessidades da sua loja.
Vale lembrar que o planejamento não é imutável, pelo contrário.
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4. Atenção redobrada no cadastro dos produtos
Uma etapa que faz parte das estratégias para destacar uma loja virtual, e impacta na visibilidade do seu site, é um bom cadastro de produtos.
No processo de decisão de compra na internet, o consumidor quer ter acesso ao máximo de informações possíveis sobre o item que deseja. Isso inclui imagens que permitam analisar o produto sob diferentes ângulos, com uma cor fiel à realidade, e uma descrição detalhada, principalmente no quesito de tamanho. Uma imagem de alta qualidade ainda permite que o cliente dê zoom no produto, oferecendo todos os detalhes do mesmo.
Uma descrição completa e caprichada vai fazer com que seu produto seja encontrado mais facilmente. Além disso, você diminui os riscos de problemas com seu cliente, pois, com mais informações, as chances de devolução da mercadoria são menores.
Sendo assim, invista seu tempo e atenção nessa etapa, ela fará diferença nos resultados da sua loja.
5. Aposte no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável para conseguir ter uma loja virtual de sucesso. Afinal, quando falamos em vendas online, o conteúdo que você disponibiliza sobre seus produtos deve despertar o interesse dos clientes.
Como o consumidor não pode tocar o produto e analisar os detalhes fisicamente, ele precisa confiar nas informações que você passa. E você pode fazer isso de diversas formas, como imagens, textos, vídeos e mais.
Não pense duas vezes em usar as redes sociais da sua marca como vitrine, mostrando formas de utilizar os produtos, em que ocasião podem ser usados, combinações e demais dicas relacionadas.
Bônus: Garanta uma boa venda e pós-venda
Criar uma loja virtual de sucesso vai além de um site com muitos acessos, já que o que conta mesmo para seu negócio é o número de conversão de vendas.
Por isso, garanta uma boa experiência aos seus clientes. Certifique-se dos produtos que tem em estoque, dê um prazo de entrega verdadeiro e crie uma relação verdadeira com ele.
Agora que você já sabe de tudo isso, coloque essas dicas em prática para criar a sua loja virtual, e não deixe de entrar em contato com a Mestres do Site para ter ajuda profissional nessa etapa.
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Sucesso!