Dia do Cliente: Entenda como as marcas aproveitaram essa data importante do varejo

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O Dia do Cliente, que ocorreu em 15 de setembro, acabou de acontecer e já preparamos uma matéria completa para você entender como grandes marcas aproveitaram essa data para reforçar a importância dos clientes e fortalecer o relacionamento.

Como você já sabe, na Mestres do Site somos especialistas em gerar oportunidades e, por isso, preparamos uma análise completa sobre o que está por trás desse dia. Além disso, separamos vários insights para você se programar e não perder o timing dessa data no ano que vem com ações simples. Boa leitura!

O que é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é uma data comemorativa dedicada a reconhecer e valorizar o papel fundamental dos clientes em qualquer negócio. Celebrado no dia 15 de setembro, essa data é uma oportunidade para as empresas expressarem sua gratidão e reforçarem o relacionamento com seus consumidores.

Grandes empresas como Magalu, Netshoes e Vivara, por exemplo, têm utilizado este dia para realizar ações especiais e impulsionar ainda mais as vendas no segundo semestre, para além do importante evento de Black Friday. Veja:

1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza frequentemente realiza campanhas promocionais e ações especiais no Dia do Cliente. Em anos anteriores, a empresa ofereceu descontos exclusivos, condições especiais de pagamento e brindes para clientes, além de campanhas de mídia social que destacavam a importância de seus consumidores.

2. Netshoes

A Netshoes, uma das maiores varejistas de artigos esportivos online do Brasil, também tem aproveitado o Dia do Cliente para oferecer promoções e descontos exclusivos. A empresa frequentemente lança campanhas de e-mail marketing e anúncios nas redes sociais com ofertas especiais para engajar seus clientes.

3. Vivara

A Vivara, uma das maiores joalherias do Brasil, aproveita o Dia do Cliente para lançar campanhas promocionais, oferecendo descontos em suas peças e criando eventos especiais tanto online quanto em suas lojas físicas. As campanhas geralmente incluem e-mails personalizados e promoções exclusivas para seus clientes.

VEJA TAMBÉM: 👉 Fidelização de clientes: como ocorre?

As estratégias por trás do Dia do Cliente

Para além de expressar sua gratidão, o Dia do Cliente é a ocasião ideal para capitalizar sobre a cultura de cashback, cupons e descontos, que é tão valorizada pelos consumidores brasileiros.

Ao oferecer essas vantagens, você não só celebra a lealdade dos seus clientes, mas também cria oportunidades para impulsionar vendas e fortalecer relacionamentos. No Brasil, a cultura de cashback, cupons e descontos desempenha um papel significativo na experiência de compra do consumidor, conforme apontou pesquisa da Meta no Performance Summit 2024.

Segundo os dados levantados, o que mais atrai os consumidores em 2024 são: cashback (73%), preço (65%), promoção (62%), frete grátis (53%), cupons de desconto (39%) e qualidade do produto (37%).

Ou seja, os brasileiros estão cada vez mais atentos a oportunidades que oferecem economia e vantagens adicionais, e isso tem moldado a forma como eles interagem com as marcas e realizam suas compras.

Sendo assim, aproveite o dia 15 de setembro para usufruir dessa tendência e engajar os consumidores com ofertas limitadas.

Tutorial: Como aproveitar o Dia do Cliente no seu negócio em 2025

Apesar de parecer distante, a organização e o planejamento prévio são as principais ferramentas para quem quer ser estratégico no digital. Ações, promoções e comemorações exigem um tempo mínimo de planejamento, e, com o final do segundo semestre se aproximando, você já pode organizar a casa e mapear seus próximos passos para o ano que vem.

Confira a seguir 5 ações simples para você aplicar no seu negócio no próximo Dia do Cliente sem investir muito e que podem te trazer excelentes resultados.

1. Crie promoções e ofertas especiais

Oferecer promoções ou descontos especiais para seus clientes em celebração ao Dia do Cliente é um clássico! Aposte em códigos/cupons promocionais, descontos em produtos ou serviços, ou ofertas por tempo limitado para trabalhar a escassez.

2. Engaje nas mídias sociais

Use suas redes sociais para expressar gratidão aos seus clientes. Crie posts que destacam o quanto eles são importantes para sua marca, com mensagens sinceras e visuais atraentes.

Além disso, se possível, realize concursos ou sorteios onde os clientes possam ganhar prêmios ao interagir com suas postagens para aumentar o engajamento e a visibilidade da sua marca.

3. Personalize a experiência do cliente

Dedique um tempo a enviar e-mails personalizados agradecendo a lealdade dos seus clientes. Para além da mensagem, é interessante incluir ofertas especiais ou um presente digital, como um e-book ou um voucher de desconto, por exemplo, como forma de agradecimento e isca digital para engajar aquele lead mais para frente, em outro momento do funil.

4. Organize eventos online

Realizar eventos virtuais exclusivos para os seus clientes pode ser uma maneira de mostrar que você valoriza a sua comunidade. Utilize o espaço para compartilhar novidades, oferecer dicas úteis ou discutir tendências relevantes para o setor.

5. Fortaleça o relacionamento com o cliente

Se você já tem um programa de fidelidade no seu negócio, aproveite o Dia do Cliente para oferecer pontos extras ou benefícios adicionais para os membros.

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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