Mestres do Site

Tudo que você precisa saber sobre domínio de site

Tudo que você precisa saber sobre domínio de site

Você sabe o que é um domínio de site, qual a sua importância e como escolher o melhor nome para o seu site? Confira tudo isso neste post!

Antes de tudo, registrar um domínio é o primeiro passo para garantir a publicação de um site.

No entanto, você sabe o que é um domínio e qual a sua função?

Mesmo que você não precise ser um especialista em desenvolvimento web para ter seu próprio site, é importante entender todos os fatores que compõem um site de sucesso. Dessa forma, você poderá analisar se o seu site está no caminho certo.

Por isso, preparamos um post completo sobre domínio de site. Confira!

O que é um domínio?

Em suma, o domínio é o endereço do seu site. Mais do que isso, ele é a sua identidade e presença na web, funcionando como uma porta de acesso para o público ao seu site. Por isso, é essencial criar um domínio que faça referência ao seu negócio, produto ou ao trabalho que você desenvolve.

Afinal, ao criar uma página na internet, não basta apenas escolher um bom design ou template para usar. É preciso planejar o site que deseja construir e o ponto de partida é a escolha de um nome.

Nesse sentido, podemos definir domínio como o nome de um site. É o que as pessoas vão digitar nos seus navegadores depois do www para encontrar o seu site.

Por que os domínios existem?

Todos os sites têm um endereço de IP único, que consiste em números e se conecta com o servidor que armazena os dados do site.

Mas, imagine só ter que fazer com que o seu visitante aprenda e memorize o número de IP para acessar a sua página. Seria bem difícil, não é mesmo?

Na verdade, seria praticamente impossível decorar os endereços de IP de todos os sites que nós acompanhamos. Sendo assim, um dos principais objetivos do domínio é facilitar a memorização do endereço de um site.

Como criar um bom domínio de site?

Em suma, o nome do domínio é a parte que você tem mais liberdade de criação. No entanto, é muito importante escolher um nome que se conecte com sua empresa, produto ou o que você oferece no site.

Além disso, procure escolher um nome que seja curto, amigável e fácil de lembrar.

Mesmo que essa parte tenha mais liberdade, algumas regras sintáticas devem ser respeitadas, por exemplo:

  • Devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
  • Domínios nacionais (.br) possibilitam o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados porque nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. MestresDoSite.com.br será reconhecido da mesma fora que mestresdosite.com.br, por exemplo;
  • O nome do domínio não deve ser iniciado nem terminado por hífen.

Agora que você já sabe o fundamental para ter um bom domínio, já está pronto para dar o próximo passo.

Mas, lembre-se de que um domínio em si não faz você construir seu site. Ainda será necessário que você procure um plano de hospedagem de site e construa o design das suas páginas. Para facilitar todo esse processo, que tal contratar uma empresa de criação de sites?

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI