Está pensando em utilizar a estratégia de e-mail marketing para o seu negócio, mas tem dúvidas se ela vale a pena? A seguir, você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre a estratégia e o porquê de ela continuar sendo relevante nos dias de hoje. Confira!
Desenvolver uma audiência engajada com o seu negócio não é uma tarefa simples. No entanto, o e-mail marketing tem mostrado que esse problema ainda tem solução. Empresas de pequeno e grande porte utilizam essa estratégia como forma de se relacionar com o seu público-alvo, independente da etapa do funil de vendas.
A combinação do marketing de conteúdo, um funil de vendas bem desenhado e essa brilhante estratégia tem ajudado muitos negócios a converterem leads e transformá-los em clientes.
Uma vez que você tem acesso ao e-mail do seu prospect, o contato com ele se torna direto e a longo prazo. Agora, é só trabalhar o marketing de conteúdo de forma correta e os resultados aparecerão.
Entenda melhor a seguir!
O que é Marketing de conteúdo?
De maneira geral, o marketing de conteúdo é a forma de atrair e engajar a sua persona utilizando conteúdos relevantes e que agreguem valor a ele. Isso gera valor a sua marca e permite que novas oportunidades surjam para o seu negócio.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve diversos meios de comunicação, tais como: redes sociais, blogs, vlogs e o próprio e-mail marketing, que é o foco deste artigo.
Marketing de conteúdo e e-mail marketing
O e-mail marketing é o uso do e-mail como uma estratégia de fidelização ou informação de clientes, respeitando as boas práticas e regulamentações do mercado. Ele também pode ser utilizado como um meio de marketing direto. Com essa estratégia, é possível mensurar o retorno através de relatórios de aberturas, cliques, rejeições e outros.
Imagine que você seja um professor de inglês online e deseja aumentar o seu número de clientes. Utilizando uma landing page, você oferece, de maneira estratégica, um e-book com 10 dicas para aprender inglês em casa. A partir daí, todas as pessoas que desejarem fazer o download do seu e-book precisarão fornecer um e-mail para o envio dele.
Dessa forma, você terá o contato direto deste lead que está super engajado com o seu conteúdo e poderá oferecer os seus serviços. Agora ficou claro como a estratégia de e-mail marketing pode te ajudar no seu negócio, não é mesmo?
Contudo, vale ressaltar que não é apenas dessa forma que o e-mail marketing funciona. Ele pode servir como um meio de apresentar novos conteúdos e produtos para sua audiência, gerando muito mais valor para o seu negócio. Além disso, funciona perfeitamente como isca para atrair a sua audiência para outra mídia de comunicação, como Youtube, por exemplo, mantendo sempre o seu lead atualizado.
Benefícios do e-mail marketing
Para quem acredita que o e-mail marketing é uma estratégia de comunicação antiga e em desuso, é melhor pesquisar um pouco mais sobre o assunto. A pesquisa E-mail Marketing Trends revelou que 77,2% das empresas utilizam o e-mail como estratégia e 96,2% acreditam na sua eficácia. Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta os diversos benefícios dele, como:
- É de rápida emissão e fácil acesso;
- Possui métricas de abertura, clique e erros;
- Não interrompe o usuário;
- Baixo custo;
- Passivo de segmentação e personalização.
Isso se prova também através do seu alcance, que só dependerá do tamanho da sua base de leads e assinantes.
LEIA TAMBÉM:
Como reter clientes? 6 estratégias que vão te ajudar!
Combinando uma boa estratégia com uma ótima ferramenta
Agora que entendemos mais sobre o assunto, vale falar sobre o tópico de automação de marketing. Essa ferramenta, quando trabalhada de maneira assertiva e estratégica, pode te ajudar a enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora perfeita.
O e-mail marketing funciona como uma ferramenta para alimentar os assinantes com informações relevantes em cada etapa do funil de vendas. Além de aumentar o engajamento, as ferramentas de automação fazem com que o lead receba os conteúdos necessários, gerando assim conversão. É possível analisar métricas, e entender quem realmente está interessado no seu conteúdo e no seu produto/serviço.
Bons exemplos dessas ferramentas são o Mailchimp e o RD Station, que trabalhamos, inclusive, aqui na Mestres do Site.
Essas ferramentas tornam o processo escalável e eficiente, mantendo todos os relatórios necessários para avaliar a eficácia da estratégia e avançando o lead nos estágios do funil de venda.
Com o e-mail marketing é possível testar variações de headlines, textos e assuntos, para entender a audiência e escalar o seu negócio.
Lembre-se sempre de utilizar segmentações, listas de contatos bem estruturadas e mensure tudo que for importante para o seu negócio.
Depois de todo esse conteúdo, ficou claro que essa estratégia ainda é muito válida nos dias de hoje, não é mesmo? E aliado com as ferramentas e estratégias certas, ele pode trazer resultados ainda maiores para o seu negócio.
Quer aprender sobre outros assuntos envolvendo o marketing de conteúdo e digital? Continue acompanhando o nosso blog!