E-mail marketing: essa estratégia ainda funciona?

Atalhos para este artigo

Está pensando em utilizar a estratégia de e-mail marketing para o seu negócio, mas tem dúvidas se ela vale a pena? A seguir, você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre a estratégia e o porquê de ela continuar sendo relevante nos dias de hoje. Confira!

Desenvolver uma audiência engajada com o seu negócio não é uma tarefa simples. No entanto, o e-mail marketing tem mostrado que esse problema ainda tem solução. Empresas de pequeno e grande porte utilizam essa estratégia como forma de se relacionar com o seu público-alvo, independente da etapa do funil de vendas.

A combinação do marketing de conteúdo, um funil de vendas bem desenhado e essa brilhante estratégia tem ajudado muitos negócios a converterem leads e transformá-los em clientes.

Uma vez que você tem acesso ao e-mail do seu prospect, o contato com ele se torna direto e a longo prazo. Agora, é só trabalhar o marketing de conteúdo de forma correta e os resultados aparecerão.

Entenda melhor a seguir!

O que é Marketing de conteúdo?

De maneira geral, o marketing de conteúdo é a forma de atrair e engajar a sua persona utilizando conteúdos relevantes e que agreguem valor a ele. Isso gera valor a sua marca e permite que novas oportunidades surjam para o seu negócio.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve diversos meios de comunicação, tais como: redes sociais, blogs, vlogs e o próprio e-mail marketing, que é o foco deste artigo.

Marketing de conteúdo e e-mail marketing

O e-mail marketing é o uso do e-mail como uma estratégia de fidelização ou informação de clientes, respeitando as boas práticas e regulamentações do mercado. Ele também pode ser utilizado como um meio de marketing direto. Com essa estratégia, é possível mensurar o retorno através de relatórios de aberturas, cliques, rejeições e outros.

Imagine que você seja um professor de inglês online e deseja aumentar o seu número de clientes. Utilizando uma landing page, você oferece, de maneira estratégica, um e-book com 10 dicas para aprender inglês em casa. A partir daí, todas as pessoas que desejarem fazer o download do seu e-book precisarão fornecer um e-mail para o envio dele.

Dessa forma, você terá o contato direto deste lead que está super engajado com o seu conteúdo e poderá oferecer os seus serviços. Agora ficou claro como a estratégia de e-mail marketing pode te ajudar no seu negócio, não é mesmo?

Contudo, vale ressaltar que não é apenas dessa forma que o e-mail marketing funciona. Ele pode servir como um meio de apresentar novos conteúdos e produtos para sua audiência, gerando muito mais valor para o seu negócio. Além disso, funciona perfeitamente como isca para atrair a sua audiência para outra mídia de comunicação, como Youtube, por exemplo, mantendo sempre o seu lead atualizado.

Benefícios do e-mail marketing

Para quem acredita que o e-mail marketing é uma estratégia de comunicação antiga e em desuso, é melhor pesquisar um pouco mais sobre o assunto. A pesquisa E-mail Marketing Trends revelou que 77,2% das empresas utilizam o e-mail como estratégia e 96,2% acreditam na sua eficácia. Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta os diversos benefícios dele, como:

  • É de rápida emissão e fácil acesso;
  • Possui métricas de abertura, clique e erros;
  • Não interrompe o usuário;
  • Baixo custo;
  • Passivo de segmentação e personalização.

Isso se prova também através do seu alcance, que só dependerá do tamanho da sua base de leads e assinantes.

LEIA TAMBÉM:
Como reter clientes? 6 estratégias que vão te ajudar!

Combinando uma boa estratégia com uma ótima ferramenta

Agora que entendemos mais sobre o assunto, vale falar sobre o tópico de automação de marketing. Essa ferramenta, quando trabalhada de maneira assertiva e estratégica, pode te ajudar a enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora perfeita.

O e-mail marketing funciona como uma ferramenta para alimentar os assinantes com informações relevantes em cada etapa do funil de vendas. Além de aumentar o engajamento, as ferramentas de automação fazem com que o lead receba os conteúdos necessários, gerando assim conversão. É possível analisar métricas, e entender quem realmente está interessado no seu conteúdo e no seu produto/serviço.

Bons exemplos dessas ferramentas são o Mailchimp e o RD Station, que trabalhamos, inclusive, aqui na Mestres do Site.

Essas ferramentas tornam o processo escalável e eficiente, mantendo todos os relatórios necessários para avaliar a eficácia da estratégia e avançando o lead nos estágios do funil de venda.

Com o e-mail marketing é possível testar variações de headlines, textos e assuntos, para entender a audiência e escalar o seu negócio.

Lembre-se sempre de utilizar segmentações, listas de contatos bem estruturadas e mensure tudo que for importante para o seu negócio.

Depois de todo esse conteúdo, ficou claro que essa estratégia ainda é muito válida nos dias de hoje, não é mesmo? E aliado com as ferramentas e estratégias certas, ele pode trazer resultados ainda maiores para o seu negócio.

Quer aprender sobre outros assuntos envolvendo o marketing de conteúdo e digital? Continue acompanhando o nosso blog!

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE