E-mail marketing: essa estratégia ainda funciona?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Está pensando em utilizar a estratégia de e-mail marketing para o seu negócio, mas tem dúvidas se ela vale a pena? A seguir, você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre a estratégia e o porquê de ela continuar sendo relevante nos dias de hoje. Confira!

Desenvolver uma audiência engajada com o seu negócio não é uma tarefa simples. No entanto, o e-mail marketing tem mostrado que esse problema ainda tem solução. Empresas de pequeno e grande porte utilizam essa estratégia como forma de se relacionar com o seu público-alvo, independente da etapa do funil de vendas.

A combinação do marketing de conteúdo, um funil de vendas bem desenhado e essa brilhante estratégia tem ajudado muitos negócios a converterem leads e transformá-los em clientes.

Uma vez que você tem acesso ao e-mail do seu prospect, o contato com ele se torna direto e a longo prazo. Agora, é só trabalhar o marketing de conteúdo de forma correta e os resultados aparecerão.

Entenda melhor a seguir!

O que é Marketing de conteúdo?

De maneira geral, o marketing de conteúdo é a forma de atrair e engajar a sua persona utilizando conteúdos relevantes e que agreguem valor a ele. Isso gera valor a sua marca e permite que novas oportunidades surjam para o seu negócio.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve diversos meios de comunicação, tais como: redes sociais, blogs, vlogs e o próprio e-mail marketing, que é o foco deste artigo.

Marketing de conteúdo e e-mail marketing

O e-mail marketing é o uso do e-mail como uma estratégia de fidelização ou informação de clientes, respeitando as boas práticas e regulamentações do mercado. Ele também pode ser utilizado como um meio de marketing direto. Com essa estratégia, é possível mensurar o retorno através de relatórios de aberturas, cliques, rejeições e outros.

Imagine que você seja um professor de inglês online e deseja aumentar o seu número de clientes. Utilizando uma landing page, você oferece, de maneira estratégica, um e-book com 10 dicas para aprender inglês em casa. A partir daí, todas as pessoas que desejarem fazer o download do seu e-book precisarão fornecer um e-mail para o envio dele.

Dessa forma, você terá o contato direto deste lead que está super engajado com o seu conteúdo e poderá oferecer os seus serviços. Agora ficou claro como a estratégia de e-mail marketing pode te ajudar no seu negócio, não é mesmo?

Contudo, vale ressaltar que não é apenas dessa forma que o e-mail marketing funciona. Ele pode servir como um meio de apresentar novos conteúdos e produtos para sua audiência, gerando muito mais valor para o seu negócio. Além disso, funciona perfeitamente como isca para atrair a sua audiência para outra mídia de comunicação, como Youtube, por exemplo, mantendo sempre o seu lead atualizado.

Benefícios do e-mail marketing

Para quem acredita que o e-mail marketing é uma estratégia de comunicação antiga e em desuso, é melhor pesquisar um pouco mais sobre o assunto. A pesquisa E-mail Marketing Trends revelou que 77,2% das empresas utilizam o e-mail como estratégia e 96,2% acreditam na sua eficácia. Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta os diversos benefícios dele, como:

  • É de rápida emissão e fácil acesso;
  • Possui métricas de abertura, clique e erros;
  • Não interrompe o usuário;
  • Baixo custo;
  • Passivo de segmentação e personalização.

Isso se prova também através do seu alcance, que só dependerá do tamanho da sua base de leads e assinantes.

LEIA TAMBÉM:
👉Como reter clientes? 6 estratégias que vão te ajudar!

Combinando uma boa estratégia com uma ótima ferramenta

Agora que entendemos mais sobre o assunto, vale falar sobre o tópico de automação de marketing. Essa ferramenta, quando trabalhada de maneira assertiva e estratégica, pode te ajudar a enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora perfeita.

O e-mail marketing funciona como uma ferramenta para alimentar os assinantes com informações relevantes em cada etapa do funil de vendas. Além de aumentar o engajamento, as ferramentas de automação fazem com que o lead receba os conteúdos necessários, gerando assim conversão. É possível analisar métricas, e entender quem realmente está interessado no seu conteúdo e no seu produto/serviço.

Bons exemplos dessas ferramentas são o Mailchimp e o RD Station, que trabalhamos, inclusive, aqui na Mestres do Site.

Essas ferramentas tornam o processo escalável e eficiente, mantendo todos os relatórios necessários para avaliar a eficácia da estratégia e avançando o lead nos estágios do funil de venda.

Com o e-mail marketing é possível testar variações de headlines, textos e assuntos, para entender a audiência e escalar o seu negócio.

Lembre-se sempre de utilizar segmentações, listas de contatos bem estruturadas e mensure tudo que for importante para o seu negócio.

Depois de todo esse conteúdo, ficou claro que essa estratégia ainda é muito válida nos dias de hoje, não é mesmo? E aliado com as ferramentas e estratégias certas, ele pode trazer resultados ainda maiores para o seu negócio.

Quer aprender sobre outros assuntos envolvendo o marketing de conteúdo e digital? Continue acompanhando o nosso blog!

E-mail marketing

Consultoria Gratuita

E-mail marketing

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png