Mestres do Site

Como funciona o gerenciamento de redes sociais?

Como funciona o gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais envolve diversos fatores e é muito mais do que simplesmente fazer publicações. Entenda melhor sobre o assunto e descubra se vale a pena contratar o serviço de gestão de mídias!

Ter uma página nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Hoje em dia, quem se destaca nas mídias sociais são empresas que enxergam o valor dessas ferramentas e as utilizam como canal de comunicação com os seus clientes e como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos.

Por consequência, cada vez mais empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para se aproximar do seu público e não perder para a concorrência. No entanto, muitas acabam fazendo isso sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento de redes sociais.

Sabemos que não é tão simples definir que tipo de conteúdo será publicado, qual será a linguagem do post, com qual frequência deve postar nas redes sociais, quais métricas analisar etc.

Por isso, reunimos uma série de informações e dicas práticas que podem ser úteis para você aplicar diariamente no gerenciamento de redes sociais. Confira!

O que é gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento de redes sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações, pois  envolve várias etapas, que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento até a análise de resultados.

Para que todas essas etapas sejam bem feitas, é necessário ter uma pessoa, uma equipe ou contratar uma empresa responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa. Dessa forma, o processo será visto como importante e necessário para a empresa e não somente uma obrigação que não traz benefícios reais.

LEIA TAMBÉM:
👉 Por que investir em Marketing Digital?

Em quais redes sociais preciso estar presente?

Depois de entender o quão importante é investir efetivamente e trabalhar o gerenciamento das suas redes sociais, agora você deve estar se perguntando o que exatamente deve começar a fazer.

Primeiramente, defina em quais redes sociais faz sentido a sua empresa estar presente. 

Algumas redes sociais, como o Facebook e Instagram, que reunem um grande número de pessoas, exigem que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, estejam presentes. 

Por outro lado, redes sociais como o Pinterest, podem trazer muito mais resultados para um ecommerce de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos.

Em suma, o que vale é descobrir onde o seu público está.

Como montar a minha estratégia nas mídias sociais?

Sem uma estratégia bem definida, o seu negócio terá um perfil nas redes sociais mas não saberá o que fazer com ele. Aliás, é aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício de investir no gerenciamento de redes sociais e desanimam.

Antes de tudo, é muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais, que podem ser os mais variados, por exemplo: 

  • Divulgação da marca;
  • Ser um canal de comunicação com os clientes;
  • Criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • Educar através da divulgação de conteúdo;
  • Vendas.

Mas, o essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento atual da sua empresa.

É claro que a estratégia pode (e deve!) variar conforme o tempo. Se você avaliar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas, por exemplo.

O que devo publicar nas redes sociais?

Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual o seu objetivo, que acabamos de ver no tópico anterior. 

Se o seu objetivo for gerar leads, por exemplo, a maior parte das suas publicações devem focar em divulgar algum tipo de conteúdo, sejam eles posts do blog ou materiais ricos como eBooks, webinars, vídeos etc.

No entanto, também é importante estar em contato com seus seguidores/clientes e prospectar a sua marca. Sendo assim, aposte em diferentes tipos de publicações, que não estejam diretamente relacionadas aos nossos conteúdos, como:

  • Vídeos institucionais; 
  • Posts relacionados a datas comemorativas;
  • imagens e GIFs divertidos para interagir com os nossos seguidores;
  • eventos.

Ou seja, você deve saber qual é o seu objetivo principal para ter um foco nas publicações, mas também deve equilibrar com outros conteúdos que te ajudem a criar um bom relacionamento com o público.

Vale a pena contratar o serviço de gestão de mídias sociais?

Como falamos anteriormente, é importante ter uma pessoa, uma equipe ou contratar uma empresa responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa. 

Nesse momento, você deve estar se perguntando se vale a pena contratar um profissional de mídias sociais. 

A resposta é muito simples: Sim! Afinal, a gestão de mídias sociais é um trabalho que envolve muito planejamento e pesquisa de mercado. E não é qualquer um que consegue fazer isso com qualidade.

A má gestão das redes pode ser um grande problema, causando transtornos para a empresa e podendo até mesmo causar danos a sua imagem.

Um profissional experiente possui o cuidado de trabalhar alinhado com a visão e os objetivos da marca. Dessa forma, poder contar com quem entende as mídias sociais, que saiba os caminhos para alcançar resultados, e além disso, sabe o que fazer com esses resultados, é a melhor maneira de aproveitar todos os recursos das redes sociais.

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI