Google Ads: o que é e como funciona? 

Atalhos para este artigo

Se você está pensando em fazer anúncios no Google ou pesquisando se eles valem a pena para a sua empresa, se irão gerar resultados ou quanto custam, acompanhe a leitura deste artigo.

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma do Google que é considerada como uma das maiores plataformas de anúncios de links patrocinados. 

A cobrança do Google Ads é feita de acordo com o clique. Ou seja, você só paga quando a pessoa clica em seu anúncio — o que evita desperdício de dinheiro. 

Por que você deve anunciar no Google Ads?

Listamos abaixo alguns benefícios e vantagens em utilizar o Google Ads para realizar anúncios.

Potencial

O Google é uma ferramenta de alto potencial para a aquisição de clientes, e ele possui alguns recursos interessantes, sendo eles:

  • Poder de segmentação: a segmentação é como você irá dimensionar o seu anúncio para as pessoas corretas, e ela pode ser feita através de palavras-chaves (que é o mais comum) — para isso, deve ser feita uma pesquisa profunda sobre o seu público e mercado, além de testes; 
  • Direcionamento através de tópicos e canais: os anúncios podem ser exibidos em canais ou sites que falam sobre um determinado tema. Também é possível escolher canais específicos no YouTube para vincular as suas propagandas;
  • Público- alvo: o anúncio pode ser exibido para pessoas que possuem as características de um perfil que você determinou;
  • Local de exibição: você pode determinar que o anúncio apareça apenas para sites comerciais ou pessoais (blogs);
  • Idade, local e idioma: também é possível determinar qual a idade, o local e o idioma das pessoas que você deseja que tenha contato com o seu material
  • Programação de dias, horários e frequência: controle a periodicidade na qual o anúncio será exibido;
  • Segmentação por dispositivos: por último, também existe a opção de que o anúncio apareça apenas em computadores, celulares, tablets ou televisões. 

O uso dessas ferramentas traz um alto nível de precisão de exibição da sua publicidade. 

Controle de investimento

É possível controlar quando será investido por dia, semana ou por mês. 

Avaliação do ROI

O Google Ads também possui um painel para que seja possível acompanhar o ROI (retorno sobre o investimento), a taxa de conversão e as conversões. Com esses resultados você consegue melhorar o seu trabalho com links patrocinados. 

Custo

Quanto custa ter acesso ao Google Ads? 

Os valores de cada mercado são diferentes. O recomendado é procurar ajuda de uma pessoa/empresa especializada para que seja feita uma avaliação do segmento da sua empresa.

A média de valor, e a depender do tipo de campanha a ser realizada, é de, no mínimo, R$ 50 por dia.

VEJA TAMBÉM:
O que é custo por lead?

Tipos de campanha

Estes são alguns dos posicionamentos que você pode fazer no Google. 

1 – Rede de pesquisa

Quando você procura algo no Google, geralmente, a página entrega 4 resultados que se alternam de acordo com os “lances” que as empresas ofertam para a plataforma. 

Esta é uma das campanhas mais utilizadas pela maioria das empresas, principalmente quando começam a fazer anúncios no Google. 

2 – Rede de display

É composta por imagens e vídeos de diversos formatos e resoluções que o Google distribui em seus parceiros específicos (Gmail, Blogger, YouTube e sites parceiros). 

3 – Campanhas locais

Se você possui uma empresa que atende localmente (por exemplo, uma barbearia), é possível impulsionar de maneira local o seu negócio para conseguir mais clientes. 

4 – YouTube Ads

Para empresas que precisam de uma solução melhor, o YouTube Ads é a melhor opção, já que exibe anúncios em vídeo.

5 – Google Shopping

Ótima ferramenta para e-commerce. O produto aparece na barra “Google Shopping” para que o usuário faça a melhor escolha. 

6 – Campanhas para aplicativos móveis

Anúncios direcionados para aplicativos de celular. 

7 – Novidade

A mais recente novidade anunciada pela Google é a campanha de geração de demanda. Para saber mais sobre isso, fique de olho no blog da Mestres do Site. 

Conclusão

A dica para você que quer começar a anunciar no Google da melhor maneira possível é trabalhar com ele por, no mínimo, 3 meses para montar uma plataforma, ter amadurecimento e resultados. 

Trabalhar com anúncios no Google por apenas 1 mês ou 1 semana acaba inviabilizando o amadurecimento da campanha e a obtenção de resultados. 

Também é importante procurar um profissional da área ou se preparar muito para realizar uma campanha de maneira profissional.

O básico que você precisa ter para anunciar no Google é ter um site ou uma landing page que tenha: 

  • Texto (copy) de vendas; 
  • CTA (chamada para ações), geralmente em botões;
  • Tag do Google, para que a plataforma entenda quais pessoas visitam o site e clicam onde você as direciona
  • Depoimento de cliente;
  • Case;
  • Boas imagens e bons vídeos. 

Lembre-se que a página de vendas ou o site é o primeiro vendedor da sua empresa, então ela precisa ter uma qualidade muito boa. Uma ótima campanha do Google aliado a um site ruim não produz conversão (contato do cliente com a empresa). 
A Mestres do Site é uma empresa com 9 anos de mercado que atua em desenvolvimento de sites, marketing para empresas e de resultado, captação de clientes e geração de oportunidade.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital