Google Ads: o que é e como funciona? 

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Se você está pensando em fazer anúncios no Google ou pesquisando se eles valem a pena para a sua empresa, se irão gerar resultados ou quanto custam, acompanhe a leitura deste artigo.

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma do Google que é considerada como uma das maiores plataformas de anúncios de links patrocinados. 

A cobrança do Google Ads é feita de acordo com o clique. Ou seja, você só paga quando a pessoa clica em seu anúncio — o que evita desperdício de dinheiro. 

Por que você deve anunciar no Google Ads?

Listamos abaixo alguns benefícios e vantagens em utilizar o Google Ads para realizar anúncios.

Potencial

O Google é uma ferramenta de alto potencial para a aquisição de clientes, e ele possui alguns recursos interessantes, sendo eles:

  • Poder de segmentação: a segmentação é como você irá dimensionar o seu anúncio para as pessoas corretas, e ela pode ser feita através de palavras-chaves (que é o mais comum) — para isso, deve ser feita uma pesquisa profunda sobre o seu público e mercado, além de testes; 
  • Direcionamento através de tópicos e canais: os anúncios podem ser exibidos em canais ou sites que falam sobre um determinado tema. Também é possível escolher canais específicos no YouTube para vincular as suas propagandas;
  • Público- alvo: o anúncio pode ser exibido para pessoas que possuem as características de um perfil que você determinou;
  • Local de exibição: você pode determinar que o anúncio apareça apenas para sites comerciais ou pessoais (blogs);
  • Idade, local e idioma: também é possível determinar qual a idade, o local e o idioma das pessoas que você deseja que tenha contato com o seu material
  • Programação de dias, horários e frequência: controle a periodicidade na qual o anúncio será exibido;
  • Segmentação por dispositivos: por último, também existe a opção de que o anúncio apareça apenas em computadores, celulares, tablets ou televisões. 

O uso dessas ferramentas traz um alto nível de precisão de exibição da sua publicidade. 

Controle de investimento

É possível controlar quando será investido por dia, semana ou por mês. 

Avaliação do ROI

O Google Ads também possui um painel para que seja possível acompanhar o ROI (retorno sobre o investimento), a taxa de conversão e as conversões. Com esses resultados você consegue melhorar o seu trabalho com links patrocinados. 

Custo

Quanto custa ter acesso ao Google Ads? 

Os valores de cada mercado são diferentes. O recomendado é procurar ajuda de uma pessoa/empresa especializada para que seja feita uma avaliação do segmento da sua empresa.

A média de valor, e a depender do tipo de campanha a ser realizada, é de, no mínimo, R$ 50 por dia.

VEJA TAMBÉM:
👉O que é custo por lead?

Tipos de campanha

Estes são alguns dos posicionamentos que você pode fazer no Google. 

1 – Rede de pesquisa

Quando você procura algo no Google, geralmente, a página entrega 4 resultados que se alternam de acordo com os “lances” que as empresas ofertam para a plataforma. 

Esta é uma das campanhas mais utilizadas pela maioria das empresas, principalmente quando começam a fazer anúncios no Google. 

2 – Rede de display

É composta por imagens e vídeos de diversos formatos e resoluções que o Google distribui em seus parceiros específicos (Gmail, Blogger, YouTube e sites parceiros). 

3 – Campanhas locais

Se você possui uma empresa que atende localmente (por exemplo, uma barbearia), é possível impulsionar de maneira local o seu negócio para conseguir mais clientes. 

4 – YouTube Ads

Para empresas que precisam de uma solução melhor, o YouTube Ads é a melhor opção, já que exibe anúncios em vídeo.

5 – Google Shopping

Ótima ferramenta para e-commerce. O produto aparece na barra “Google Shopping” para que o usuário faça a melhor escolha. 

6 – Campanhas para aplicativos móveis

Anúncios direcionados para aplicativos de celular. 

7 – Novidade

A mais recente novidade anunciada pela Google é a campanha de geração de demanda. Para saber mais sobre isso, fique de olho no blog da Mestres do Site. 

Conclusão

A dica para você que quer começar a anunciar no Google da melhor maneira possível é trabalhar com ele por, no mínimo, 3 meses para montar uma plataforma, ter amadurecimento e resultados. 

Trabalhar com anúncios no Google por apenas 1 mês ou 1 semana acaba inviabilizando o amadurecimento da campanha e a obtenção de resultados. 

Também é importante procurar um profissional da área ou se preparar muito para realizar uma campanha de maneira profissional.

O básico que você precisa ter para anunciar no Google é ter um site ou uma landing page que tenha: 

  • Texto (copy) de vendas; 
  • CTA (chamada para ações), geralmente em botões;
  • Tag do Google, para que a plataforma entenda quais pessoas visitam o site e clicam onde você as direciona
  • Depoimento de cliente;
  • Case;
  • Boas imagens e bons vídeos. 

Lembre-se que a página de vendas ou o site é o primeiro vendedor da sua empresa, então ela precisa ter uma qualidade muito boa. Uma ótima campanha do Google aliado a um site ruim não produz conversão (contato do cliente com a empresa). 
A Mestres do Site é uma empresa com 9 anos de mercado que atua em desenvolvimento de sites, marketing para empresas e de resultado, captação de clientes e geração de oportunidade.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
google ads,tipos de campanhas,google

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital