Guia do Conteúdo Interativo: transforme sua estratégia de marketing

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O jogo da busca por engajamento e atenção nas redes sociais vem ficando cada vez mais complexo. Dentre os mais de 5 mil anúncios que uma pessoa vê por dia, segundo pesquisa da Media Dynamics, não é difícil imaginar que se destacar no meio disso é uma tarefa complexa.

Por isso, hoje vamos falar sobre o Conteúdo Interativo, e como ele pode ser a solução para se destacar na multidão e conquistar alguns segundos da atenção do seu lead. Boa leitura!

Saturação da audiência

Em uma era onde o celular é a primeira e a última coisa que tocamos no dia, é necessário discutir brevemente sobre o processo de saturação que os usuários vêm enfrentando. São tantos anúncios, publicidades, conteúdo patrocinado e sugestões ao qual estamos expostos em 24h, que não é surpresa a sensação de fadiga mental ao final do dia. O que antes era uma forma de obter informação e entretenimento, agora muitas vezes se transforma em um campo minado de conteúdo patrocinado, pop-ups e banners que competem a todo mundo pela nossa atenção.

A isso também somamos o peso do algoritmo e a personalização excessiva de anúncios, que rastreiam atividades online para direcionar publicidade específica, deixando alguns consumidores desconfortáveis, sentindo que sua privacidade está sendo invadida.

Isso, como consequência, gera uma reação negativa, onde os usuários buscam cada vez mais maneiras de evitar ou contornar os anúncios, seja através de bloqueadores de anúncios, ajustes nas configurações de privacidade, ou simplesmente ignorando as mensagens promocionais sempre que possível.

Assim, driblar a saturação da audiência é uma tarefa bastante complexa nos dias atuais. Nesse sentido, o conteúdo interativo surge como uma ferramenta disruptiva e criativa, capaz de destacar o seu conteúdo ou do seu negócio no mar de conteúdos padronizados.

O que é Conteúdo Interativo?

Chamamos de interativo qualquer tipo de conteúdo que demanda a participação do usuário

ou cliente para que ele seja concretizado, diferentemente do conteúdo estático padrão, que apresenta uma forma passiva de absorção.

Dessa forma, os conteúdos interativos “pescam” e retém a atenção do usuário através da necessidade da realização de uma ação orientada ao lúdico, conforme mostraremos a seguir.

Anote aí: um conteúdo interativo é aquele que rompe a barreira da tela e cria um vínculo de interação, através da disrupção.

Quem não se lembra da série “Black Mirror” e dos episódios interativos onde o espectador “controlava” o que iria acontecer no episódio a partir de algumas escolhas que eram solicitadas?

Trazendo para um contexto mais real sobre as redes sociais, reunimos algumas ideias de formatos de conteúdos interativos a seguir para você se inspirar e começar a mudar sua forma de enxergar suas ideias.

Formatos de conteúdo interativo

Confira algumas ideias já comprovadas de conteúdos interativos que geram bons resultados.

1) Lives: As lives, que se popularizaram muito a partir de 2020, são um exemplo dinâmico de um formato que permite a participação ativa dos espectadores por longos períodos, quando bem executada. Um bom apresentador, chats e votações são ferramentas de sucesso garantido.

2) Pesquisas: Quem não conhece o “Moço do Te Amo” e suas perguntas que geram prêmios em dinheiro? As pesquisas na rua, por exemplo, são uma maneira muito simples de criar conexão com o seu público.

3) Quizzes: Alguém se lembra do BuzzFeed? As pessoas adoram testar seus conhecimentos e essa pode ser uma forma de você falar sobre o seu negócio de forma leve e sutil, sem saturar o seu público.

4) Landing Pages: As LPs, como também são chamadas no universo do marketing, são o espaço perfeito para você construir uma narrativa e usar a abusar de recursos visuais e gráficos para encantar os visitantes.

5) Gamificação: Os jogos, independente da era que estamos vivendo, sempre reterão a atenção das pessoas, pois eles são uma experiência de entretenimento interativa, que quebram barreiras e criam conexões e experiências com um gosto de quero mais.

Viu só? Sair da zona de conforto é a chave para criar experiências e conteúdos relevantes para o seu público. A publicidade é dinâmica e se adapta a diferentes contextos, e você pode aproveitar isso a seu favor.

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Benefícios do Conteúdo Interativo

O conteúdo interativo só tem a agregar a sua presença digital, oferecendo uma série de benefícios significativos para criadores de conteúdo e empresas e usuários:

1) Engajamento: O conteúdo interativo atrai e retém a atenção dos usuários de maneira mais eficaz do que conteúdos estáticos, aumentando os níveis de engajamento e interação.

2) Relevância: Por meio de escolhas personalizadas, o conteúdo pode ser direcionado para atender às necessidades específicas de cada usuário, aumentando assim sua relevância e utilidade percebida pelo seu público.

3) Coleta de insights: A interação dos usuários com o conteúdo interativo gera dados valiosos sobre comportamentos, preferências e interesses. Esses dados podem ser analisados para melhorar futuros conteúdos, personalizar campanhas de marketing e tomar decisões estratégicas.

4) Experiência do usuário: O conteúdo interativo proporciona uma experiência mais envolvente e agradável para os usuários. A possibilidade de explorar, aprender e se divertir ao mesmo tempo cria uma experiência imersiva, contribuindo para uma percepção favorável da marca ou criador de conteúdo.

5) Conexão: O conteúdo interativo trabalha gatilhos mentais e emoções nos usuários, seja através de histórias interativas, simulações realistas ou experiências sensoriais. Essas emoções aumentam a probabilidade de conexão com o seu negócio, ampliando seu alcance e impacto.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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