Lady Gaga no Brasil: Um show de performance 

Atalhos para este artigo

O show de Lady Gaga no último dia 3 de maio, na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, foi um marco histórico quando se fala em público e marketing. O evento gratuito atraiu cerca de 2,1 milhões de pessoas, sendo o maior show da carreira da artista e o mais assistido por uma mulher na história da música. 

Como consequência do mega evento, estima-se que ele gerou um impacto econômico estimado em R$ 600 milhões para a cidade.

Mas, vamos traduzir todo esse barulho em Marketing? A seguir separamos os principais impactos em termos de métrica para os nomes impactados. 

Repercussão nas redes sociais: Dados gerais

De acordo com a Emplifi, entre os dias 28 de abril e 4 de maio, o evento “Todo Mundo no Rio”, com destaque para o show de Lady Gaga, gerou mais de 1,2 milhão de menções nas redes sociais. Esse número inclui posts, comentários e curtidas, feitos por mais de 378 mil autores únicos. O evento concentrou a maior parte das publicações, mantendo-se como a principal rede para conversas em tempo real.

Ao longo de um período maior, entre 20 de abril e 5 de maio, através da ferramenta Stilingue by Blip foram registradas 599.542 publicações sobre o show. A divisão por plataformas foi:

  • X (Twitter): 94% das postagens
  • Instagram: 4%
  • Facebook e portais de notícias: 1% cada

Engajamento por plataforma

Apesar da dominância do X em volume de postagens, o Instagram liderou em engajamento. Durante o período monitorado:

  • Instagram: mais de 55 milhões de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos)
  • X (Twitter): cerca de 19 milhões de interações

A postagem de maior destaque foi feita pela própria Lady Gaga em seu perfil no Instagram, no domingo, 4 de maio. Em um texto emocionado, ela agradeceu aos fãs brasileiros e descreveu a experiência no show, gerando mais de 3,6 milhões de interações.

LEIA TAMBÉM: WikiTok: A nova era da informação

O que você faz com todas essas informações? 

Ok, mas o que fazer com todas essas informações? Você pode estar se perguntando agora… A resposta é simples: Elas podem se transformar em valiosos insights para o seu negócio, isto é, ideias estratégicas que ajudam a fortalecer sua presença digital, valorizar suas redes sociais e garantir que sua marca seja vista pelas pessoas certas.

Ao entender melhor o comportamento do seu público e o cenário do mercado, você ganha poder para tomar decisões mais assertivas, criar conteúdo relevante e se destacar em meio à concorrência.

Muito mais que um show de música 

Um megaevento como o show da Lady Gaga no Brasil não é apenas uma experiência musical, é um fenômeno cultural com profundos impactos econômicos, sociais e mercadológicos.

Ao reunir mais de 2 milhões de pessoas e gerar milhões de interações online, o show transcende limites fora e dentro do digital, impactando setores como turismo, transporte, hospedagem, alimentação e segurança, por exemplo. 

O marketing, nesse contexto, vai muito além da propaganda, ele se torna parte da experiência vivida, conectando marcas, pessoas e emoções de forma autêntica.

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin
Giovanni Ballarin
Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE