O show de Lady Gaga no último dia 3 de maio, na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, foi um marco histórico quando se fala em público e marketing. O evento gratuito atraiu cerca de 2,1 milhões de pessoas, sendo o maior show da carreira da artista e o mais assistido por uma mulher na história da música.
Como consequência do mega evento, estima-se que ele gerou um impacto econômico estimado em R$ 600 milhões para a cidade.
Mas, vamos traduzir todo esse barulho em Marketing? A seguir separamos os principais impactos em termos de métrica para os nomes impactados.
Repercussão nas redes sociais: Dados gerais
De acordo com a Emplifi, entre os dias 28 de abril e 4 de maio, o evento “Todo Mundo no Rio”, com destaque para o show de Lady Gaga, gerou mais de 1,2 milhão de menções nas redes sociais. Esse número inclui posts, comentários e curtidas, feitos por mais de 378 mil autores únicos. O evento concentrou a maior parte das publicações, mantendo-se como a principal rede para conversas em tempo real.
Ao longo de um período maior, entre 20 de abril e 5 de maio, através da ferramenta Stilingue by Blip foram registradas 599.542 publicações sobre o show. A divisão por plataformas foi:
- X (Twitter): 94% das postagens
- Instagram: 4%
- Facebook e portais de notícias: 1% cada
Engajamento por plataforma
Apesar da dominância do X em volume de postagens, o Instagram liderou em engajamento. Durante o período monitorado:
- Instagram: mais de 55 milhões de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos)
- X (Twitter): cerca de 19 milhões de interações
A postagem de maior destaque foi feita pela própria Lady Gaga em seu perfil no Instagram, no domingo, 4 de maio. Em um texto emocionado, ela agradeceu aos fãs brasileiros e descreveu a experiência no show, gerando mais de 3,6 milhões de interações.
LEIA TAMBÉM: WikiTok: A nova era da informação
O que você faz com todas essas informações?
Ok, mas o que fazer com todas essas informações? Você pode estar se perguntando agora… A resposta é simples: Elas podem se transformar em valiosos insights para o seu negócio, isto é, ideias estratégicas que ajudam a fortalecer sua presença digital, valorizar suas redes sociais e garantir que sua marca seja vista pelas pessoas certas.
Ao entender melhor o comportamento do seu público e o cenário do mercado, você ganha poder para tomar decisões mais assertivas, criar conteúdo relevante e se destacar em meio à concorrência.
Muito mais que um show de música
Um megaevento como o show da Lady Gaga no Brasil não é apenas uma experiência musical, é um fenômeno cultural com profundos impactos econômicos, sociais e mercadológicos.
Ao reunir mais de 2 milhões de pessoas e gerar milhões de interações online, o show transcende limites fora e dentro do digital, impactando setores como turismo, transporte, hospedagem, alimentação e segurança, por exemplo.
O marketing, nesse contexto, vai muito além da propaganda, ele se torna parte da experiência vivida, conectando marcas, pessoas e emoções de forma autêntica.