LTV: o que é, como calcular e aumentar

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O LTV, sigla de Lifetime Value, é uma métrica fundamental para todos os negócios. Mas apesar de muitas empresas já conhecerem o valor desse indicador, há ainda grande dificuldade em calculá-lo da forma certa e com constância.

Isso acontece porque o LTV pode parecer complicado e chato de ser mensurado no começo. Mas, existe uma série de recursos que podem te ajudar com esse cálculo.

Para entender mais, continue a leitura deste post!

O que é LTV? (Lifetime Value)

O que é LTV (Lifetime Value)

O LTV (Lifetime Value) é uma previsão de todo o valor de um negócio proveniente do relacionamento com um cliente, ou vida útil.

Resumidamente, é a métrica utilizada para calcular o lucro bruto que cada cliente gera para a empresa, assim como o quanto os clientes gastaram.

O termo LTV também pode ser usado como Customer Lifetime Value, conhecido também como CLV ou CLTV. Todos são a mesma coisa.

Aqui, na Mestres do Site, usamos o LTV para verificar a saúde do nosso negócio. Fazemos isso analisando sempre a relação LTV sobre CAC. Quanto maior for o resultado dessa divisão, melhor está o nosso negócio.

Identificar quais são as estrelas do seu negócio é algo muito importante para o crescimento da organização. Você já calcula o LTV e o CAC do seu negócio?

Além disso, o LTV pode mudar a forma como você age na hora de fazer a aquisição de clientes. Ao invés de pensar sobre como a empresa pode adquirir uma grande quantidade de clientes, você otimiza seus gastos de aquisição para aqueles que geram mais valor.

Como calcular LTV?

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Como falamos anteriormente, não é complicado calcular o LTV dos seus clientes.Mas, para facilitar, existe uma fórmula básica para que ninguém erre na hora de fazer essa conta.

Basta seguir o seguinte modelo:

LTV = Receita bruta média gerada pelo cliente x %margem de contribuição x retenção

Vamos colocar alguns dados reais para ficar mais fácil de visualizar:

Exemplo de LTV 1

Vamos imaginar que um cliente te pague R$ 100,00 por mês (Receita Bruta média gerada pelo cliente) e tenha ficado em sua base por 12 meses.

Analisando sua contabilidade, você verifica que sua margem de contribuição é de 50%.

Dessa forma temos:

LTV = 100 (Receita Bruta média gerada pelo cliente) x 50% (Margem de contribuição) x 12 (retenção)

LTV = 100 x 50% x 12

LTV = R$ 600

Nesse caso, o LTV dos seus clientes seria de R$ 600

Exemplo de LTV 2

Vamos imaginar que um cliente te pague R$ 100.000,00 por uma venda (Receita Bruta média gerada pelo cliente) e como você não tem recorrência nas suas vendas, não há retenção.

Analisando sua contabilidade, você verifica que sua margem de contribuição é de 40%.

Dessa forma temos:

LTV = 100.000 (Receita Bruta média gerada pelo cliente) x 40% (Margem de contribuição)

LTV = 100.000 x 40%

LTV = R$ 40.000

Nesse caso, o LTV dos seus clientes seria de R$ 40.000

Leia Também:
👉 CAC: o que é e qual a sua importância?

Relação entre LTV e CAC

O CAC, ou custo de aquisição por cliente, é a métrica que aponta o quanto sua empresa precisa investir para converter um lead em cliente.

Assim, o entendimento do que é o LTV passa pelo CAC, pois as duas métricas estão relacionadas.

Para ficar mais claro: se uma empresa possui um CAC alto (precisa investir muito para conquistar um cliente) e o LTV está baixo (o cliente está gerando pouco lucro) o alerta deve ser ligado.

Dessa forma, a partir dessa visão, será preciso trabalhar com contenções de gastos e revisar as estratégias de captação e tempo de retenção de clientes.

Veja Também:
👉 O que é custo por lead?

Como aumentar o LTV?

Agora que você já sabe o que é LTV de seu cliente, como você o melhora? Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar.

Otimize seu processo de onboarding (Impacta em melhoria do seu LTV no médio prazo)

O onboarding é uma das primeiras interações que seu público tem com sua marca depois de decidir se tornar cliente, e também uma das primeiras chances que você tem de impressioná-los.

Por isso, é muito importante otimizar esse processo, para que esses clientes se familiarizem com seus produtos e serviços.

Quando feito corretamente, o onboarding motiva os clientes a sempre comprarem com você, aumentando o LTV.

Entregue mais que o prometido (Impacta em melhoria do seu LTV no médio prazo)

Você pode aumentar o LTV ao entregar em excesso a promessa de sua marca. Ou seja, mais daquilo que era esperado.

Aumente o valor médio de seu pedido (Aumenta o seu LTV no Curto prazo)

Uma das formas mais inteligentes de melhorar seu LTV é aumentar o valor médio de seu pedido. Quando um cliente está prestes a “dar uma olhada”, você pode oferecer produtos complementares relevantes àqueles que ele está prestes a comprar.

Grandes marcas como Amazon e McDonald’s são exemplos de empresas que utilizam muito bem o método “upsell” e “cross-sell”.

Envolva e construa seu relacionamento com seus clientes (Impacta em melhoria do seu LTV no médio prazo)

Os clientes compram produtos porque estão tentando atender a uma necessidade. Para aumentar o LTV e reduzir sua taxa de rotatividade, é preciso pensar para além da necessidade imediata que um cliente está tentando satisfazer. Para isso, você precisará se engajar e construir um relacionamento com seus clientes.

As práticas padrão em torno da construção de relacionamentos incluem:

  • Escuta social
  • Check-ins regulares
  • Realização de eventos e feiras locais
  • Aceitar e implementar o feedback do cliente
  • Envio de recompensas e presentes para aumentar a fidelidade dos clientes e compras repetidas

Melhore seu atendimento ao cliente (Aumenta o seu LTV no curto prazo)

O atendimento ao cliente é um elemento que é muito considerado ao escolher empresas para fazer negócios. Por isso, é desnecessário dizer que se você quiser melhorar o valor de sua vida útil como cliente, deve prestar atenção ao seu atendimento ao cliente e procurar formas de torná-lo melhor.

Algumas ideias para melhorar seu atendimento ao cliente é oferecer aos clientes existentes serviços personalizados, suporte ao cliente “omnichannel” e uma política adequada de devolução ou reembolso.

Agora que você já entende sobre LTV, que tal entender melhor como ter leads qualificados? Clique aqui e confira!

Esse artigo foi escrito por...

Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Giovanni Ballarin

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Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
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