No dia 27 de junho, a Tigre, gigante brasileira no segmento de tubos, conexões e materiais hidráulicos com mais de 80 anos de história, deu aula de marketing com a bem-humorada campanha “Tudo certo, tudo _”. E é claro que a Mestres do Site analisou para você, reunindo os melhores insights para você aplicar no seu dia a dia.
Campanha “Tudo certo, tudo _”
No dia 27 de junho, a Tigre publicou um reels no perfil oficial da marca que reuniu conteúdo suficiente para uma aula inteira de marketing. No vídeo, a marca divulgou uma “nota oficial” bem-humorada pedindo para as pessoas pararem de bloquear a palavra “tigre” do Instagram.
O apelo aos usuários tem origem após o surgimento do Jogo do Tigrinho —Fortune Tiger —, que, de forma muito incisiva, é ofertada para diversos usuários nas redes sociais. No entanto, para entender a campanha, é preciso ir mais além.
Muitos usuários do Instagram têm sofrido com perfis de ‘Fortune Tiger’, os famosos ‘Tigrinhos’, que invadiram a plataforma para fazer oferta de dinheiro fácil. Por conta disso,
algumas pessoas descobriram e compartilharam como bloquear esse tipo de conta: simplesmente bloqueando a palavra-chave “Tigre”.
A questão acabou afetando todos perfis ou pessoas que tinham alguma relação com essa palavra, incluindo o Grupo Tigre, que teve seus níveis de engajamento e atividade na plataforma muito impactados.
E foi nesse contexto que a Tigre Brasil soltou uma campanha de recall para alertar sobre o silenciamento de palavra ‘Tigre’ no Instagram. De forma totalmente bem-humorada, a marca trocou a palavra ‘Tigre’ por sons de rugidos do animal tigre, criando uma peça totalmente autêntica e divertida. Clique aqui e confira
O que podemos aprender com a Tigre?
A primeira lição que a Tigre Brasil nos deu com a campanha “Tudo certo, tudo _” foi sobre marketing de oportunidade. Ou seja, a estratégia de criação de conteúdos e campanhas inspirados em focos de atenção momentâneos, como datas importantes, acontecimentos e tendências.
Essa estratégia é capaz de aumentar o buzz em torno da marca, além de conectar pessoas que muitas vezes não seriam o target ideal, fazendo com que a visibilidade e o alcance aumentem de maneira muito expressiva.
O que para alguns pode ser a ruína de uma empresa, para outros é traduzida em oportunidade para impulsionar ainda mais aquele nome, como o caso da Tigre e diversas outras marcas como McDonalds e Burger King que sempre duelaram a atenção do público através do marketing de oportunidade.
Outro ponto importante a ser destacado na campanha da Tigre é o compromisso da empresa em mostrar sua verdadeira essência, sua trajetória e compromisso de mais de 80 anos que foram postos em xeque por conta de uma plataforma de procedência duvidosa de jogos de azar.
Com isso, a marca nos convida também a refletir como a dinâmica nas redes sociais é extremamente frágil. Isto é, por conta de uma atitude aparentemente simples de se livrar dos anúncios de joguinhos, uma multinacional gigante viu sua presença digital ser fortemente atingida.
A campanha vem, então, como resposta para selar e proteger a integridade da Tigre Brasil, utilizando da comunicação criativa para manter o relacionamento com o público, além de assegurar que a palavra “Tigre” continue sendo sinônimo de qualidade e confiança para os brasileiros.
A peça é resultado do trabalho em conjunto do time da Tigre Brasil com a agência Energy BBDO.