Marketing de oportunidade: Como o Grupo Tigre virou o jogo com o “Tigrinho”

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No dia 27 de junho, a Tigre, gigante brasileira no segmento de tubos, conexões e materiais hidráulicos com mais de 80 anos de história, deu aula de marketing com a bem-humorada campanha “Tudo certo, tudo _”. E é claro que a Mestres do Site analisou para você, reunindo os melhores insights para você aplicar no seu dia a dia.  

Campanha “Tudo certo, tudo _” 

No dia 27 de junho, a Tigre publicou um reels no perfil oficial da marca que reuniu conteúdo suficiente para uma aula inteira de marketing. No vídeo, a marca divulgou uma “nota oficial” bem-humorada pedindo para as pessoas pararem de bloquear a palavra “tigre” do Instagram.  

O apelo aos usuários tem origem após o surgimento do Jogo do Tigrinho —Fortune Tiger —, que, de forma muito incisiva, é ofertada para diversos usuários nas redes sociais. No entanto, para entender a campanha, é preciso ir mais além. 

Muitos usuários do Instagram têm sofrido com perfis de ‘Fortune Tiger’, os famosos ‘Tigrinhos’, que invadiram a plataforma para fazer oferta de dinheiro fácil. Por conta disso,  
algumas pessoas descobriram e compartilharam como bloquear esse tipo de conta: simplesmente bloqueando a palavra-chave “Tigre”. 
 
A questão acabou afetando todos perfis ou pessoas que tinham alguma relação com essa palavra, incluindo o Grupo Tigre, que teve seus níveis de engajamento e atividade na plataforma muito impactados. 

E foi nesse contexto que a Tigre Brasil soltou uma campanha de recall para alertar sobre o silenciamento de palavra ‘Tigre’ no Instagram. De forma totalmente bem-humorada, a marca trocou a palavra ‘Tigre’ por sons de rugidos do animal tigre, criando uma peça totalmente autêntica e divertida. Clique aqui e confira

O que podemos aprender com a Tigre?  

A primeira lição que a Tigre Brasil nos deu com a campanha “Tudo certo, tudo _” foi sobre marketing de oportunidade. Ou seja, a estratégia de criação de conteúdos e campanhas inspirados em focos de atenção momentâneos, como datas importantes, acontecimentos e tendências.  

Essa estratégia é capaz de aumentar o buzz em torno da marca, além de conectar pessoas que muitas vezes não seriam o target ideal, fazendo com que a visibilidade e o alcance aumentem de maneira muito expressiva.  

O que para alguns pode ser a ruína de uma empresa, para outros é traduzida em oportunidade para impulsionar ainda mais aquele nome, como o caso da Tigre e diversas outras marcas como McDonalds e Burger King que sempre duelaram a atenção do público através do marketing de oportunidade.  
 
Outro ponto importante a ser destacado na campanha da Tigre é o compromisso da empresa em mostrar sua verdadeira essência, sua trajetória e compromisso de mais de 80 anos que foram postos em xeque por conta de uma plataforma de procedência duvidosa de jogos de azar.  
 
Com isso, a marca nos convida também a refletir como a dinâmica nas redes sociais é extremamente frágil. Isto é, por conta de uma atitude aparentemente simples de se livrar dos anúncios de joguinhos, uma multinacional gigante viu sua presença digital ser fortemente atingida. 

A campanha vem, então, como resposta para selar e proteger a integridade da Tigre Brasil, utilizando da comunicação criativa para manter o relacionamento com o público, além de assegurar que a palavra “Tigre” continue sendo sinônimo de qualidade e confiança para os brasileiros. 

A peça é resultado do trabalho em conjunto do time da Tigre Brasil com a agência Energy BBDO.  

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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