Marketing Digital para empresas: como funciona?

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Para ter bons resultados na internet, é preciso entender muito bem sobre marketing digital. No entanto, não compensa investir em qualquer tipo de estratégia. Neste post, saiba como funciona o marketing digital para empresas!

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Você já parou pra pensar no número de buscas que o Google recebe todos os dias? A quantidade de informações buscadas é enorme e a todo momento, e isso também inclui pesquisas sobre produtos e serviços.

Tempos atrás, era bem comum solicitar o contato de um representante da marca para solicitar uma compra. Hoje, isso mudou completamente. Os consumidores preferem consultar as referências que estão na Internet e, na maioria das vezes, só procuram o setor comercial quando a decisão de compra já foi tomada.

Se você está procurando por conteúdos relacionados ao marketing digital, provavelmente já deve ter se deparado com muita coisa bacana. No entanto, o marketing digital para empresas é diferente do marketing digital tradicional, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

Confira a seguir!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital nada mais é que um conjunto de ações estratégicas praticadas no ambiente digital. Essas estratégias funcionam como o caminho a ser seguido em direção a um objetivo e existem várias ferramentas nas quais podem ser aplicadas, entre elas, estão: as redes sociais, o Google, o e-mail marketing, os blogs, etc.

O marketing digital tradicional e marketing digital para empresas

Primeiro de tudo, precisamos levar em consideração que uma empresa tem o foco de vender um produto ou serviço para alguém.

Tudo bem, todos querem vender alguma coisa. Mas, para vender, precisamos levar em consideração quais são as melhores estratégias, certo?

Por exemplo, para alguns segmentos, fazer postagens nas redes sociais não vai trazer nenhum resultado. Para outras, pode trazer.

Várias empresas já entenderam que criar uma presença digital é essencial para gerar negócios, afinal, se o seu público-alvo está na Internet, a sua marca também precisa estar.

No marketing digital como um todo, vemos diversas estratégias. Mas, é preciso saber focar nas que realmente são efetivas para o seu negócio.

Quais são os benefícios do Marketing Digital?

Se tornar uma autoridade no segmento de atuação

Um dos maiores benefícios que o Marketing Digital oferece é a oportunidade das empresas se tornarem uma referência muito respeitada no segmento em que atuam. Com a criação de um conteúdo relevante, é possível posicionar uma marca como autoridade no assunto de interesse dos clientes potenciais e aumentar as suas chances de conquistá-los.

O consumidor busca informações sobre um determinado problema. Assim, se a sua empresa aparece oferecendo um conteúdo que o ajude a lidar com essa dificuldade, consequentemente, ele passará a confiar em você. Isso significa mais possibilidades de gerar vendas.

Ter alcance global

Com a Internet, a atuação da empresa se torna extremamente ampla. Não existe limitação geográfica, ou seja, os consumidores do mundo todo podem se tornar clientes já que ela não está mais limitada pela sua região, como uma loja física.

Além disso, outra vantagem é que não existe limitação de horário comercial no digital, e o seu público pode chegar até a sua marca a qualquer momento. Por isso, o universo online aumenta as oportunidades de gerar negócios.

Obter resultados facilmente mensurados

Uma das maiores preocupações das empresas é a mensuração de resultados, principalmente quando o assunto é ações de marketing, e com as estratégias digitais não é diferente. Aliás, em muitos casos, o receio é ainda maior por se tratar de um ambiente novo.

A boa notícia é que, na Internet, todas as ações são mensuráveis e os resultados são facilmente medidos por diferentes ferramentas, facilitando a comprovação do famoso retorno sobre o investimento (ROI).

Fazer uma segmentação eficiente

Outro benefício que a Internet proporciona é a oportunidade de filtrar bem o seu público para cada ação. No digital, é possível coletar dados valiosos sobre a audiência, o que permite que as empresas façam investimentos mais bem direcionados para o seu público-alvo. Assim, as campanhas se tornam ainda mais eficientes e, consequentemente, os resultados são mais efetivos.

É possível escolher as características do público, como faixa etária, sexo, interesse, região que mora e, até mesmo, as necessidades. Legal, né?

Quais são os resultados mais comuns a partir das estratégias?

Agora, vamos mostrar pra você uma lista dos principais resultados que são alcançados quando se aplica o Marketing Digital em uma empresa:

  • Aumento das vendas;
  • Conquista de uma posição de referência no mercado;
  • Aumento do conhecimento da marca;
  • Geração de novos e qualificados leads;
  • Destaque aos diferenciais da empresa, entre outros.

Por onde começar no marketing digital?

Como falamos, as estratégias podem variar de negócio para negócio.

É claro que o ideal seria investir em tudo, no entanto, nem sempre existe verba para isso. Por isso é tão importante saber focar em ações “certeiras”.

Por exemplo, se você tem um negócio local, como uma barbearia, nada melhor do que se cadastrar no Google Meu Negócio. Assim, quando as pessoas procurarem uma barbearia próximo do local onde você está instalado, vai encontrar o seu negócio.

Primeiro, entenda a característica do seu negócio para apostar em ações que vão gerar resultados. Depois disso, você pode ir investindo em outras estratégias.

Exemplos de estratégias de marketing digital para empresas

Agora que você já entendeu que primeiro deve conhecer o seu negócio e avaliar quais estratégias são mais indicadas, vamos conferir alguns exemplos do que pode ser feito. Veja a seguir!

Google Meu Negócio

Não é atoa que colocamos essa ferramenta como primeira da lista, afinal, é lá que você pode colocar seu endereço, fotos, informações de contato, site.

O Google Meu Negócio é o seu pontapé no marketing digital e é super importante que você cadastre a sua empresa na ferramenta. Dentro dele, é possível impulsionar o seu negócio e atrair mais pessoas, possíveis clientes. Vale super a pena!

Google Ads

Atualmente, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Então, se você quer que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar perfeito para anunciar.

Aliás, mesmo que você nunca tenha realmente utilizado o Google Ads ou criado uma campanha, provavelmente você já tenha interagido com algum anúncio.

Ao digitar qualquer palavra-chave popular no Google, você será imediatamente saudado com uma coleção de anúncios pagos, mais ou menos assim:

marketing digital para empresas

Essa ferramenta vai te ajudar a aparecer nos primeiros resultados das palavras-chave do seu negócio no Google. Dessa forma, aumentando a visibilidade da sua empresa e as possibilidades de venda.

O bom é que o valor investido pode variar muito e, mesmo com pouco investimento, é possível ter bons resultados. A maioria das empresas que cresceram nos últimos anos investem em Google Ads!

Depois do Google Meu Negócio, que é uma ferramenta gratuita, o Google Ads é o início do marketing digital para empresas.

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Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!

Conteúdos orgânicos

Abaixo dos resultados do Google Ads, aparecem os conteúdos orgânicos, também conhecidos como trabalho de SEO, aqueles que não pagaram para aparecerem ali.

No entanto, existe um trabalho bem estruturado por trás desse conteúdo. Para aparecer entre os primeiros resultados, você precisa produzir um conteúdo relevante e saber trabalhar muito bem com as suas palavras-chave.

Para isso, leve em consideração a otimização do conteúdo do seu site e a possibilidade de criar um blog, esses pontos vão te ajudar bastante.

Normalmente, o conteúdo orgânico demora mais tempo para dar resultados (em média 6 meses). Por isso, é legal trabalhar o conteúdo orgânico e o Google Ads, que traz resultados rápidos, juntos.

Inbound marketing

Basicamente, o inbound marketing é o trabalho de educação do seu cliente – e deve ser feito juntamente com o trabalho de SEO que falamos no tópico anterior.

Ao criar conteúdos relevantes para o seu público, é interessante começar a oferecer materiais ricos, como e-books, para atrair as pessoas que estão interessadas em você e, futuramente, começar a rodar o e-mail marketing e outras ferramentas de marketing digital.

Conclusão

Ficou com dúvida do que você deve fazer? Então vamos lá, o caminho basicamente é esse:

O primeiro passo é estudar e entender o seu negócio e criar o Google Meu Negócio. Depois disso, comece a investir no Google Ads – e nessa parte é interessante que você contrate uma agência para te ajudar, se não você pode acabar gastando dinheiro atoa.

Conforme o Google Ads for trazendo resultados, comece a investir nas outras estratégias, pois elas não te trarão resultados tão imediatos. Então, é melhor você ter mais tranquilidade na hora de trabalhar o orgânico.

E então, curtiu o conteúdo?

Para entender ainda mais sobre o assunto, baixe agora o Manual do Marketing Digital.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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