O mercado de Internet Service Providers (ISP ou, em português, também bastante conhecido como provedor de internet) está em forte crescimento, sendo a liderança do mercado, com aumento de 14,1% em 2022, em comparação com o ano anterior. Mostre seus diferenciais em relação aos concorrentes.
Com o aumento da concorrência, tem se tornado cada vez mais essencial se destacar no mercado para sair a frente e aumentar sua carteira de clientes. E o marketing digital para provedores de internet será seu aliado nisso.
Afinal, esse é um setor com características diferenciadas e é importante ter isso em mente na hora de criar suas estratégias. Vamos trazer a seguir as melhores dicas que ajudarão nessa trajetória. Continue lendo e saiba mais.
Conheça bem as características do público-alvo
Quem são seus clientes? Quais suas características? Quais os comportamentos deles? Ter essas informações em mãos será importante para definir um plano de marketing eficiente e que será capaz de proporcionar o aumento da visibilidade e no número de clientes.
Por isso, analise quais são as informações dos seus assinantes atuais. Se você está começando agora e não tem esses dados, pode coletar os dados médios de usuários de ISP na sua região ou, até mesmo, nacionalmente.
Trace objetivos e metas
Toda ação de marketing para provedores de internet visa alcançar determinadas metas e objetivos: aumentar número de clientes, se posicionar no mercado, proporcionar conhecimento sobre a ISP, entre outros.
E, por isso, é preciso pensar o que você pretende alcançar e, principalmente, em qual ponto está agora. Identificar o cenário atual e o que pretende no futuro ajudará a criar um planejamento consistente, mensurável e capaz de alcançar os resultados esperados.
Algumas dicas para isso são:
- Defina um cronograma de ação, ou seja, as metas precisam ser alcançadas em até X dias/meses, por exemplo;
- Analise se há recursos o suficiente para fazer com que essa meta seja cumprida. Não adianta, por exemplo, aumentar um percentual de clientes se não há investimento para melhorar a infraestrutura e viabilizar isso;
- Mensure se são metas reais. Por exemplo, se você acabou de começar suas atividades em um grande centro urbano (com empresas maiores e consolidadas), ser a empresa com o maior número de seguidores em 3 meses pode não ser tão plausível assim;
- Faça uma reavaliação das metas ao longo da trajetória. Por exemplo, se está pensando em resultados semestrais, olhe para elas novamente a cada mês.
Crie campanhas criativas e alinhadas com tendências atuais
O mercado de provedor de internet está inserido em uma área extremamente inovadora: o de tecnologia. E, por isso, sua empresa precisa mostrar que está alinhado com essa questão.
Mostre que está antenado com a modernização das suas atividades, tendências e perspectivas para o futuro. Esse é um bom chamariz, principalmente, porque é uma área na qual há
Agregue valor para o seu cliente
O seu serviço de provedor tem um papel fundamental para a rotina do cliente. Afinal, não é apenas a conexão de rede que você proporciona para ele, mas também:
- A possibilidade de poder trabalhar em casa (nos casos de serviços domésticos) ou maior produtividade na empresa (nos casos de serviços comerciais);
- Agilidade na resolução de problemas quando houver instabilidade ou queda no serviço;
- Confiabilidade de que o cliente sempre terá ao seu lado a melhor conexão, estável e segura;
- Serviço de qualidade, com padrão de velocidade de acordo com as principais possibilidades atualmente.
Isso ajuda a posicionar seu negócio como capaz de proporcionar uma experiência única e diferenciada para o cliente. E isso deve ser trabalhado nas suas estratégias de marketing para obter maior confiança do público.
Além disso, outra questão importante ao demonstrar o valor que você gera para o cliente é mostrar no que ele se diferencia de outras empresas do mercado na mesma área. Por exemplo:
- Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Taxa menor de latência;
- Velocidade maior do que a dos concorrentes;
- Atendimento diferenciado;
- Pacote de serviços mais completos do que os de outros concorrentes, entre outras possibilidades.
Defina um protocolo de gestão de crise
Com a transformação digital e cada vez mais as pessoas estando interconectadas, problemas nos serviços de internet podem tomar grandes proporções. E, por isso, você precisa estar atento para saber como lidar com eventuais cenários de crise.
Algumas dicas importantes, principalmente para provedores de internet, são:
- Seja proativo no contato. Monitore menções que falem sobre o seu negócio em redes sociais e entre em contato para resolução imediata do desconforto;
- Analise reclamações em locais como Reclame Aqui e fóruns especializados, para mudar a percepção negativa sobre seu negócio;
- Sempre ofereça resoluções práticas para problemas técnicos que estejam acontecendo, ou seja, sanando a dor do cliente;
- Mantenha uma postura de escuta ativa, para entender qual é o incômodo presente ali. Isso demonstra empatia e ajuda a resolver questões de crise em seu negócio.
Invista em várias frentes
Uma boa estratégia de marketing para provedores de internet é multicanal, ou seja, atua em diferentes frentes. Não basta ter apenas redes sociais: a presença digital pode gerar um bom relacionamento, mas pode demorar um pouco mais para começar a trazer clientes.
Estão entre as frentes que você deve abordar:
- Tráfego pago (uma das que proporciona melhores resultados para os provedores de internet);
- Presença em redes sociais;
- Estratégias de SEO;
- Marketing de influência;
- Inbound marketing.
Com todas essas dicas, você consegue começar a pensar em uma estratégia de marketing digital para provedor de internet. E lembre-se que trabalhar bem os diferentes canais potencializa seus resultados tanto a longo quanto a curto prazo.
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