A experiência do consumidor online deve ser planejada para suprir suas necessidades. Confira a seguir 5 ótimas dicas para melhorar experiência do consumidor online!
Primeiramente, nos dias de hoje, é fundamental que todas as empresas, dos mais diversos segmentos, tenham estratégias bem estruturadas para melhorar a experiência do consumidor online.
Números comprovam que os clientes reconhecem a importância de uma interação positiva. Ainda mais, segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 80% dos clientes acreditam que a experiência que vivem com uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.
Dessa forma, as empresas que não acompanharem as novas demandas do mercado, perderão clientes ficarão para trás.
Continue lendo esse post e confira 5 formas de melhorar a experiência do consumidor online!
Por que pensar na experiência do consumidor?
Não basta apenas pensar na compra final do produto e/ou serviço, pois é necessário engajar o cliente em toda sua jornada de compra. Mas, afinal, o que seria essa jornada?
A jornada de compra é, em suma, o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Esse caminho possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.
Sendo assim, é preciso encantar o consumidor antes mesmo do entendimento do seu problema principal.
A melhor maneira de realizar uma estratégia assertiva é apostando em ferramentas e soluções eficientes, que cubra de ponta a ponta toda a experiência. Em outras palavras, ter uma boa interação e comunicação assertiva. Aqui, as ferramentas digitais ganham destaque.
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5 formas de melhorar a experiência do consumidor online
Depois de entender a importância de realizar o engajamento digital, que tal colher os melhores insights para aprimorar, de fato, a experiência do consumidor online?
Confira abaixo as 5 ótimas dicas:
1. Tenha uma estratégia assertiva
Antes de mais nada, não é possível começar a colocar em prática ações para melhorar a experiência do consumidor online sem ter um bom plano traçado. Por isso, objetivos precisam ser definidos.
Muitas pessoas reclamam de não ter o retorno esperado com as redes sociais. Mas, publicar apenas fotos sem um objetivo por trás, por exemplo, não é uma boa estratégia.
A sua marca precisa ter um tom de voz definido, uma posição estabelecida perante o mercado e se tornar referência. Para isso, tenha ciência do quão essencial é entregar aos clientes conteúdo de qualidade, seja por blog posts, mensagens automatizadas, newsletters, mala direta, posts nas redes sociais e outros.
2. Saiba quem é o seu público
Conhecer o seu público é extremamente fundamental para qualquer empresa. Você precisa saber quais são as redes que ele usa com mais frequência, quais suas preferências, suas ambições, qual a linguagem que os acessa — escrita e visual, e sobretudo os nichos que ocupa.
É impossível falar para todos, e talvez esse seja um erro dos mais comuns. Para não atirar para todos os lados e falar com o público da sua marca, estude quais são as suas características.
Afinal de contas, com um número tão grande de usuários, a internet é poderosa para quem diz exatamente o que o seu público quer ouvir.
3. Escolha as redes mais adequadas
Como acabamos de falar, não dá para atirar para todo lado. Além do mais, nem sempre as redes sociais mais utilizadas pelo seu público são as que você considera as mais divertidas e interessantes.
No entanto, seu negócio precisa estar onde os consumidores em potencial dele estão. É dessa forma que você conseguirá produzir conteúdo de qualidade para eles e, consequentemente, melhorar a experiência deles!
4. Automatize o seu atendimento
Quando falamos sobre automatização do atendimento, estamos dizendo de um conjunto de estratégias pensadas para tornar os processos de um negócio mais eficientes.
O primeiro passo é revisitar o que você já sabe sobre o seu público, a fim de compreender quais os melhores canais de vendas para implementar a automação a partir do perfil de quem compra seus produtos.
Vale lembrar que é fundamental considerar seu funil de vendas durante esse processo, pois é a partir dele que você vai conseguir entender o estágio em que o seu consumidor se encontra e, assim, o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no caminho de vendas.
O chatbot se destaca como uma ferramenta eficaz no momento de automatizar o atendimento, por ser capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de diversos aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais.
5. Não deixe os clientes esperando
A rapidez com que os processos ocorrem pela internet também interfere na velocidade em que os clientes querem ser atendidos. Por isso, é importante deixar claro como ocorre o atendimento da empresa, informando o horário e canais de atendimento.
Assim, não deixe de automatizar processos, para melhorar a experiência do consumidor mesmo quando ele entrar em contato com o seu negócio após o horário comercial costumeiro.
Além disso, você pode colocar uma caixa de perguntas frequentes no seu site, podendo solucionar as possíveis dúvidas do seu público rapidamente.
Agora que você já sabe como melhorar a experiência do consumidor online, é hora de colocar as mãos na massa. Coloque nossas sugestões em prática e conquiste ótimos resultados!
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.
Sucesso!