Menos é mais: O que aprendemos com a propaganda do iFood na final do BBB 24

Atalhos para este artigo

A final do programa Big Brother Brasil 24 aconteceu no dia 16 de abril e não apenas consagrou o novo milionário e campeão Davi, mas também foi palco de uma das peças publicitárias com maior repercussão dos últimos tempos.

O iFood acertou em cheio aumentando 12 vezes o número de engajamento no X (antigo Twitter) e é claro que a Mestres do Site vai te explicar tudo sobre esse case para você aprender a replicar no seu negócio! Boa leitura.

BBB como palco para grande marcas

Não é novidade que o BBB, a cada ano que passa, é disputado por grandes players do mercado como Americanas, Stone, Pantene, Chevrolet, entre outros gigantes.

As ações milionárias chegam a custar entre R$ 1,5 milhão a R$ 105 milhões, dependendo da inserção, tempo de exibição, exposição da marca, entre outros fatores.

Nesse sentido, diferentes nichos disputam todos os anos o espaço nobre da tv aberta e na edição de 2024, o iFood foi um dos grandes nomes que utilizaram o reality como palco para publicidade, estreando na posição de patrocinador.

E o resultado, como já era de se esperar, colocou a marca no topo já na primeira semana do BBB, liderando o ranking dos nomes mais mencionados nas redes sociais, conforme o relatório publicado pela Stilingue.

O branding do iFood

O iFood é conhecido por ter um branding muito bem consolidado e uma comunicação com o seu público altamente assertiva. O logotipo branco e vermelho, o tom divertido e as notificações cheias de memes no aplicativo são apenas alguns dos exemplos responsáveis por gerar uma forte conexão com o público.

propaganda,publicitárias

Outro mérito indiscutível do iFood foi a ressignificação das notificações in app para o usuário, afinal, as notificações que recebemos dos aplicativos baixados nos nossos

celulares geralmente são motivo de perturbação para os usuários, afinal recebemos dezenas delas por dia.

Mas o iFood fez diferente e converteu essas mensagens em algo desejado e esperado: a empresa utilizou da estratégia de enviar cupons de desconto via push notification, fazendo com que os usuários esperassem ansiosamente para receber uma notificação do aplicativo.

Aliado a isso, as mensagens engraçadas e disruptivas criaram o cenário perfeito para fidelização e conexão com os clientes.

propaganda,publicitárias

A propaganda icônica da final do BBB 24

A final da edição de qualquer BBB é um evento muito esperado. No entanto, a final do BBB 24 bateu recorde de audiência e superou o BBB 21, até então considerada a edição mais vista.

A temporada de 2024 não apenas ultrapassou o número de votos da final da edição anterior, mas alcançou uma média de 29 pontos no estado de São Paulo, o que equivale a aproximadamente 7 milhões e 700 mil espectadores simultâneos.

Já imaginou sua marca tendo essa visibilidade? É algo surreal! E nesse contexto estrategicamente criado, o iFood ficou 30 segundos sob os holofotes da final que renderam um engajamento imenso nas redes sociais, levando a marca a alcançar os Trending Topics do X.

Na peça, que você pode conferir aqui, o iFood, ao lado da participante Beatriz Reis, ou Bia do Brás, criou uma peça subversiva que quebrou todas as expectativas de quem estava assistindo.

Beatriz, que ao longo da temporada toda foi destaque por sua animação excessiva, bordões e gritos, simplesmente ficou em silêncio enquanto saboreava um prato de macarrão, deixando todo mundo sem reação.

A quebra de expectativa estava justamente no fato de todos que acompanhavam a ex-BBB estavam esperando uma reação exagerada ou ao menos uma fala, mas não. Nada foi dito.

Mesmo sem dizer uma palavra, a propaganda foi certeira e mostrou que quebrar expectativas, quando bem planejado, pode ser uma estratégia extremamente bem sucedida.

E o que podemos aprender com isso? Que muitas vezes, o menos é mais. Nesse caso, o silêncio falou mais que qualquer outra coisa que Beatriz pudesse dizer. E, com isso, fica a reflexão sobre a importância de comunicar com assertividade, ou seja, dizer apenas o que precisa ser dito e nada mais.

No marketing não existem fórmulas prontas, não há verdades incontestáveis, cada marca ou empresa tem autonomia para traçar o próprio caminho. E nesse momento, quanto melhor for a sua estratégia e o seu nível de ousadia para fugir do óbvio, melhores serão seus resultados.

Conte com a Mestres do Site para criar e executar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio! Somos especialistas em fazer a sua empresa vender no digital.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital