A pomada Minancora é um dos produtos de beleza clássicos que é recomendado de geração para geração. A Mestres do Site conta como esta marca tão tradicional conseguiu se reinventar para o mercado digital e obter sucesso.
O começo e a evolução de Minancora
Em 1912, o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves realizou a fabricação artesanal da pomada combinando cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora.
O produto que proporciona ação antisséptica, cicatrizante e visa a manutenção da saúde da pele tem sua fórmula registrada no Departamento Nacional de Saúde Pública. Em 1915, começa a ser vendido em diversas regiões do Brasil, tornando-se amplamente conhecido.
Em 1994, a marca inaugura a sua unidade industrial em Joinville, no estado de Santa Catarina, e inicia pesquisas para a produção de novos produtos — que são lançados 3 anos mais tarde.
Em janeiro de 2024, a Minancora anuncia o redesign de sua logomarca, que traz uma estética mais contemporânea, mas mantém a familiaridade do visual clássico.
A presença digital de Minancora
Com seus mais de 100 anos de existência, a marca soube se adaptar ao mercado digital de maneira inteligente. Presente no Instagram, TikTok, X (antigo Twitter) e no Facebook, seus conteúdos reforçam os benefícios de seus produtos e os apresentam para um público novo de maneira simples e bem feita.
O contato com seus seguidores é sempre realizado de maneira casual e amigável, ajudando-os com as suas dúvidas ou como troca de afeição.
Seu blog apresenta conteúdos e guias sobre skincare e cuidado com os diferentes tipos de peles — seja de jovens ou pessoas mais velhas —, sendo um grande aliado para quem deseja conhecer com mais profundidade seus produtos e como utilizá-los.
Aumento nas vendas digitais
Além de listar as vantagens de seus cremes e sabonetes, a Minancora também usa as redes sociais para divulgar em quais marketplaces e sites os usuários podem adquirir seus produtos.
O resultado disso? Suas vendas digitais cresceram 104% no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da Close-Up International. Isso significa que a marca conseguiu reforçar sua posição no mercado, sendo uma das líderes no segmento de produtos de pele, já que consegue competir dentro de uma área muito competitiva e em constante crescimento.
Como uma marca se mantém atual no mercado?
Manter uma marca antiga relevante no mercado atual exige uma combinação estratégica de ações que conectem o legado da marca com as últimas tendências.
Como sempre, o primeiro passo é entender o público atual. No caso de Minancora, a temática de cuidados com a pele está sempre em alta e ganhou muito mais relevância nos últimos anos com o fenômeno da skincare nas redes sociais.
Outra forma de uma empresa ser relevante é engajar-se com o público, algo que a pomada conseguiu fazer por meio de uma estratégia de marketing bem planejada e presença digital otimizada. Seus conteúdos são informativos e a interação com sua comunidade é realizada de maneira prestativa e carinhosa, atendendo dúvidas e agradecendo os feedbacks que recebe.
A atualização da identidade visual também é uma estratégia para manter marcas tradicionais relevantes no mercado, e a Minancora atualizou a sua logo para ficar mais contemporânea, legível e amigável. Porém, o mais importante ficou como está: sua fórmula clássica.
Por que se preocupar com isso?
Adaptar-se ao mercado é crucial para a sobrevivência e o sucesso de qualquer marca. As empresas que não se esforçam para isso correm o risco de perder relevância e, em último caso, o próprio negócio.
Investir em pesquisa de mercado, inovação, identidade visual e, principalmente, em marketing digital são algumas das medidas que as marcas tradicionais podem usar para se revitalizar, conectar-se com público atual e garantir sua competitividade no mercado.