O boom das corridas no Brasil

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Certamente você foi impactado por alguém nas suas redes sociais que começou a se interessar por corrida nos últimos meses, certo? O fenômeno “On my running era” aconteceu de forma massiva e virou tendência nas plataformas. E assim como tudo que ganha o interesse do público, a corrida atraiu olhares e o mercado rapidamente aproveitou esse momento.

Continue lendo e entenda como a era das corridas está ganhando força, gerando conversões e criando uma comunidade forte no Brasil.

“On my running era” – A era das corridas

Sabe aquele story publicado às 05h da manhã de um amigo, parente ou conhecido que está começando a se interessar por corrida? O fenômeno “on my running era”, como se popularizou nas redes sociais, diz respeito ao despertar individual para a corrida que cada pessoa tem.

Em outras palavras, podemos traduzir como quando o “bichinho da corrida” pica alguém e ela rapidamente fica obcecada pelo assunto e tudo gira em torno disso. Apesar da analogia, esse tema merece atenção especial pois o interesse pela corrida no Brasil teve um pico de crescimento fora do comum que começou em meados de junho de 2023.

Um relatório da Strava, aplicativo de corrida, ciclismo e trilha, mostrou que a corrida foi o esporte mais popular de 2023. De lá pra cá, as buscas pela palavra “corrida” no Google só crescem, e o mês de maio de 2024 teve o maior número de buscas registrado em 20 anos.

Por que o hype? Muito simples… na era digital, tudo o que conquista o interesse do público de forma significativa, tende a impactar a rotina e os hábitos daquelas pessoas.

O poder do Instagram e TikTok

Faça o teste: se você pesquisar por “corrida” ou “running era” em plataformas como o TikTok ou Instagram, vai encontrar mais de 30 milhões de conteúdos relacionados a treinos, rotina, dicas, acessórios, entre outros itens.

Isso significa que, se a corrida está presente nesses canais, vai alcançar cada vez mais pessoas, o que tende a gerar novos interessados pelo esporte. É inevitável, afinal estamos falando de ferramentas como tráfego pago, marketing de influência e o próprio círculo social de um usuário impulsionando aquele tema, portanto, não há muito para onde fugir.

Em 2023, estima-se que foram realizadas cerca de 150 mil corridas de rua, com um aumento de 13% no número de participantes em relação ao ano anterior. Ou seja, os números não mentem: essa comunidade está cada vez mais sólida e novas pessoas no seu entorno se tornarão fãs de corrida do dia para a noite.

O poder da conexão via comunidade

No marketing, quando falamos em comunidade, estamos falando de um grupo de pessoas que compartilham interesses, valores, crenças ou experiências comuns e que interagem constantemente entre si.

A criação e o desenvolvimento de comunidades são estratégias valiosas, pois permitem perpetuar palavras (pace, core, cadência, no caso da corrida), produtos, serviços e novidades de maneira mais profunda.

Certamente, um dos fatores determinantes para o número de corredores crescer é seu fácil acesso, afinal, começar a correr não requer inscrição ou matrícula em um estabelecimento, nem locais e equipamentos específicos.

Sendo assim, a comunidade da corrida vai aumentando seu número de participantes a cada dia e alcançando novos espaços através de conteúdos orgânicos, influenciadores, anúncios, mídia e muito mais.

Conteúdos como o da influenciadora Manuela Cit, por exemplo, geram milhões de visualizações no TikTok e mostram a rotina da estudante de medicina e sua evolução na corrida. O que pode parecer algo simples, na verdade é muito mais poderoso que isso.

Ao analisar os comentários do perfil da corredora, é possível encontrar centenas de pessoas compartilhando o poder da influência que Manuela trouxe para a vida delas ao despertar a vontade de correr. Veja: https://www.tiktok.com/@manuelacit/video/7318530074909756677

O comportamento do mercado

É mais que natural que o mercado esteja atento a todo esse boom das corridas. Quando buscamos por “corrida” no Google, a palavra “tênis” aparece nas primeiras pesquisas relacionadas, o que mostra que ele é um elemento essencial.

Sabe-se que o mercado de tênis esportivos é responsável por um crescimento de US$ 8 bilhões em volume total de vendas em apenas sete anos, segundo relatório da Bernstein Research divulgado pela IP Capital Partners.

Nesse sentido, as gigantes do mercado como Asics, Adidas, Nike, entre outras, estão cada vez mais poderosas, mas, ao mesmo tempo, habitando um mercado cada vez mais competitivo.

Se você pensa que o mercado da corrida está somente concentrado nos tênis, está muito enganado. Roupas fitness, snacks, acessórios como meias e faixas, suplementos, óculos de sol e vários outros itens figuram como itens de desejo dessa comunidade.

Viu como uma comunidade bem construída tem um poder de influência e de compra muito grande? Por tudo que se observa, o movimento “on my running era” só tende a crescer e a saúde da população, nesse caso, é beneficiada diretamente.

Essa é apenas uma das provas de como as estratégias de marketing ultrapassam a bolha digital e se mesclam com a vida real a todo momento. Por isso é importante trabalhar para construir a sua presença digital o quanto antes.

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Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

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