O imediatismo em tempos de streaming

Atalhos para este artigo

Antes das plataformas de streaming, o público tinha acesso a conteúdos de entretenimento através da assinatura de canais de TV, locadoras e canais abertos. O imediatismo era praticamente inexistente, se compararmos ao que temos hoje, com tantas opções de plataformas de conteúdo.   

O que é imediatismo 

O imediatismo é a tendência de buscar satisfação, resultados ou informações de forma rápida. Em outras palavras, é a cultura do “agora”, onde a gratificação instantânea se sobrepõe à construção gradual.  

O imediatismo se tornou mais comum em nosso cotidiano por dois motivos: 

  • Tecnologia: smartphones e internet de mais fácil acesso nos fornece informações e serviços de maneira muito rápida. Essa facilidade acabou moldando as expectativas coletivas e individuais. 
  • Sociedade: a pressão por resultados rápidos e a cultura do consumo se tornando mais imediato contribuem para o fortalecimento do imediatismo.  

O imediatismo na era do conteúdo rápido 

A internet acostumou as pessoas a receber resultados de forma quase instantânea. Seja pesquisando algo, assistindo um conteúdo ou comprando um produto online.  

A constante geração e produção de novos conteúdos nos leva a priorizar o que é novo e atual. E a busca por novidades nos impede de aprofundar em um único assunto por muito tempo.  

As redes sociais alimentam o imediatismo em relação às mídias e conteúdos, incentivando a comparação constante e a busca por validação. A necessidade de compartilhar momentos e experiências em tempo real aumenta a pressão da “cultura do agora”.  

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O imediatismo da Netflix 

A Netflix revolucionou o modo de consumo de séries e filmes pelos seguintes motivos: 

  1. Primeira plataforma de streaming lançada no mercado; 
  2. Valor de assinatura abaixo dos valores cobrados em assinaturas de canais pagos; 
  3. Sem anúncios na programação; 
  4. Catálogo abundante à distância de um clique. 

        Esses fatores fizeram com que o ato de realizar maratonas de conteúdo (o chamado binge watching) se tornasse mais comum, acessível e fácil.   

        Ao lançar suas próprias séries, a Netflix escolheu priorizar o comportamento que o seu público mais realizava na plataforma: maratonar uma série inteira em poucos dias. As redes sociais ajudaram a reforçar esse comportamento, que perdura até os dias atuais.  

        O imediatismo da HBO  

        O canal HBO (Home Box Office) é conhecido por suas produções de alta qualidade, reconhecidas pela crítica e pelas premiações internacionais. A plataforma segue o modelo padrão de canais de TV, em que a série tem um episódio lançado por semana, ao contrário da Netflix. 

        Esse tipo de lançamento poderia ser considerado fraco, mas a série Game of Thrones mostrou que não. Mesmo com poucos episódios por temporada e lançamentos semanais, a série se tornou sucesso de público.  

        As redes sociais também contribuíram muito para esse fenômeno, com as pessoas comentando em tempo real enquanto assistiam cada novo episódio. Na rede antes chamada Twitter, os usuários chamavam a noite de domingo de “domingot”, fazendo referência à série que era o assunto principal da plataforma por 1 hora aos domingos. 

        Comparando Netflix e HBO 

        Os métodos de lançamento das duas plataformas de streaming citadas possuem críticas e elogios. Mas, ao final das contas, o que acaba ditando o imediatismo em cima das séries lançadas é o boca a boca realizado nas redes sociais.  

        Para saber a duração do imediatismo entre Netflix e HBO, resolvemos comparar os níveis de pesquisas sobre suas séries mais recentes de sucesso. 

        A série Bebê Rena teve seus sete episódios lançados no dia 11 de abril de 2024 na Netflix. Utilizando uma ferramenta simples de pesquisa de palavra-chave, como o Google Trends, percebe-se o seguinte: 

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        O interesse pelo termo “Bebê Rena Netflix” dentro de um mês (11 de abril a 11 de maio) atingiu o pico no dia 28 de abril. 

        Depois, no dia 8 de maio, o interesse pelo termo já está baixo, mesmo a série tendo 85,5 milhões de espectadores totais até o dia 9 de junho de 2024.  

        Já a HBO estreou a segunda temporada de Casa do Dragão (série derivada de Game of Thrones) no dia 16 de junho. A temporada deve acabar no dia 4 de agosto de 2024.  

        Considerando que a série teve episódios lançados nos dias 16/06, 23/06. 30/06, 07/07, 14/07 e 21/07 até o momento de escrita deste artigo, a pesquisa no Google Trends abarcou o período de 16/06 a 25/07.  

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        Ao contrário de Bebê Rena, o  termo “Casa do Dragão” teve pico de interesse no dia 17 de junho, um dia depois da estreia da nova temporada. É interessante notar que os demais picos do gráfico acompanham os lançamentos dos episódios semanalmente.  

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        Conclusão 

        Atualmente, as redes sociais são as principais forças que alimentam e geram o imediatismo ao redor dos conteúdos. O medo de ler um spoiler ou ficar de fora do assunto que os amigos estão interessados podem, sim, aumentar a audiência de uma série. 

        Porém, os fatores que determinam se a obra terá relevância duradoura são a qualidade da produção, se teve destaque entre os conteúdos concorrentes, se foi indicado a prêmios, se teve boas críticas, entre outros.  

        Pensando no cenário de marketing, o imediatismo é o que ajuda o produto e/ou a marca a ganhar interesse de maneira rápida — o que é ótimo para um lançamento, por exemplo. Mas para que esse interesse não se perca totalmente é preciso pensar além do “agora”. Deve-se pensar em qualidade e maneiras criativas de cativar o públic

        Esse artigo foi escrito por...

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        Marcos Roberto

        Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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