As Olimpíadas de Paris 2024 acontecem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024 e estão movimentando as estruturas dentro e fora do digital. De campanhas gigantes à IA, a competição mundial tem movimentado muito o marketing esportivo, gerando insights importantes para quem trabalha na área. Vem entender tudo!
Jogos Olímpicos: uma oportunidade de conexão global
O maior evento esportivo do mundo reúne neste momento não só os maiores profissionais de elite do esporte, mas também uma multidão de espectadores de mais de 3 bilhões de pessoas conectadas ao mesmo tempo via transmissões ao vivo (streamings e canais de televisão).
O que isso significa? Além da paixão pelo esporte, um leque de oportunidades inigualáveis de exposição de marca, branding, marketing, conteúdos exclusivos, patrocínios milionários e muito mais.
Esse período representa uma oportunidade única de transformar o amor pelo esporte dos torcedores em lucro para cada patrocinador oficial: Nike, Coca-Cola, Samsung, Airbnb, Toyota, Visa e muitas outras gigantes.
Muito além das medalhas em 45 modalidades esportivas, estão em jogo algo tão valioso quanto nos dias atuais, os holofotes e a atenção exclusiva durante alguns segundos para cada marca que está marcando presença por lá.
Engajamento nas alturas
Segundo relatório divulgado pela Macfor, agência de Social Listening (monitoramento de redes sociais), diversas marcas patrocinadoras brasileiras como a Riachuelo, Mormaii e Havaianas já apresentaram números brilhantes quando se fala em engajamento das campanhas olímpicas que superaram a marca de 75% de comentários positivos.
A seguir, separamos algumas das campanhas de marcas patrocinadoras para você se inspirar.
Riachuelo
Havaianas
Coca-Cola
Toyota
Marketing de oportunidade
Para além dos patrocinadores oficiais, é importante relembrar o conceito de Marketing de Oportunidade, pois, ainda que você ou sua empresa não estejam diretamente conectados com as Olimpíadas 2024, isso não significa que você não possa aproveitar essa janela de oportunidade.
Foi assim que a Omo, por exemplo, marca de sabão e produtos para lavagem de roupas, surfou no hype da temática e se conectou com esse período criando seu próprio marketing de oportunidade.
Veja:
Se analisarmos rapidamente, é possível ver que a marca aproveita a temática da modalidade do skate, que, particularmente, recebe muita atenção do público e trabalha seu marketing se conectando de forma muito eficaz ao evento, sem mencioná-lo em nenhum momento.
Ou seja, não foi necessário explicitar em nenhum momento do que se tratava, e quase que como em um passe de mágica, a mensagem é passada, ganhando espaço na mente do espectador amante dos jogos.
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Além da inspiração da Omo, separamos três dicas de ouro, prata e bronze para inspirar sua criação de conteúdo de hoje até o final dos jogos:
1) Relacione seu conteúdo de alguma forma aos jogos
Independente do nicho, é quase certo que você pode se conectar de alguma forma com a história de inspiração que está por trás desse evento global. Aproveite isso para humanizar sua empresa e conectar emoções através da sua solução.
2) Crie tutoriais e dicas
Conteúdos práticos como tutoriais e dicas que se relacionam ao universo da saúde e bem-estar tem tudo a ver com esse momento. Se for o seu caso, aproveite!
3) Crie promoções por tempo limitado
Aproveite esse momento para oferecer descontos ou promoções exclusivas durante o período das Olimpíadas (de 26 de julho a 11 de agosto de 2024). Essa é uma ótima forma de atrair consumidores que estão bastante engajados, inclusive emocionalmente, com o evento.
Mas onde entra a IA (Inteligência Artificial)?
Se você achou que estava faltando alguma coisa, você estava certo. A IA (Inteligência Artificial), como comentamos em outras matérias, veio para ficar e é claro que marcaria presença nas Olimpíadas de 2024.
Esta edição olímpica contou com a tecnologia para redefinir padrões de segurança: A IA tem desempenhado funções importantes durante os jogos, como identificar atletas promissores, medir desempenhos e garantir mais justiça nas competições.
Além disso, ela também vem sendo usada para melhorar a experiência dos espectadores, além de aprimorar o sistema de vigilância, sinalizando e prevendo riscos.
Apesar disso, é importante destacar que o recurso da inteligência artificial não dispensa a necessidade de profissionais humanos integrando as equipes de segurança.