Inicialmente conhecido pelo “aplicativo das dancinhas”, o TikTok se tornou uma plataforma poderosa para impulsionar a fama de produtos. Diversos itens, das mais diversas finalidades, já se tornaram virais na plataforma. Conheça o seu super poder do engajamento orgânico.
O que engaja no TikTok?
A plataforma de vídeos é muito popular mundialmente, o que faz com que o seu potencial de viralizar conteúdos seja alto. Sempre tem algo novo rolando na rede. Uma música, uma dança, uma receita, uma história, um meme, uma pessoa em específico, um livro, um jogo, um desafio… As chances de ter um vídeo viral diferente para cada categoria citada neste exato momento são grandes.
Às vezes, o que chama a atenção para o conteúdo viralizar é a edição, o modo com que a pessoa fala algo, a história contada, o modo como a história é contada, a música, a piada, o meme. Cada caso de viralização possui o seu “fator X” que chamou a atenção de tantas pessoas.
O caso do livro de Machado de Assis
Recentemente, o conteúdo viral que pegou a internet de surpresa foi de uma tiktoker norte-americana. A influenciadora do ramo de livros, Courtney Henning Novak, postou um vídeo falando sobre o desafio literário que está seguindo atualmente.
O desafio consiste em ler um livro de cada país seguindo a ordem alfabética. Por exemplo, os livros lidos dos países que começam com a letra A foram:
– “My Pen is the Wing of a Bird, New Fiction” by Afghan Women (Afeganistão);
– “The Doll”, Ismail Kadare (Albânia);
– “Fantasia: An Algerian Calvacade”, Assia Djebar (Argélia);
– “O desejo de Kianda”, Pepetela (Angola);
– “Annie John”, Jamaica Kincaid (Antígua e Barbuda);
– “Eva Peron”, Alicia Dujovne Ortiz (Argentina);
– “Three Apples Fell From the Sky”, Narine Abgaryan (Armênia);
– “O rio secreto”, Kate Grenville (Austrália);
– “A pianista”, Elfriede Jelinek (Áustria);
– “The Orphan Sky”, Ella Leya (Azerbaijão).
Depois, Courtney leu mais 12 livros, todos de um país de letra B. Mas, ao chegar em seu 13º livro, que representa o Brasil, a influencer fez um relato inesperado.
Em vídeo, ela conta que faltam mais ou menos 100 páginas para terminar o livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”, escrito por Machado de Assis, e que não quer terminar a obra. E diz: “Por que não me avisaram de que este é o melhor livro já escrito?”. Ainda, expressa que quer aprender português para conseguir ler a versão do livro no idioma original e parabeniza o trabalho da tradutora Flora Thomson-Devaux em adaptar a história para o inglês.
O vídeo viralizou nas redes sociais, em que os usuários brasileiros exaltaram o autor e a literatura brasileira. E nos Estados Unidos, o resultado do viral foi Machado de Assis figurar como o autor mais vendido na Amazon e a obra citada ficou esgotada.
O caso do perfume do Cebolinha
No dia 16 de março de 2024, o usuário que se identifica como Renan postou um vídeo de dicas de “perfumes masculinos baratos que valem a pena conhecer“.
O conteúdo já faz o público ter atenção no início, quando Renan fala sobre o perfume infantil do personagem Cebolinha da marca Jequiti. Descrito como um perfume levemente frutado, com toques aromáticos e verdes, o produto despertou a curiosidade de muitas pessoas.
A procura pelo produto foi tanta que a marca vendeu em três dias o que costuma vender em um ano inteiro.
O que faz um produto viralizar no TikTok?
Não existe uma fórmula definida, mas analisando alguns casos de produtos que viralizam na plataforma, observa-se alguns pontos como:
● preço acessível e boa qualidade;
● qualidade acima do esperado;
● embalagem ou design diferente ou inovador;
● produto útil e interessante.
Nos dois casos citados acima — e em todos que envolvem produtos, no geral —, a forma como os influenciadores citaram a qualidade da obra e do produto fez com que os espectadores sentissem curiosidade em adquiri-los.
Os impactos da viralização do produto
Além do aumento no número de vendas, a viralização orgânica de um produto no TikTok pode gerar aumento da visibilidade e do reconhecimento da marca, bem como melhoria da sua reputação.
Com a marca sendo vista com bons olhos por um público maior, a marca ganha vantagem competitiva e interesse em seus outros produtos e lançamentos.
Outro ganho positivo para as marcas é a criação de uma comunidade engajada através da interatividade com os usuários. E se houver interesse e disposição para realizar uma pesquisa a fundo do público, é possível até ter inspiração para criar novos produtos, como O Boticário. De acordo com artigo do site Meio & Mensagem, as fragrâncias Egeo Fresh Meli e Egeo Sweet Meli foram desenvolvidas a partir da avaliação de comentários dos usuários do TIkTok.
Para encerrar, fica o aviso: não existe fórmula para fazer um produto viralizar organicamente na plataforma. Campanhas com influenciadores podem ajudar, mas não é garantia de sucesso.