O que as marcas podem ganhar ao patrocinar as Olimpíadas? 

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O patrocínio olímpico é uma ótima oportunidade para as marcas aumentarem sua visibilidade e se conectarem com um público engajado e animado. Entenda melhor essa relação com a Mestres do Site.  

Benefícios para as marcas patrocinadoras 

Ao se associar ao maior evento esportivo do mundo, as empresas podem conseguir: 

1 – Visibilidade global 

Por ser um evento esportivo mundialmente famoso, as marcas possuem uma plataforma para aumentar sua visibilidade e reconhecimento em diversos mercados. As empresas que patrocinam apenas a transmissão dos jogos também ganham mais visibilidade — trataremos disso a seguir.  

2 – Associação com valores positivos 

Os Jogos Olímpicos evocam valores de união, superação e excelência. Ao patrocinar o evento, as marcas podem vincular sua imagem a esses valores, o que fortalece sua reputação. 

3 – Aumento do engajamento 

As marcas podem aproveitar a energia dos espectadores para criar campanhas e experiências que geram maior engajamento com seu público.  

4 – Oportunidade de inovação 

O evento pode ser utilizado para anunciar o lançamento de novos produtos ou serviços, ou para apresentar novas tecnologias.  

5 – Fortalecimento da marca 

A associação com as Olimpíadas pode contribuir para aumentar a credibilidade e a relevância da empresa.  

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Exemplos de objetivos das marcas nas Olimpíadas de 2024 

Levando em consideração os benefícios citados, vamos comentar os objetivos das campanhas que algumas marcas realizaram durante os Jogos Olímpicos.  

  • Corona Cero: a patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) tinha como principal estratégia posicionar sua linha de cerveja zero álcool com o público do evento. O objetivo era posicionar o produto como uma nova forma de celebrar as vitórias.  
  • Visa: a empresa de serviços financeiros patrocinou o evento globalmente e tinha como objetivo reforçar o marketing institucional com foco na inclusão e na facilitação financeira.  
  • Samsung: a empresa de tecnologia sul-coreana quis fomentar a conexão entre atletas e torcedores. A marca entregou smartphones para os campeões olímpicos tirarem fotos no pódio com suas medalhas.  

As marcas mais notadas durante as Olimpíadas de Paris 

De acordo com a pesquisa do Datafolha (https://www.meioemensagem.com.br/olimpiadas/coca-cola-vivo-e-samsung-o-podio-das-marcas-mais-vistas-na-olimpiada), as 5 empresas que mais chamaram a atenção do público brasileiro durante as transmissões do evento esportivo foram:  

  • Coca-Cola (57%); 
  • Vivo (40%); 
  • Samsung (40%); 
  • Havaianas (34%); 
  • Visa (27%). 

Ainda, o Datafolha perguntou aos entrevistados — 1.274 pessoas ao todo — quais marcas eles associavam às Olimpíadas de maneira espontânea. As 5 mais citadas foram: 

  • Nike (26%); 
  • Adidas (24%); 
  • Coca-Cola (21%); 
  • Havaianas (9%); 
  • Olympikus (7%).  

Desta lista, apenas Coca-Cola e Havaianas foram patrocinadoras.  

O fato de Nike, Adidas e Olympikus serem associadas ao evento diz muito sobre os valores dessas marcas coincidirem com os valores das Olimpíadas. Além de, claro, mostrar que são marcas relevantes no segmento de esportes.  

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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