O patrocínio olímpico é uma ótima oportunidade para as marcas aumentarem sua visibilidade e se conectarem com um público engajado e animado. Entenda melhor essa relação com a Mestres do Site.
Benefícios para as marcas patrocinadoras
Ao se associar ao maior evento esportivo do mundo, as empresas podem conseguir:
1 – Visibilidade global
Por ser um evento esportivo mundialmente famoso, as marcas possuem uma plataforma para aumentar sua visibilidade e reconhecimento em diversos mercados. As empresas que patrocinam apenas a transmissão dos jogos também ganham mais visibilidade — trataremos disso a seguir.
2 – Associação com valores positivos
Os Jogos Olímpicos evocam valores de união, superação e excelência. Ao patrocinar o evento, as marcas podem vincular sua imagem a esses valores, o que fortalece sua reputação.
3 – Aumento do engajamento
As marcas podem aproveitar a energia dos espectadores para criar campanhas e experiências que geram maior engajamento com seu público.
4 – Oportunidade de inovação
O evento pode ser utilizado para anunciar o lançamento de novos produtos ou serviços, ou para apresentar novas tecnologias.
5 – Fortalecimento da marca
A associação com as Olimpíadas pode contribuir para aumentar a credibilidade e a relevância da empresa.
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Exemplos de objetivos das marcas nas Olimpíadas de 2024
Levando em consideração os benefícios citados, vamos comentar os objetivos das campanhas que algumas marcas realizaram durante os Jogos Olímpicos.
- Corona Cero: a patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) tinha como principal estratégia posicionar sua linha de cerveja zero álcool com o público do evento. O objetivo era posicionar o produto como uma nova forma de celebrar as vitórias.
- Visa: a empresa de serviços financeiros patrocinou o evento globalmente e tinha como objetivo reforçar o marketing institucional com foco na inclusão e na facilitação financeira.
- Havaianas: a patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aproveitou o espaço para reforçar sua presença internacionalmente, ainda mais que os chinelos agora são uma trend fashion (https://www.metroworldnews.com.br/estilo-vida/2024/03/21/chinelos-em-alta-como-eles-conquistaram-a-moda-em-2024/) em diversos países.
- Samsung: a empresa de tecnologia sul-coreana quis fomentar a conexão entre atletas e torcedores. A marca entregou smartphones para os campeões olímpicos tirarem fotos no pódio com suas medalhas.
As marcas mais notadas durante as Olimpíadas de Paris
De acordo com a pesquisa do Datafolha (https://www.meioemensagem.com.br/olimpiadas/coca-cola-vivo-e-samsung-o-podio-das-marcas-mais-vistas-na-olimpiada), as 5 empresas que mais chamaram a atenção do público brasileiro durante as transmissões do evento esportivo foram:
- Coca-Cola (57%);
- Vivo (40%);
- Samsung (40%);
- Havaianas (34%);
- Visa (27%).
Ainda, o Datafolha perguntou aos entrevistados — 1.274 pessoas ao todo — quais marcas eles associavam às Olimpíadas de maneira espontânea. As 5 mais citadas foram:
- Nike (26%);
- Adidas (24%);
- Coca-Cola (21%);
- Havaianas (9%);
- Olympikus (7%).
Desta lista, apenas Coca-Cola e Havaianas foram patrocinadoras.
O fato de Nike, Adidas e Olympikus serem associadas ao evento diz muito sobre os valores dessas marcas coincidirem com os valores das Olimpíadas. Além de, claro, mostrar que são marcas relevantes no segmento de esportes.