O CRM engloba todo o processo de gestão da base de clientes e do funil de vendas, desde a captação de novos consumidores, à conversão dos leads, retenção e fidelização do cliente.
Compreender o que é CRM e como aplicá-lo em sua empresa é um fator crucial para seus resultados em vendas, na captação, conversão e satisfação dos seus clientes.
Afinal, somente ter uma produção eficiente e produtos de qualidade não é o suficiente se você não conseguir encantar quem está na ponta da sua cadeia. Você conhece seus clientes atuais? E aqueles que se interessam pelo seu produto, mas ainda não consumiram da sua empresa? Você se comunica de maneira personalizada com cada um deles?
O CRM é um modelo de trabalho que pode ajudar seu negócio a responder essas questões e melhorar a relação com o cliente. Entenda mais a seguir!
CRM Marketing: significado
CRM (do inglês customer relationship management, que pode ser traduzido para gestão de relacionamento com o cliente) é um sistema que permite registrar e organizar todos os pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.
Dessa forma, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Assim, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.
Mas, o CRM vai muito além de uma lista de contatos. Ele possibilita que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e proporcione a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.
Além de organizar o dia a dia de trabalho, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Dessa maneira, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores.
A boa notícia é que esse tipo de ferramenta é cada vez mais acessível: antes difícil e caro de implementar, hoje o CRM está disponível para todas as empresas, em opções acessíveis e simples de usar.
Tipos de CRM
No geral, existem dois tipos de CRM: um voltado para grandes empresas e outro para pequenos negócios. Tanto um quanto o outro tem suas diferentes características, voltadas para atender as necessidades de cada tipo de empreendimento.
Confira:
Enterprise
Um dos maiores focos do sistema Enterprise é a personalização, tão fundamental para comportar todas as demandas de grandes organizações com funções bastante específicas.
Dessa maneira é possível incluir recursos mais robustos e oferecer um pacote de soluções que até os profissionais C-Level acompanhem o negócio com visão macro.
PME
As soluções de CRM para PME são perfeitas para times enxutos, que precisam de mobilidade e agilidade nas operações. O investimento é menor, afinal o sistema comporta menos opções de personalização e é mais simples.
Isso não significa, porém, que o CRM para pequenas empresas seja uma ferramenta superficial.
Pelo contrário, funcionalidades como integração com diversas ferramentas externas e automação de atividades ajudam muito na operação do dia a dia.
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Por que usar CRM?
O registro de informações dos clientes não é uma novidade, as empresas vêm utilizando diferentes ferramentas para fazer esse gerenciamento, como planilhas, anotações em documentos, conversas em aplicativos ou até agendas.
Essas alternativas funcionaram por muitos anos e, possivelmente, ainda podem funcionar quando se está começando um novo negócio e ainda não há um alto volume de consumidores e vendedores na empresa.
Mas, com o passar do tempo e o aumento da empresa, essas técnicas de gestão de relacionamento se tornam obsoletas ou, até mesmo, atrapalham o avanço das propostas de venda. Afinal, informações anotadas em planilhas ou agendas podem ser perdidas ou mal interpretadas.
Além disso, essas ferramentas dificilmente são compartilhadas com outros colaboradores da equipe. Assim, a comunicação entre os vendedores, ou mesmo entre o time de vendas e o marketing da empresa, acaba sendo comprometida.
Com uma ferramenta de CRM, você pode automatizar os processos e diminuir o esforço manual com preenchimento de planilhas e formulários. Com as informações dos leads organizadas e o software operando os processos, sua equipe tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o cliente.
Vantagens de usar CRM
Podemos dizer que algumas vantagens de usar CRM são:
- utilizar um software de CRM pode aumentar as vendas em 29%;
- a produtividade das equipes que utilizam CRM aumenta;
- o CRM oferece uma precisão das previsões de vendas 42% maior que outros softwares;
- o CRM ajuda a aumentar o relacionamento da marca com os clientes;
- o CRM ajuda a aumentar as taxas de conversão em 300%.
Além disso, a utilização de um software de CRM traz melhorias nas etapas comerciais e no atendimento aos clientes, ajuda na integração entre as equipes de Marketing e Vendas e oferece maior controle no fluxo de tarefas.
Ou seja, uma ferramenta muito poderosa, certo?
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