O que é SSL?

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Entenda o que é SSL e por que ele é fundamental para evitar crimes na internet, aumentar a credibilidade do seu site e melhorar seu ranqueamento no Google. Boa leitura!

Ter um certificado SSL é essencial para garantir a segurança e confiança do usuário em seu site. No entanto, nem todo mundo sabe disso.

Algumas empresas ainda não sabem como emitir esse certificado ou não têm conhecimento sobre o assunto.

Para auxiliar você nessa jornada, fizemos um post completo sobre o que é SSL e tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira a seguir!

Como funciona o certificado SSL?

SSL, ou Secure Socket Layer, significa Camada de Soquete Seguro em tradução livre.

Essa é uma tecnologia que traz maior segurança para o uso de informações pessoais e financeiras na internet. Assim, assegurando os usuários dos sites.

Funciona como uma camada de proteção que criptografa dados transmitidos entre usuário e o servidor da web. Assim, garante que as duas partes envolvidas na comunicação estejam anônimas, seguras e sigilosas.

Para você entender melhor, imagine que um cliente acaba de comprar um produto em um e-commerce. Logo após isso, o certificado SSL embaralha esses dados e, então, só podem ser interpretados pelo servidor da loja virtual.

Para que serve o protocolo SSL?

O intuito dele é garantir que apenas uma pessoa tenha acesso aos dados transmitidos por e-mail, páginas ou outros ambientes. Algo fundamental, já que cada informação trocada na internet passa por vários servidores antes de chegar ao destino.

O certificado SSL possibilita a transferência de dados sem que eles sejam descobertos por terceiros. Ou seja, adeus invasores!

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SSL influencia no SEO?

Para entender um pouco mais sobre como esse certificado digital se relaciona com o SEO, é bom ter uma noção maior sobre essas duas áreas.

Conforme você viu no tópico anterior, o SSL é basicamente uma camada de segurança para proteger as informações que os usuários compartilham com um site, blog ou e-commerce.

Já SEO significa Otimização para Mecanismos de Buscas e se refere a um conjunto de ações e práticas que resultam em melhores posições nas páginas de resultados do Google, por exemplo.

Para que o seu site seja bem ranqueado, é preciso seguir uma série de requisitos, e é aí que o SSL entra, influenciando nos seguintes modos:

Otimizando a experiência do usuário

O Google valoriza conteúdos na internet que valorizam a experiência dos usuários, permitem uma navegação amigável e não despertam no visitante aquela vontade de abandonar o site pela lentidão ou conteúdo mal apresentado.

A segurança, por exemplo, é um requisito indispensável para melhorar a experiência do usuário.

Caso um usuário se depare com um site suspeito, ele encontrará indícios e alertas de que o site não possui recursos de proteção e, muito provavelmente, não continuará nele.

A questão da segurança digital, especialmente em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) é um fator importante. A maioria dos usuários está muito mais consciente e não pensa duas vezes antes de fechar sites não criptografados.

O Google percebe quando vários usuários abandonam um site e, dessa forma, ele irá rebaixá-lo nos mecanismos de busca.

Impulsionando o ranqueamento nas páginas de resultado

Conseguir um dado preciso sobre o impacto do certificado SSL nas classificações de SEO é praticamente impossível.

O fato é que os gestores que investem na presença online de seus respectivos negócios precisam ter em mente que um certificado SSL não irá fazer o site ranquear da noite para o dia.

Entretanto, aliado a outros requisitos de classificação dos mecanismos de pesquisa, o SSL pode dar aquela forcinha para ganhar a corrida contra sites que atuam no mesmo segmento.

O certificado SSL é pago ou gratuito?

Existem duas formas de emitir o certificado SSL: gratuitamente e pagando. Entenda abaixo!

Certificado gratuito

O certificado gratuito é distribuído por algumas empresas e sua vantagem é ser completamente gratuito.

No entanto, a maioria dos certificados gratuitos são apenas de validação de domínio.

Certificado pago

O certificado pago é indicado para empresas maiores, que desejam ter Organization Validation ou Extended Validation.

Uma das vantagens do certificado pago é que ele é considerado mais seguro e pode disponibilizar um selo para o seu site. Mas, vale lembrar que os certificados pagos são válidos apenas por um tempo determinado, então, não deixe de conferir no plano.

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Como saber se um site tem SSL?

Para verificar se um site tem SSL não é difícil. Existem algumas formas simples de fazer isso.

A primeira é verificar se existe um símbolo de cadeado junto com o endereço do site. Caso tenha, o site é seguro.

Também é possível verificar o endereço do site. Todo site contém no início um “http” ou “https”. Sites com “https”, são certificados por fornecedores de SSL.

Assim, é bem simples saber se um site é seguro ou não antes de acessá-lo, daí mais um motivo para essa certificação ser tão importante.

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Como renovar o certificado digital SSL?

Não existe uma maneira padrão de renovar o certificado digital SSL. Para isso, você precisa verificar com a empresa em que você emitiu o certificado.

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Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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