O que é SSL?

Atalhos para este artigo

Entenda o que é SSL e por que ele é fundamental para evitar crimes na internet, aumentar a credibilidade do seu site e melhorar seu ranqueamento no Google. Boa leitura!

Ter um certificado SSL é essencial para garantir a segurança e confiança do usuário em seu site. No entanto, nem todo mundo sabe disso.

Algumas empresas ainda não sabem como emitir esse certificado ou não têm conhecimento sobre o assunto.

Para auxiliar você nessa jornada, fizemos um post completo sobre o que é SSL e tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira a seguir!

Como funciona o certificado SSL?

SSL, ou Secure Socket Layer, significa Camada de Soquete Seguro em tradução livre.

Essa é uma tecnologia que traz maior segurança para o uso de informações pessoais e financeiras na internet. Assim, assegurando os usuários dos sites.

Funciona como uma camada de proteção que criptografa dados transmitidos entre usuário e o servidor da web. Assim, garante que as duas partes envolvidas na comunicação estejam anônimas, seguras e sigilosas.

Para você entender melhor, imagine que um cliente acaba de comprar um produto em um e-commerce. Logo após isso, o certificado SSL embaralha esses dados e, então, só podem ser interpretados pelo servidor da loja virtual.

Para que serve o protocolo SSL?

O intuito dele é garantir que apenas uma pessoa tenha acesso aos dados transmitidos por e-mail, páginas ou outros ambientes. Algo fundamental, já que cada informação trocada na internet passa por vários servidores antes de chegar ao destino.

O certificado SSL possibilita a transferência de dados sem que eles sejam descobertos por terceiros. Ou seja, adeus invasores!

LEIA TAMBÉM:
Criação e hospedagem de sites: o que você precisa saber

SSL influencia no SEO?

Para entender um pouco mais sobre como esse certificado digital se relaciona com o SEO, é bom ter uma noção maior sobre essas duas áreas.

Conforme você viu no tópico anterior, o SSL é basicamente uma camada de segurança para proteger as informações que os usuários compartilham com um site, blog ou e-commerce.

Já SEO significa Otimização para Mecanismos de Buscas e se refere a um conjunto de ações e práticas que resultam em melhores posições nas páginas de resultados do Google, por exemplo.

Para que o seu site seja bem ranqueado, é preciso seguir uma série de requisitos, e é aí que o SSL entra, influenciando nos seguintes modos:

Otimizando a experiência do usuário

O Google valoriza conteúdos na internet que valorizam a experiência dos usuários, permitem uma navegação amigável e não despertam no visitante aquela vontade de abandonar o site pela lentidão ou conteúdo mal apresentado.

A segurança, por exemplo, é um requisito indispensável para melhorar a experiência do usuário.

Caso um usuário se depare com um site suspeito, ele encontrará indícios e alertas de que o site não possui recursos de proteção e, muito provavelmente, não continuará nele.

A questão da segurança digital, especialmente em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) é um fator importante. A maioria dos usuários está muito mais consciente e não pensa duas vezes antes de fechar sites não criptografados.

O Google percebe quando vários usuários abandonam um site e, dessa forma, ele irá rebaixá-lo nos mecanismos de busca.

Impulsionando o ranqueamento nas páginas de resultado

Conseguir um dado preciso sobre o impacto do certificado SSL nas classificações de SEO é praticamente impossível.

O fato é que os gestores que investem na presença online de seus respectivos negócios precisam ter em mente que um certificado SSL não irá fazer o site ranquear da noite para o dia.

Entretanto, aliado a outros requisitos de classificação dos mecanismos de pesquisa, o SSL pode dar aquela forcinha para ganhar a corrida contra sites que atuam no mesmo segmento.

O certificado SSL é pago ou gratuito?

Existem duas formas de emitir o certificado SSL: gratuitamente e pagando. Entenda abaixo!

Certificado gratuito

O certificado gratuito é distribuído por algumas empresas e sua vantagem é ser completamente gratuito.

No entanto, a maioria dos certificados gratuitos são apenas de validação de domínio.

Certificado pago

O certificado pago é indicado para empresas maiores, que desejam ter Organization Validation ou Extended Validation.

Uma das vantagens do certificado pago é que ele é considerado mais seguro e pode disponibilizar um selo para o seu site. Mas, vale lembrar que os certificados pagos são válidos apenas por um tempo determinado, então, não deixe de conferir no plano.

VEJA TAMBÉM:
Cuidado: erros que podem tirar seu site do ar!

Como saber se um site tem SSL?

Para verificar se um site tem SSL não é difícil. Existem algumas formas simples de fazer isso.

A primeira é verificar se existe um símbolo de cadeado junto com o endereço do site. Caso tenha, o site é seguro.

Também é possível verificar o endereço do site. Todo site contém no início um “http” ou “https”. Sites com “https”, são certificados por fornecedores de SSL.

Assim, é bem simples saber se um site é seguro ou não antes de acessá-lo, daí mais um motivo para essa certificação ser tão importante.

ssl,certificado ssl,segurança do site,criação de site,certificado digital,experiência do usuário,o que é ssl

Como renovar o certificado digital SSL?

Não existe uma maneira padrão de renovar o certificado digital SSL. Para isso, você precisa verificar com a empresa em que você emitiu o certificado.

Entendeu tudo até aqui, mas não quer ter todo esse trabalho? Não se preocupe! Ao criar o seu site com a Mestres do Site, nós fazemos tudo isso para você. Clique aqui e saiba mais!

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin
Giovanni Ballarin
Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE