O que podemos aprender com o Marketing Esportivo dos clubes brasileiros

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Não é de hoje que os números envolvendo a receita de marketing dos times de futebol chamam a atenção. Ano após ano, esse número só cresce e, em 2023, subiu 22%, alcançando a casa do bilhão, entre os 20 times que mais faturam no país.

Se você acha que isso está muito distante da sua realidade, continue lendo para entender como o marketing utilizado pelos clubes tem muito mais a ver com a sua empresa do que você imagina.

Quanto os clubes de futebol brasileiros faturam com Marketing?

O marketing no futebol brasileiro, que engloba patrocínios, transmissões, licenciamento e vendas de produtos e outras ações tem um resultado expressivo a cada ano e já ultrapassou a casa de 8 bilhões de reais (total gerado pelos clubes no ano passado).

Apesar da enorme quantia, o marketing não é algo limitado. Muito pelo contrário, trata-se de uma área expansiva, e, segundo especialistas do marketing esportivo, ainda há muito para ser explorado no Brasil.

Estamos falando de uma mina de ouro? Não é bem assim. Todas as estratégias realizadas por clubes como Palmeiras, Corinthians, Grêmio, por exemplo, visam a diversificação das fontes de receitas do mercado e estão em constante evolução.

O marketing nunca é o mesmo, ele é multifacetado Portanto, ele está sempre sendo atualizado através de tendências, engajamento, números e respostas do público.

Confira o ranking geral do total obtido em receitas de marketing em 2023:

1) Flamengo: R$ 242 milhões
2) Palmeiras: R$ 159 milhões
3) Corinthians: R$ 117 milhões
4) Grêmio: R$ 95 milhões
5) Athletico-PR: R$ 78 milhões

Quanto os clubes de futebol brasileiros faturam com Marketing?

O velho marketing não é suficiente

Apesar dos números exorbitantes, a velha forma de fazer marketing esportivo não basta.

A exposição das marcas em placas e uniformes, por exemplo, não é mais novidade alguma. O público precisa de mais que isso. Na era digital em que vivemos, o público deseja ter ainda mais aproximação, sentindo-se parte daquela história que está sendo escrita a cada jogo. Por isso, os clubes precisam inovar e sair da caixinha.

Estamos falando de ações e ativações inteligentes e não de propaganda de casas de apostas esportivas. O mercado do marketing esportivo está saturado graças à dependência dos clubes aos jogos de azar, e claramente o público não irá aceitar isso por muito tempo.

Dessa forma, diversificar e pensar estrategicamente como alocar as receitas de marketing dos times esportivos no Brasil é muito necessário. Mídias offline e poluição visual já são coisa do passado, e o torcedor quer ser parte inclusive no ambiente digital.

5 dicas para o sucesso do marketing esportivo (e da sua empresa também)

A seguir, compartilhamos cinco dicas essenciais que norteiam o marketing esportivo mundial e que podem fazer sentido para o seu negócio, ainda que em uma escala menor.

1. Tenha propósito e storytelling potente: Construa uma narrativa autêntica e envolvente que reflita os valores e a missão do time. Um storytelling potente gera conexão emocional com o público, gerando lealdade e engajamento.

2. Invista em patrocínios e ativações inteligentes: Patrocine eventos e iniciativas que estejam alinhados com a identidade da marca e os interesses sociais do público. Ativações criativas e estratégicas aumentam a visibilidade e fortalecem a imagem do clube.

3. A mídia digital é a que gera maior retorno: As plataformas digitais são a chave para alcançar e engajar o público de forma mais eficiente. A precisão e a capacidade de segmentação dessas ferramentas proporcionam um retorno sobre investimento superior.

4. Marketing de conteúdo gera ROI: Criar e distribuir conteúdo relevante e valioso atrai e engaja os torcedores. Estratégias de marketing de conteúdo bem executadas aumentam o tráfego, geram leads qualificados e melhoram a taxa de conversão, garantindo um ROI positivo.

5. Todo ROI efetivo é fundamentado em dados: Utilize análise de dados para medir e otimizar o desempenho de suas campanhas de marketing. Decisões baseadas em dados fornecem insights precisos, permitindo ajustes que maximizam o retorno sobre investimento.

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Como aplicar o marketing esportivo no seu negócio

Apesar de proporções diferentes, podemos absorver muito das estratégias utilizadas pelos clubes esportivos. Com a concorrência presente em praticamente todos os nichos, é urgente focar em estruturar a sua narrativa que transmitirá a sua história, o seu propósito e a sua missão.

Gerar conexões e identificação com os leads é um ponto primordial para se destacar no mar de pessoas que fazem o mesmo que você. Outro ponto de destaque é buscar sempre que possível agregar valor, seja nas comunicações, no email que você envia, no brinde. Não faça por fazer, ou porque todos fizeram.

Se estamos falando de campanhas com influenciadores, por exemplo, não escolha aquele que tem o número maior de seguidores, vá no que se conecta de verdade com o seu público, ainda que não seja tão grande quanto o outro. Clientes engajados possuem mais chances de comprar novamente seu produto, do que aqueles que apenas vão visitar a sua página e nada mais.

Faça marketing com inteligência. Baseie-se em testes e números, colha insights e vá para o ataque novamente, mês após mês, campanha após campanha.

Outra excelente estratégia para o seu negócio é contar com a expertise da Mestres do Site, que atua há mais de 10 anos no mercado e já ajudou mais de 3.000 clientes a se destacarem através do marketing digital.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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