O que uma marca inovadora deve ter? 

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A segunda edição do Outstanding Innovation Awards (Prêmio de Inovação Excepcional) da Kantar — empresa de dados, insights e consultoria — elegeu as marcas mais inovadoras do mercado atual. Entre os destaques estão Fini, Samsung e Nutella. 

Entenda quais são as características que uma marca deve apresentar para ser considerada inovadora.  

Fatores que destacam as marcas  

Segundo a Kantar, as principais características de uma marca inovadora são: 

  • Ousadia; 
  • Questionar o próprio negócio; 
  • Manter-se fiel ao propósito; 
  • Buscar inovações para impulsionar o crescimento sustentável e contínuo. 

Ainda, a empresa considerou aquelas que trabalharam para se destacar entre os consumidores e que mostraram uma conexão bem-sucedida de inovação e melhor desempenho empresarial.  

O prêmio foi dividido em algumas categorias, como: 

  • Marcas inovadoras em ascensão: que mostraram capacidade de evoluir e gerar novas tendências, como a Chase Payment Solutions.  
  • Marcas consistentemente inovadoras: que mostraram inovação por um período continuado, como Nutella, Samsung e Jio.  
  • Marcas pioneiras: que desenvolveram abordagens únicas para entrar em novos espaços, como a Fini.  

Conselhos para marcas que querem ser inovadoras 

Analisando os ganhadores, a Kantar divulgou algumas lições importantes para as marcas que desejam ser conhecidas por sua inovação. 

1 – Seja curioso 

O marketing da empresa deve manter-se atualizado com o mercado e com as necessidades dos consumidores, compreender tendências e novos comportamentos, e saber impulsionar a inovação a longo prazo. 

Um exemplo prático desta dica é a Baileys, que utilizou a curiosidade para se revitalizar. A marca explorou novas associações dos licores com café e bolo para superar um período de declínio.  

2 – Questione o próprio negócio 

As marcas inovadoras desafiam a sua identidade e reavaliam o seu valor. Um exemplo disso é a Fini, que conseguiu se expandir além do mercado de doces, lançando protetores labiais e calçados, aproveitando seus atributos (como texturas, sabores e fragrâncias) em novas categorias.  

Para uma marca questionar o seu negócio, ela deve realizar uma análise de dentro para fora, ou seja, analisar detalhadamente o mercado atual, os desafios e as necessidades do consumidor. Além disso, deve-se olhar de fora para dentro para ter uma visão ampla das forças macro e das próximas tendências culturais.  

As estratégias mais eficazes combinam insights de ambas as perspectivas (“dentro para fora” e “fora para dentro”) para identificar oportunidades. 

3 – Seja ousado 

A inovação requer atenção no desenvolvimento de ideias e ousadia na implementação delas. Um exemplo é a linha de smartphone dobrável da Samsung, que é um resultado de pesquisa prévia e confiança da marca para implementar o produto no mercado. 

E fica o alerta: ousadia não é o mesmo que imprudência. Além de uma pesquisa sólida e pensamento estratégico, é necessário coragem para dar o primeiro passo. Neste ponto, a cultura organizacional da equipe de marketing desempenha um papel fundamental, já que é preciso que toda equipe esteja preparada para a mudança.  

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4 – Mantenha-se fiel à marca 

A inovação bem-sucedida é aquela que respeita e aperfeiçoa a marca, sem comprometer a sua essência. A autenticidade é um fator-chave que diferencia as estratégias boas das malsucedidas.  

Um exemplo é a companhia aérea Virgin Australia, que durante a pandemia de Covid-19 passou a oferecer voos domésticos e internacionais de curta distância com bom custo-benefício. Isso fez com que a empresa voltasse a lucrar, além de ter melhorado as percepções dos consumidores.  

5 – Aprenda, teste e aprenda 

A natureza da inovação raramente segue um caminho reto. Na verdade, ela requer muita persistência e flexibilidade da empresa. Os elementos-chaves que devem guiar esse processo são: 

  • Desenvolver ideias baseadas em insights, dados e fatos; 
  • Construir a confiança da marca para explorar novas abordagens; 
  • Ter a capacidade de aprender e tentar novamente quando as coisas não saem como o planejado.  

Um exemplo deste ponto é a marca de cerveja Guinness, que persistiu em criar um dispositivo (Nitrosurge) para criar bolhas de nitrogênio perfeitas para os consumidores não perderem o sabor do produto ao comprar a versão em lata. Assim, ela conseguiu expandir os negócios dos bares para as residências. 

Na busca de refinar o Nitrosurge e entender os aspectos práticos de venda de tecnologia, a Guinness acabou chegando em uma área do mercado diferente da que estava habituada.  

O que aprendemos? 

A inovação é a força vital para o crescimento sustentável de uma marca. Porém, ela requer equilíbrio entre curiosidade, coragem e conexão com a identidade da empresa.  

Querer inovar envolve questionar suposições, ser ousado, atencioso e aprender persistentemente sobre a própria marca, seus consumidores e o mercado além do seu nicho.  

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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