Como ter um perfil no Google Meu Negócio?

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O Google Meu Negócio é uma plataforma perfeita para negócios locais. No entanto, nem todo mundo sabe como mexer nessa ferramenta. Entenda tudo a seguir!

Você pode ver o conteúdo dessa matéria em vídeo:

Para que um negócio local tenha bons resultados, é preciso seguir basicamente três passos: criar um perfil no Google Meu Negócio, ter um site bem feito e otimizado e investir em ads, tanto no Google quanto nas redes sociais.

Não sabe do que se trata o Google Meu Negócio? Temos duas notícias para você: uma boa e uma ruim.

A ruim é que já passou da hora de você saber o que é o GMN. A boa é que depois deste post, você saberá tudo o que precisa sobre a plataforma! Confira a seguir.

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda você a gerenciar a presença do seu negócio na internet, ou seja, como você aparece na pesquisa do Google e no Google Maps.

Por meio da plataforma você poderá divulgar informações sobre seu negócio (como nome, local ou horário de funcionamento), adicionar fotos, responder comentários de clientes e saber como e onde as pessoas estão procurando pelo o que você oferece na internet.

Por que usar o Google Meu Negócio?

Existem diversas vantagens para utilizar o Google Meu Negócio, principalmente quando estamos falando sobre empresas locais. Entre esses benefícios estão:

Melhora a reputação online da empresa

De acordo com o Google, empresas que gerenciam suas informações com o GMN têm duas vezes mais chances de serem consideradas de boa reputação pelos consumidores, seu negócio passa a ter mais credibilidade.

Conquiste mais clientes

Segundo os dados do Google, empresas que adicionam fotos recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus sites do que as demais empresas.

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Entender e ampliar sua presença online:

Quer saber qual é o nível de eficácia do perfil da sua empresa no GMN? Use o Insights para acompanhar o seu desempenho e, assim, entender o que está fluindo bem e o que pode ser melhorado.

Quem deve usar o Google Meu Negócio?

A ferramenta foi criada para empresas que têm um local físico para as pessoas visitarem ou que atendem no próprio lugar do cliente.

Um negócio local, basicamente, é todo negócio que tem uma limitação geográfica onde você pode atender. As escolas são um exemplo de negócio local.

No geral, essa não é uma ferramenta ideal para empresas exclusivamente onlines.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Criando a sua conta grátis

  1. Para começar, acesse google.com.br/business e clique em “Começar agora” no canto superior direito.
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. Insira o nome da sua empresa e clique em “Próxima”. Aqui, também é possível selecionar sua empresa entre as sugestões exibidas à medida que você digita.
  4. Insira o endereço da sua empresa e clique em “Próximo”. Será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa.

Se você gerencia uma empresa que atende no local do cliente, siga estas etapas adicionais:

  1. Marque a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Você também pode marcar a caixa “Ocultar meu endereço” (não é uma loja) – Mostrar somente a região.
  2. Clique em “Próxima”.
  3. Selecione uma opção de área de entrega e clique em “Próximo”.
  4. Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios. Em seguida, clique em “Próximo”.
  5. Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa e clique em “Próxima”.

Vale lembrar que é fundamental que você mantenha as informações da sua empresa, ou dos vários locais que você gerencia, completas e atualizadas.

Verifique a sua página

Esta etapa é fundamental para que você possa editar e gerenciar sua página no Google. Você será solicitado a escolher um meio de verificação, é através disso que o Google confirma que você é o proprietário ou um representante autorizado.

Perfil da empresa duplicado no Google Meu Negócio

Quando você digita o nome da sua empresa, o GMN apresenta uma lista de empresas, e uma delas pode ser a sua. No entanto, pode acontecer de a plataforma apresentar duas ou mais contas da sua empresa, sendo que estas não são filiais, mas sim duplicadas de um mesmo local.

Se isso acontecer com você, faça o seguinte: vá ao Google Maps, pesquise pela empresa que você quer cadastrar e observe no resultado aquela que apresenta informações mais completas ou mais relevantes. Dê preferência a conta que tiver mais comentários ou fotos. Depois disso, volte ao Google Meu Negócio e cadastre a empresa escolhida seguindo os passos informados pela ferramenta. Seu próximo passo é deletar o local duplicado.

Como informar sobre locais duplicados no Google Maps?

  1. Abra o Google Maps.
  2. Encontre e selecione o local duplicado.
  3. Clique em Sugerir mudança.
  4. Selecione Remover este local.
  5. Selecione como Motivo da remoção Lugar duplicado.
  6. Clique em Enviar.

Como expandir o alcance da sua empresa com o Google Meu Negócio?

Para ter um bom resultado na ferramenta, siga essas dicas:

Mantenhas suas informações atualizadas

Se a sua empresa mudou de número, endereço ou mesmo alterou o horário de funcionamento, é essencial que essas informações estejam atualizadas. A maioria das oportunidades online são perdidas não por causa de estratégias ruins, mas por desatualização de informações na conta do GMN.

Mantenha a interação com seus clientes

Você pode fazer isso:

1. Compartilhando fotos da sua empresa em ação:

Explore este recurso para mostrar fotos que captam a essência da sua empresa. Use imagens para manter seus clientes informados e mostrar a eles o melhor que você tem a oferecer.  Dica: fotos reais funcionam muito mais que as fotos de banco de imagens.

2. Respondendo aos comentários e avaliações dos clientes

Seus clientes irão avaliar a performance do seu negócio por meio de avaliações online, que serão exibidas no seu perfil, sempre que um cliente visitar a sua conta.

Você pode usar este recurso para fazer marketing boca a boca na web, para que mais e mais pessoas possam conhecer seu negócio. Além disso, ao responder esses comentários, você mostra para os clientes existentes e em potencial que os valoriza. Pesquisas mostram que consumidores são mais propensos a comprar de empresas que respondem seus clientes regularmente, criando uma relação com eles.

Como preencher corretamente o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio

Quanto mais completo e atualizado for seu perfil, maiores serão suas chances de rankear no Google e ter bons resultados. Confira a seguir algumas dicas úteis sobre os tipos de informações que você pode adicionar no cadastro da sua empresa no GMN:

Nome da empresa:

Digite o nome da sua empresa exatamente como ele é usado no mundo real. Vale ressaltar que esse nome deve ser exatamente o mesmo em todos os locais que sua empresa tiver um perfil online, como Tripadvisor, Facebook, Site, etc. Isso faz com  que o Google perceba que todas as informações se tratam de um mesmo local e isso fortalece sua presença na internet.

Categoria:

Escolha a opção que melhor representa a principal atividade do seu negócio. Você pode escolher até 9 categorias, mas a categoria inserida no primeiro campo será considerada a principal. Se você possui vários locais, todos eles devem compartilhar a categoria principal.

Endereço:

Insira o endereço completo e exato do local da sua empresa. Mas, se não atende clientes no seu endereço, deixe o campo em branco.

Horário de funcionamento

Informe seu horário de funcionamento normal para os clientes. Nessa parte você também pode determinar um horário de funcionamento especial para os feriados, por exemplo.

Site e telefone

Insira um número de telefone o mais diretamente relacionado ao local onde seu estabelecimento se encontra  u informe um site que corresponda a ele. Dicas:

  • Prefira usar um número de telefone local em vez do número de uma central de atendimento.
  • Não forneça números de telefone ou URLs que encaminhem os usuários à páginas de destino ou números de telefone que não sejam realmente da empresa, incluindo páginas criadas em sites de redes sociais.
  • O número de telefone precisa ser controlado diretamente pela empresa.

Atributos

Os atributos oferecem mais informações aos clientes sobre sua empresa (por exemplo, “Tem Wi-Fi”, “Tem área externa” etc.). Você pode editar alguns atributos concretos (como áreas externas). No entanto, os atributos subjetivos, como saber se a empresa é conhecida pelos habitantes locais, estão relacionados às opiniões dos usuários do Google que a visitaram.

Fotos e vídeos

Adicione suas próprias fotos da empresa para mostrar os produtos e serviços às pessoas, que estão procurando o que você oferece. Capriche no conteúdo para chamar atenção do público.

Descrição

Seja o mais breve e objetivo possível e fale sobre o que seu negócio oferece, o que a diferencia da concorrência, a história dela ou outras informações úteis para os clientes. Foque no que for relevante e lembre-se de que a descrição não é lugar para informações sobre promoções, preços ou vendas.

Se você for uma empresa de alimentos e bebidas ou saúde e beleza essa opção aparecerá para você. Liste seus itens de menu ou serviços com os preços deles. Agrupe-os em seções para manter o menu organizado. Quando os clientes encontrarem seu perfil, eles verão seus itens em “Cardápio” ou “Serviços”.

E então, curtiu o conteúdo?

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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