Persona: o que é?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Criar uma persona é um dos passos essenciais para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. A seguir, entenda o que é, qual a importância e como criar uma persona!

Quem o seu negócio deseja alcançar? Para quem você produz conteúdos? Com quem pretende se comunicar? Ou, quem é sua persona?

Sabemos que toda estratégia de Marketing é direcionada aos clientes, claro. Mas, às vezes, entender quem são eles pode ser mais complicado do que parece.

Mas como produzir um blog post ou criar o layout do site pensando em um grupo tão grande e variado de pessoas? Ou então, nem sabendo quem são essas pessoas?

É para isso que os negócios adotam as personas — um personagem semifictício que representa os clientes da empresa, criado com base em dados reais sobre esse público.

Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Significado de Persona

Como acabamos de ver, persona é a representação semi fictícia do seu cliente ideal. Ela não é totalmente fictícia pois a persona é criada com base nos seus clientes reais.

Em suas características, devemos levar em consideração seu comportamento, dados demográficas, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Dessa forma, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Uma dica de ouro para construir sua persona é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Afinal, nos dois casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão passando.

Diferença entre Persona e Público-alvo

É normal que haja alguma confusão com esses conceitos. Mas, é importante saber que persona e público-alvo não são sinônimos!

Veja um exemplo prático:

  • Público-alvo: Mulheres, de 24 a 30 anos, solteiras, graduadas em psicologia, com renda média mensal de R $4.500. Procuram aumentar sua capacitação profissional e gostam de cursos e viagens.
  • Persona: Silvana tem 26 anos, é psicóloga recém-formada e autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente por meio de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteira e sempre quis conhecer a cultura de outro país. Está procurando uma agência que a ajude a encontrar universidades nos Estados Unidos que aceitem alunos estrangeiros.

De maneira resumida, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Esse dado não se aprofunda nas características dos seus clientes.

Já a persona, como vimos, é a representação do seu cliente ideal, de maneira mais humanizada e mais personalizada.

Leia também:
👉 Alavancas de Crescimento Rápido no Marketing Digital: Para qualquer Negócio

Tipos de personas

Existem algumas opções dentro da ideia de persona, cada uma com um objetivo diferente. Veja a seguir!

Buyer persona

O exemplo mais comum dentro desse assunto é a buyer persona. Como o próprio nome diz, é um perfil semifictício que representa o seu comprador ideal. Ou seja, o comportamento, as demandas, os obstáculos e intuitos do consumidor final do seu negócio.

Com a buyer persona, você pode direcionar os seus esforços para gerar um impacto positivo no cliente em potencial e aumentar as suas chances de venda.

Audience persona

A interação e o engajamento entre marcas e usuários também é imprescindível no mundo digital e, várias vezes, essa audiência tem um perfil diferente do seu comprador. Por isso, o ideal é criar a audience persona que representa quem visita as suas páginas nas redes sociais, lê as publicações do seu blog ou assiste aos seus vídeos. Para quem busca brand awareness, isso é fundamental.

Proto persona

A proto persona diz sobre uma versão inicial das muitas personas de uma empresa.

Normalmente, ela é criada por meio de um brainstorming da sua equipe, levando em consideração as principais características dos seus clientes.

Ou seja, a proto persona é um direcionamento inicial para começar a estruturar a criação de perfis mais completos.

Brand persona

A persona não precisa ser somente o seu consumidor ou audiência, pode ser a sua própria empresa.

Aqui, a ideia é humanizar a sua marca, criando um perfil que represente os valores e a visão da companhia e, dessa maneira, traduzir essas definições a partir de mensagens mais efetivas. Um exemplo de sucesso é a Magalu, da Magazine Luiza, e o Baianinho, da Casas Bahia.

Como definir uma persona?

Vale ressaltar que não existe uma fórmula para escolher a persona mais apropriada ou definir a persona de uma marca. Tudo depende diretamente dos seus objetivos.

Se o seu objetivo for investir em Marketing de Conteúdo para fortalecer a imagem online e ganhar relevância dentro do seu mercado, por exemplo, é necessário conhecer a sua audiência e ter um tom de voz eficiente e humanizado.

Dentro desse exemplo, audience e brand persona seriam as opções mais relevantes.

Ou seja, o mais importante é definir quais são os seus objetivos e, a partir disso, criar as personas para atender às suas expectativas.

Leia também:
👉 O que é custo por lead?

Por que definir personas?

Até aqui, você já pôde perceber como as personas são importantes. Aliás, esse é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados.

Sem uma persona definida, é provável que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego.

Se você ainda não se convenceu, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:

  • Definir o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Determinar o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Auxiliar a construir suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Estabelecer os tópicos sobre os quais você deve escrever;
  • Entender onde os prospectos procuram suas informações e como eles querem consumi-las.

Ferramentas para criar personas

Conhecer boas ferramentas é uma mão na roda para te ajudar a criar as personas do seu negócio. Com elas, é possível ter maior facilidade em diversas tarefas que são indispensáveis para alcançar os objetivos.

Pensando nisso, destacamos alguns recursos que vão te ajudar!

Gerador de Personas

O uso do Gerador de Personas é uma excelente maneira de criá-las de forma simples e adequada. Com essa ferramenta, é possível realizar a documentação da persona do seu negócio.

Dessa forma, fica mais simples entender se as ações de marketing que foram estabelecidas estão alinhadas ao público que você deseja alcançar.

Google Forms

O uso de entrevistas e formulários pode ser uma ótima estratégia para obter informações relevantes e utilizar na construção da sua persona. Sendo assim, o Google Forms é uma ferramenta incrível que pode ajudá-lo.

Make my Persona

Outra ótima solução é disponibilizada pela HubSpot e se chama Make my Persona. Essa ferramenta é gratuita e pode ser bem útil no momento de construir sua persona.

Para utilizá-la, é preciso preencher alguns dados como idade, profissão e outros fatores sobre o potencial cliente da empresa.

E então, preparado para definir a persona do seu negócio?

Para mais posts como esse, acompanhe o nosso blog!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Persona,O que é Persona,Por que definir Persona,Ferramentas para criar persona,Como definir uma persona,Tipos de Persona,Persona x Publico alvo,diferença entre persona e publico alvo,Significado de Persona

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital