Por que ter um site em 2024? Vale a pena?

Atalhos para este artigo

Entenda a importância de um site para o crescimento do seu negócio.

Se você procura desenvolver ou até mesmo refazer um site, já parou para saber porque realmente se deve ter um site em 2024 e como ele pode impactar o seu negócio? 

Continue a sua leitura, pois vamos aprofundar um pouco mais sobre os motivos pelos quais a sua empresa deve ter um site. 

Presença digital

Você conhece alguma empresa que não tem espaço físico para trabalhar ou para receber um cliente? Temos certeza que não. E você conhece alguma empresa de sucesso que não tem um site? A resposta é: provavelmente, não. 

Um site é uma extensão da empresa e é através dele que ela estabelece a sua presença digital, que é composta através de site, contas nas redes sociais e no YouTube, e também de sua presença no Google. Se uma empresa não tem uma presença digital bem estabelecida e profissional, ela deixa de participar do mercado global através da internet. 

Confiança e credibilidade

Hoje em dia, antes de um usuário entrar em contato com a empresa para fechar um negócio, ele realiza uma pesquisa no Google. Caso não encontre um resultado relevante para a sua busca, o possível futuro cliente fica desconfortável em relação a fechar ou não o negócio. 

Ainda, ao pesquisar no Google, esse potencial cliente também encontra os concorrentes relacionados com a empresa que ele pesquisou. Assim, existe um cenário de desvantagem se a empresa em questão não possui uma presença digital bem estabelecida, mas os seus concorrentes sim. 

A pessoa até pode ter gostado da apresentação, do serviço e ter encontrado boas avaliações em relação à empresa. Porém, se no momento de tomada de decisão em que ele realiza a pesquisa ele não encontra a presença digital da empresa nas redes sociais ou no Google, surgem o desconforto e uma barreira para aquele negócio realizar essa venda. 

Portanto, o site faz parte tanto do processo de vendas da empresa quanto da jornada de compra dos clientes. Então, não ter um site é uma desvantagem gigantesca para o negócio, já que é um costume popular pesquisar no Google o nome de um negócio para ver suas avaliações e depoimentos. Assim como não ter um espaço físico para receber uma pessoa, não ter um site denota falta de credibilidade e de confiança, o que gera a perda de negociações. 

Captação de clientes

Se um site não gera resultados é porque faltou planejamento e visão a médio e longo prazos, até porque ele é uma das principais ferramentas quando se fala em captação de clientes. 

Mas, para isso, o site precisa ter sessões específicas para receber o público. Por exemplo, se um(a) microempreendedor(a) vende bolos e um possível cliente entra em seu site, a página deve mostrar o que ele precisa. Se o site foca em mostrar a missão da empresa, sua história e seus valores ao invés da solução que a pessoa está procurando, a taxa de rejeição da página será grande e não haverá a captação desse usuário.

Hoje, um site bem elaborado possui cerca de 5 a 6 páginas para distribuir o conteúdo de maneira adequada. O usuário só vai querer saber sobre a empresa quando confiar no negócio para realizar a compra, e é neste momento que devem ser apresentadas sua a missão, os seus valores, a sua performance ao longo do tempo, os seus cases e os depoimentos de outros clientes. Mas, quando o futuro cliente está buscando sobre o produto ou serviço, a página deve mostrar exatamente o que ele quer. 

Um ótimo site possui uma composição de múltiplas páginas, como: 

  • Home;
  • Contato; 
  • Serviços;
  • Blog para compartilhar conteúdo. 

Inclusive, os conteúdos do blog podem ajudar a aumentar a autoridade da empresa, facilitando o seu processo de vendas — o que faz parte do inbound marketing, que é uma estratégia de atração de relacionamento e venda. 

LEIA TAMBÉM: Ainda vale a pena ter um site nos dias de hoje?

Crescimento do negócio

Se puder contar com a ajuda de uma empresa especializada para se ter um ótimo site para captar clientes, o potencial de crescimento do negócio será maior porque também haverá a opção de fazer anúncios online nas mídias sociais (Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, YouTube e Google), o que aumenta a exposição da marca.

Um site de ótima qualidade e com um texto bem elaborado pode converter potenciais clientes em clientes de fato, sendo também uma das ferramentas mais poderosas em converter o usuário em cliente ou contato para o time comercial. 

A oportunidade para captar clientes através de um site é muito maior do que com o YouTube e até mesmo as redes sociais. Além disso, a página permite um controle e uma visão melhor de vários aspectos, pois com ela é possível conhecer melhor o cliente através do seu comportamento. E há produção de conteúdo dentro do site, ele é reconhecido como uma autoridade.

No ponto de vista do cliente, tudo o que ele espera é uma boa experiência visitando o site e sendo atendido pelo time comercial. O importante é se lembrar que um site não é apenas um visual atraente, bonito e moderno, mas também um espaço de venda da empresa, pois é uma das primeiras coisas que o futuro cliente tem contato em relação ao negócio. 

A conclusão a que se chega é que não ter um site é perder oportunidades que muitas empresas estão aproveitando nos últimos anos.

Entre em contato para marcar uma reunião com o time de especialistas da Mestres do Site para criar o site da sua empresa. Além disso, também ajudamos nas etapas de anúncios online, inbound marketing (marketing de relacionamento) e tráfego orgânico para captar mais clientes e fazer a sua empresa crescer. 

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital