Já imaginou se você pudesse ter acesso a uma metodologia autoral de marketing que já transformou mais de 3 mil negócios pelo Brasil? Preparamos uma série de conteúdos abrindo nossa Metodologia OP de forma linear para você entender o momento que sua empresa se encontra no digital.
Com isso, é possível agir de forma estratégica, sem perder recursos que não fazem sentido para a sua empresa e alcançando resultados realmente significativos. O primeiro passo da Metodologia OP é a Presença Digital: entenda como construir seu espaço na internet de forma representativa, melhorando consistentemente suas vendas.
O que é a Metodologia OP?
A Metodologia OP é um conteúdo autoral e explicativo, desenvolvido pela Mestres do Site para orientar nossos clientes a detectarem qual o estágio do marketing digital deles quando chegam até nós.
Nosso material está estruturado em quatro pilares que sustentam esse método exclusivo, sendo o primeiro deles a Presença Digital. Mas, antes de entrarmos de fato nela, entenda de onde surgiu o nome Metodologia OP.
A sigla “OP” significa “oportunidade”, e é exatamente que assim que nós entendemos o mercado digital, um mar de oportunidades:
– Oportunidade de gerar vendas;
– Oportunidade de construir relacionamento com o seu lead e cliente;
– Oportunidade de fortalecer sua marca;
– Oportunidade de ser reconhecido;
– Oportunidade de ser visto.
Com o preceito de gerar oportunidades, nossa metodologia foi desenvolvida sob quatro pilares fundamentais, sendo eles:
1) Presença Digital
2) Tráfego Pago
3) Inbound Marketing
4) Tráfego Orgânico
Hoje falaremos apenas sobre o primeiro passo (Presença digital), por isso, continue acompanhando os conteúdos para ter acesso à metodologia completa, assim como nossos clientes.
Primeiro passo: A Presença Digital
O termo “Presença digital” significa como você ou sua empresa existem na internet. Ou seja, ter uma presença digital sólida significa estar onde seu público está, possibilitando que você alcance, interaja e construa relacionamentos com clientes em potencial de maneira direta e eficaz.
Uma presença digital bem elaborada não apenas aumenta o reconhecimento da sua marca, mas também estabelece confiança e credibilidade, à medida que as pessoas têm a oportunidade de conhecer sua empresa, seus valores e sua expertise por meio do conteúdo que você compartilha em diferentes meios.
Na Metodologia OP, a presença digital subdivide-se em três pontos muito importantes:
1) Site: A necessidade de um site é inquestionável, pois ele serve como a vitrine digital do negócio, oferecendo visibilidade e credibilidade no mercado.
No entanto, não basta ter qualquer site. Uma página bem estruturada permite que a empresa se conecte diretamente com seu público, fornecendo informações valiosas sobre produtos e serviços, e facilitando o atendimento ao cliente.
Ele também oferece uma oportunidade de compartilhar conteúdo relevante, engajando leads e construindo relacionamentos duradouros. Além disso, um site também pode ser uma ferramenta poderosa para coletar dados sobre os clientes, entender suas preferências e melhorar as estratégias de marketing.
2) Perfil Google Meu Negócio: O “Google Meu Negócio” é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google que permite que proprietários de empresas e empreendedores gerenciem a presença de suas empresas nas buscas do Google e no Google Maps.
Ele desempenha um papel crucial ao conectar empresas com clientes locais de maneira eficaz. Ao fornecer informações precisas e atualizadas, como endereço, horário de funcionamento e fotos, você pode aumentar sua visibilidade nas pesquisas e no Google Maps, tornando-se mais acessíveis para quem procura produtos ou serviços na sua região.
3) Redes Sociais: O terceiro e último passo para a construção da sua presença online trata-se das redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok, entre outras.
As redes sociais representam canais valiosos para interagir com o público, compartilhar conteúdo, construir relacionamentos e aumentar o reconhecimento da sua marca. Elas permitem uma comunicação direta e pessoal com os seguidores, além de oferecer insights sobre as preferências e necessidades do público.
3 cases de sucesso na Presença Digital
A marca Havaianas é um exemplo importante de sucesso digital no Brasil. Desde que começou a apostar nas redes sociais e no e-commerce, eles têm ampliado sua presença digital de maneira estratégica. A Havaianas é ativa em plataformas como Instagram e TikTok, onde cria conteúdos envolventes, promovendo lançamentos, novas coleções e até mesmo colaborando com influenciadores de diferentes nichos. A marca também faz uso de campanhas criativas que conectam a ideia de descontração e estilo com sua audiência.
Já a MagaLu se reinventou ao longo dos anos e se transformou em um dos maiores exemplos de sucesso no mundo digital. A marca investiu pesado em sua estratégia omnichannel, integrando suas lojas físicas com sua plataforma online de maneira eficaz. A presença digital da marca não se limita a vendas, mas se estende para o conteúdo, com presença ativa em redes sociais, como Instagram e YouTube, e um blog informativo que atrai milhares de visitantes todos os dias.
Por fim, a Petrobras tem investido fortemente em sua presença digital, principalmente em plataformas de comunicação institucional e responsabilidade social. Além de ser ativa em suas mídias sociais, a empresa tem usado seu site e canais digitais para se comunicar com investidores, colaboradores e o público em geral, com transparência sobre suas ações e sustentabilidade.
Como está a presença digital do seu negócio?
Agora que você já conhece os três passos que estruturam uma presença digital sólida, é necessário voltar os olhares ao seu negócio e refletir como você tem trabalhado os tópicos Site, Google Meu Negócio e Redes Sociais.
Neste momento é importante ser sincero e avaliar esses pontos como se você fosse um cliente ou uma figura externa à sua empresa.
Questione pontos como:
1) Como é a navegação no seu site? Tudo está funcionando? Botões, links, formulários.
2) Você tem utilizado a ferramenta Google Meu Negócio? Os dados estão atualizados? Você tem respondido as avaliações que recebe?
3) Suas redes estão atualizadas? Elas transmitem profissionalismo ou amadorismo? Você tem monitorado seu engajamento?
A autoconsciência é o primeiro passo para a mudança. Certamente você deve ter refletido sobre pontos de melhora no seu site e posicionamento online no geral, certo? É da inquietação que nasce uma mudança.
Continue acompanhando os próximos conteúdos da Metodologia OP e tenha acesso a um conteúdo valioso de passo a passo para mudar o jogo e gerar oportunidades de vendas para o seu negócio.
Se você precisar de ajuda, lembre-se que você pode contar com a Mestres do Site: nossa equipe é capacitada constantemente para conduzir nossos clientes dentro da melhor estratégia possível, otimizando recursos e focando em resultados.
Clique aqui e fale com um de nossos especialistas em marketing digital agora mesmo!
Quem é a Mestres do Site?
Fundada em 2014, a Mestres do Site é especialista na Criação de Sites e Geração de Oportunidades para Micro e Pequenos Negócios.
Nossa missão principal está focada em criar estratégias personalizadas para fortalecer negócios de diferentes nichos. Para isso, contamos com uma equipe de especialistas em cada etapa do marketing digital: SEO, tráfego, vendas, conteúdo, estratégia, CRM e muito mais.
Também somos parceiros da RD Station, principal plataforma de Automação de Marketing da América Latina. Essa aliança nos permite criar campanhas de marketing altamente segmentadas e personalizadas, aproveitando o poder dos dados para atingir o seu público ideal, no momento certo.
O resultado? Somos referência na geração de oportunidades e vendas no mercado digital na região da zona sudeste da Grande São Paulo.
Gerar oportunidades de vendas para nossos clientes através das ferramentas de marketing digital está no nosso DNA!