Presença Digital: Conheça o primeiro passo da Metodologia OP que transforma negócios

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Quer conhecer em detalhes a metodologia autoral da Mestres do Site que já transformou mais de 3 mil negócios pelo Brasil? Preparamos uma série de conteúdos abrindo nossa metodologia de forma linear para você entender o momento que sua empresa se encontra no digital. 

Com isso, é possível agir de forma estratégica, sem perder recursos que não fazem sentido para a sua empresa. O primeiro passo da Metodologia OP é a Presença Digital: entenda como construir seu espaço na internet de forma representativa, melhorando consistentemente suas vendas.  

O que é a Metodologia OP? 

A Metodologia OP é um conteúdo autoral e explicativo, desenvolvido pela Mestres do Site para orientar nossos clientes a detectarem qual o estágio do marketing digital deles quando chegam até nós. 

Nosso material está estruturado em quatro pilares que sustentam esse método exclusivo, sendo o primeiro deles a Presença Digital. Mas, antes de entrarmos de fato nela, entenda de onde surgiu o nome Metodologia OP.   

A sigla “OP” significa “oportunidade”, e é exatamente que assim que nós entendemos o mercado digital, um mar de oportunidades: 

– Oportunidade de gerar vendas; 
– Oportunidade de construir relacionamento com o seu lead e cliente; 
– Oportunidade de fortalecer sua marca; 
– Oportunidade de ser reconhecido; 
– Oportunidade de ser visto.  

Com o preceito de gerar oportunidades, nossa metodologia foi desenvolvida sob quatro pilares fundamentais, sendo eles: 

1) Presença Digital 
2) Tráfego Pago 
3) Inbound Marketing 
4) Tráfego Orgânico 

Hoje falaremos apenas sobre o primeiro passo (Presença digital), por isso, continue acompanhando os conteúdos para ter acesso à metodologia completa, assim como nossos clientes.  
 

Primeiro passo: Presença Digital 

O termo “Presença digital” significa como você ou sua empresa existem na internet. Ou seja, ter uma presença digital sólida significa estar onde seu público está, possibilitando que você alcance, interaja e construa relacionamentos com clientes em potencial de maneira direta e eficaz.  

Uma presença digital bem elaborada não apenas aumenta o reconhecimento da sua marca, mas também estabelece confiança e credibilidade, à medida que as pessoas têm a oportunidade de conhecer sua empresa, seus valores e sua expertise por meio do conteúdo que você compartilha em diferentes meios. 

Na Metodologia OP, a presença digital subdivide-se em três pontos muito importantes: 

1) Site:

A necessidade de um site é inquestionável, pois ele serve como a vitrine digital do negócio, oferecendo visibilidade e credibilidade no mercado.  

Metodologia OP Mestres do Site - Site

No entanto, não basta ter qualquer site. Uma página bem estruturada permite que a empresa se conecte diretamente com seu público, fornecendo informações valiosas sobre produtos e serviços, e facilitando o atendimento ao cliente.  

Ele também oferece uma oportunidade de compartilhar conteúdo relevante, engajando leads e construindo relacionamentos duradouros. Além disso, um site também pode ser uma ferramenta poderosa para coletar dados sobre os clientes, entender suas preferências e melhorar as estratégias de marketing. 

2) Perfil Google Meu Negócio:

O “Google Meu Negócio” é uma plataforma gratuita oferecida pelo Google que permite que proprietários de empresas e empreendedores gerenciem a presença de suas empresas nas buscas do Google e no Google Maps.  

Metodologia OP Mestres do Site - Google meu negócio

Ele desempenha um papel crucial ao conectar empresas com clientes locais de maneira eficaz. Ao fornecer informações precisas e atualizadas, como endereço, horário de funcionamento e fotos, você pode aumentar sua visibilidade nas pesquisas e no Google Maps, tornando-se mais acessíveis para quem procura produtos ou serviços na sua região. 

3) Redes Sociais:

O terceiro e último passo para a construção da sua presença online trata-se das redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok, entre outras.  

Metodologia OP Mestres do Site - Redes sociais

As redes sociais representam canais valiosos para interagir com o público, compartilhar conteúdo, construir relacionamentos e aumentar o reconhecimento da sua marca. Elas permitem uma comunicação direta e pessoal com os seguidores, além de oferecer insights sobre as preferências e necessidades do público. 

A autoavaliação como exercício estratégico 

Agora que você já conhece os três passos que estruturam uma presença digital sólida, é necessário voltar os olhares ao seu negócio e refletir como você tem trabalhado os tópicos Site, Google Meu Negócio e Redes Sociais.  

Neste momento é importante ser sincero e avaliar esses pontos como se você fosse um cliente ou uma figura externa à sua empresa. 

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👉​5 passos para aprimorar a presença digital do seu negócio

Questione pontos como:  

1) Como é a navegação no seu site? Tudo está funcionando? Botões, links, formulários.. 

2) Você tem utilizado a ferramenta Google Meu Negócio? Os dados estão atualizados? Você tem respondido as avaliações que recebe? 

3) Suas redes estão atualizadas? Elas transmitem profissionalismo ou amadorismo? Você tem monitorado seu engajamento? 

Se você precisar de ajuda, lembre-se que você pode contar com a Mestres do Site: nossa equipe é capacitada constantemente para conduzir nossos clientes dentro da melhor estratégia possível, otimizando recursos e focando em resultados.  

Fale com um de nossos especialistas em marketing digital agora mesmo!

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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