Com tantas ferramentas digitais disponíveis, o desafio não é conseguir canais para prospectar, mas encontrar a melhor forma de prospectar dentro de cada um deles. Neste post, saiba como prospectar clientes com as redes sociais.
Você já utiliza plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter para encontrar novos clientes para a sua empresa e, além disso, se conectar com o seu público? Se ainda não, saiba que está perdendo uma grande oportunidade.
Pode ser difícil de lembrar que até pouco tempo atrás, as empresas só faziam marketing via mídia tradicional. Prospectar clientes então, era algo feito só por telefone ou email, não é mesmo?
No entanto, com o surgimento das redes sociais, as pessoas passaram a ter mais acesso à informação e as empresas ganharam novas plataformas para prospectar.
Ainda mais, se antes era necessário investir 10 mil reais para ter 30 segundos na TV, agora qualquer empresário com 100 reais no bolso consegue divulgar sua marca no mundo digital para milhares de pessoas.
Com essa grande quantidade de plataformas, o desafio hoje não é conseguir canais para prospectar, mas encontrar a melhor forma de prospectar dentro de cada um deles. Afinal, é muito provável que seu público esteja em um ou mais canais.
Por isso, neste post, separamos 4 dicas para te ajudar a prospectar clientes com as redes sociais. Confira!
1. Conheça o seu público
Antes de mais nada, para iniciar a prospecção nas redes sociais você precisa conhecer o seu público.
Então, faça uma pesquisa para saber quem são essas pessoas, quais são suas dores, necessidades, objetivos e outras.
Além disso, também é interessante pesquisas sobre os seus principais concorrentes, verificando suas estratégias, pontos fortes e pontos fracos.
2. Identifique a melhor rede social para seu negócio
Depois de entender quem é o seu público, o próximo passo é identificar quais são as redes sociais mais indicadas para o seu negócio. Afinal, existem muitas opções, e você precisa estar onde seus clientes estão.
O Facebook, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários dos mais diversos tipos, que compartilham posts sobre diferentes assuntos diariamente. Já o LinkedIn é mais focado no mundo corporativo.
O Twitter, por sua vez, tem um foco mais informal e pode ser utilizado para se comunicar mais diretamente com o público. Já o Instagram tem um apelo mais visual e, embora tenha usuários de todos os tipos como no Facebook, vem sendo cada vez mais utilizado por marcas para complementar a estratégia digital. Além disso, ele vem se mostrando um excelente canal para ecommerce.
Mas, é necessário estar em todas as redes? Como falamos anteriormente, não!
O importante é estar presente onde o seu público está e, mais que isso, compartilhar conteúdo de valor nesses meios.
3. Produza conteúdo relevante
E por falar em conteúdo…
Não basta você conhecer o seu público e criar contas nas redes sociais. Para chamar atenção, é essencial produzir conteúdo relevante.
Ou seja, produzir conteúdos sobre assuntos que seus clientes têm interesse.
Sabe aquelas dores, necessidades e objetivos que você descobriu? Transforme tudo isso em conteúdo, mostrando como a sua empresa pode ajudar!
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4. Patrocine seus posts
Por fim, para ter um alcance ainda maior, patrocine suas postagens!
Assim, suas chances de prospectar clientes com as redes sociais são ainda maiores, já que seus posts chegarão para mais pessoas.
Agora que você já sabe que as redes sociais são ótimos meios de prospecção, que tal contratar a gestão de mídias sociais para ter resultados ainda melhores?
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.
Sucesso!