Rebrand para expandir área de atuação: conheça o caso da Gympass

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Dentre os benefícios mais cobiçados pelos colaboradores das empresas brasileiras, o Gympass é certamente um dos destaques. E no início de abril foi anunciado o seu rebrand para Wellhub.

Saiba com a Mestres do Site o que essa mudança significa e o motivo dela.

Nunca se falou tanto em saúde

O tema saúde está sempre em alta na sociedade mesmo antes das redes sociais e da globalização da internet — quem nunca ouviu um familiar dando uma receita caseira ou indicando um médico para tratar alguma dor que você comentou?

Durante os anos de pandemia global do coronavírus, a saúde era uma preocupação constante: como se exercitar em casa, como se cuidar para não ser infectado, o que fazer se for infectado, como cuidar da saúde mental em meio a esse cenário?

Agora, no momento pós pandemia, fala-se em ter saúde para ter um bom condicionamento físico para aguentar a rotina de trabalho ou simplesmente para ter uma melhor qualidade de vida para repercutir em nossos anos vindouros.

O que é Gympass?

Fundada em 2012, a iniciativa surgiu da necessidade de um dos (agora) CEOs encontrar academias com preços acessíveis e planos temporários para se exercitar durante suas viagens a trabalho.

No início, a startup oferecia passes diários de academia para o consumidor final, mas em 2013 mudou seu foco para o B2B, passando a atender empresas e seus colaboradores.

Segundo seu site, o benefício funciona da seguinte maneira:

– As empresas pagam um valor anual para a Gympass com base no número de colaboradores que possui;

– Os colaboradores baixam o aplicativo, escolhem um plano e pagam uma assinatura mensal;

– Os planos disponíveis vão desde o Basic, que é de graça e dá acesso a 10 aplicativos de bem-estar e treinos online e ao vivo, até o Diamond+, que confere acesso a mais de 25.600 academias e personal training 8 vezes ao mês.

Atualmente, a empresa brasileira também atua em outros países, como Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, Irlanda, Itália, México, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.

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O motivo da mudança e o significado de Wellhub

No início de abril de 2024, a empresa anunciou que a partir de maio se chamará Wellhub para combinar com toda a gama de serviços que oferece atualmente. Além das academias e dos espaços de atividade física, os assinantes também podem usufruir de espaços de meditação, ioga, serviços de nutricionistas, terapias holísticas, entre outros.

O nome Gympass vinha do propósito inicial da empresa: oferecer passes (“pass”) de academia (“gym”) para seus clientes. Agora, a palavra Wellhub transmite o objetivo de ser uma plataforma centralizada (“hub”) do bem-estar (“well”).

Agora, a empresa tem como foco o bem-estar mental e físico. Tanto que a palavra “well” vem do termo “wellness”, conceito de autocuidado que engloba a saúde mental, física, social e espiritual.

O que é rebrand?

O rebrand é uma estratégia de marketing que as empresas usam quando querem mudar sua identidade, o que pode levar a mudanças de nome, logo, slogan, cores, tipografia, valores e posicionamento.

O objetivo do rebrand pode ser o reposicionamento da empresa no mercado para atrair novos clientes, atualização da sua imagem ou para refletir as mudanças em seus produtos ou serviços.

Esta estratégia é um processo complexo que exige planejamento estratégico e uma execução cuidadosa. A empresa ter seus objetivos bem definidos é crucial para direcionar os passos do seu rebrand.

Embora seja possível realizar todo esse processo internamente, algumas companhias contratam empresas especializadas para comandar ou ajudá-las nesta tarefa. As agências de rebrand realizam desde a definição de objetivos até a implementação da nova identidade da marca. Além disso, elas possuem mais expertise sobre o gerenciamento do projeto e sua execução, podendo também trazer novas ideias e perspectivas para a construção da nova marca.

Como saber se sua empresa precisa de rebrand

O processo de rebrand é complexo e custoso, por isso, é importante que a empresa tenha certeza de que esta é a decisão certa a se tomar. Também é preciso que seja feita uma profunda pesquisa e a análise do mercado e do público-alvo para definir os objetivos do rebranding e, de fato, planejá-lo.

Alguns pontos podem indicar se a marca de uma empresa está precisando deste tipo de mudança, como:

– Identidade visual antiquada;
– Está datada e não consegue se conectar com o público-alvo atual;
– Está desalinhada com os produtos ou serviços que oferece atualmente;
– Não consegue comunicar claramente o que a empresa oferece;
– Se assemelha com as marcas concorrentes e não se destaca no mercado;
– Não possui identidade visual forte;
– Está associada a conotações negativas ou tem imagem negativa;
– A empresa está perdendo clientes ou não está conseguindo atrair novos.

Além da Gympass, outro caso recente de rebrand no mercado brasileiro é o do banco Itaú, que chamou muita atenção por um vídeo com a cantora Madonna. A empresa também é a responsável por trazer a popstar para se apresentar no Brasil gratuitamente na praia de Copacabana no dia 4 de maio.

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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