Rebrand para expandir área de atuação: conheça o caso da Gympass

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Dentre os benefícios mais cobiçados pelos colaboradores das empresas brasileiras, o Gympass é certamente um dos destaques. E no início de abril foi anunciado o seu rebrand para Wellhub.

Saiba com a Mestres do Site o que essa mudança significa e o motivo dela.

Nunca se falou tanto em saúde

O tema saúde está sempre em alta na sociedade mesmo antes das redes sociais e da globalização da internet — quem nunca ouviu um familiar dando uma receita caseira ou indicando um médico para tratar alguma dor que você comentou?

Durante os anos de pandemia global do coronavírus, a saúde era uma preocupação constante: como se exercitar em casa, como se cuidar para não ser infectado, o que fazer se for infectado, como cuidar da saúde mental em meio a esse cenário?

Agora, no momento pós pandemia, fala-se em ter saúde para ter um bom condicionamento físico para aguentar a rotina de trabalho ou simplesmente para ter uma melhor qualidade de vida para repercutir em nossos anos vindouros.

O que é Gympass?

Fundada em 2012, a iniciativa surgiu da necessidade de um dos (agora) CEOs encontrar academias com preços acessíveis e planos temporários para se exercitar durante suas viagens a trabalho.

No início, a startup oferecia passes diários de academia para o consumidor final, mas em 2013 mudou seu foco para o B2B, passando a atender empresas e seus colaboradores.

Segundo seu site, o benefício funciona da seguinte maneira:

– As empresas pagam um valor anual para a Gympass com base no número de colaboradores que possui;

– Os colaboradores baixam o aplicativo, escolhem um plano e pagam uma assinatura mensal;

– Os planos disponíveis vão desde o Basic, que é de graça e dá acesso a 10 aplicativos de bem-estar e treinos online e ao vivo, até o Diamond+, que confere acesso a mais de 25.600 academias e personal training 8 vezes ao mês.

Atualmente, a empresa brasileira também atua em outros países, como Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, Irlanda, Itália, México, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:
👉 Meta perde o direito de usar o nome no Brasil: por que isso importa para a sua empresa?

O motivo da mudança e o significado de Wellhub

No início de abril de 2024, a empresa anunciou que a partir de maio se chamará Wellhub para combinar com toda a gama de serviços que oferece atualmente. Além das academias e dos espaços de atividade física, os assinantes também podem usufruir de espaços de meditação, ioga, serviços de nutricionistas, terapias holísticas, entre outros.

O nome Gympass vinha do propósito inicial da empresa: oferecer passes (“pass”) de academia (“gym”) para seus clientes. Agora, a palavra Wellhub transmite o objetivo de ser uma plataforma centralizada (“hub”) do bem-estar (“well”).

Agora, a empresa tem como foco o bem-estar mental e físico. Tanto que a palavra “well” vem do termo “wellness”, conceito de autocuidado que engloba a saúde mental, física, social e espiritual.

O que é rebrand?

O rebrand é uma estratégia de marketing que as empresas usam quando querem mudar sua identidade, o que pode levar a mudanças de nome, logo, slogan, cores, tipografia, valores e posicionamento.

O objetivo do rebrand pode ser o reposicionamento da empresa no mercado para atrair novos clientes, atualização da sua imagem ou para refletir as mudanças em seus produtos ou serviços.

Esta estratégia é um processo complexo que exige planejamento estratégico e uma execução cuidadosa. A empresa ter seus objetivos bem definidos é crucial para direcionar os passos do seu rebrand.

Embora seja possível realizar todo esse processo internamente, algumas companhias contratam empresas especializadas para comandar ou ajudá-las nesta tarefa. As agências de rebrand realizam desde a definição de objetivos até a implementação da nova identidade da marca. Além disso, elas possuem mais expertise sobre o gerenciamento do projeto e sua execução, podendo também trazer novas ideias e perspectivas para a construção da nova marca.

Como saber se sua empresa precisa de rebrand

O processo de rebrand é complexo e custoso, por isso, é importante que a empresa tenha certeza de que esta é a decisão certa a se tomar. Também é preciso que seja feita uma profunda pesquisa e a análise do mercado e do público-alvo para definir os objetivos do rebranding e, de fato, planejá-lo.

Alguns pontos podem indicar se a marca de uma empresa está precisando deste tipo de mudança, como:

– Identidade visual antiquada;
– Está datada e não consegue se conectar com o público-alvo atual;
– Está desalinhada com os produtos ou serviços que oferece atualmente;
– Não consegue comunicar claramente o que a empresa oferece;
– Se assemelha com as marcas concorrentes e não se destaca no mercado;
– Não possui identidade visual forte;
– Está associada a conotações negativas ou tem imagem negativa;
– A empresa está perdendo clientes ou não está conseguindo atrair novos.

Além da Gympass, outro caso recente de rebrand no mercado brasileiro é o do banco Itaú, que chamou muita atenção por um vídeo com a cantora Madonna. A empresa também é a responsável por trazer a popstar para se apresentar no Brasil gratuitamente na praia de Copacabana no dia 4 de maio.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
rebrand

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital