Rock in Rio 2024 – Foto: Roberto Filho/Brazil News
O festival mais aguardado do ano já começou e vem gerando um engajamento bastante expressivo nas redes sociais, segundo relatório da Stilingue, empresa de Social Listening que utiliza pesquisas e IA (Inteligência Artificial) para mensurar o impacto de marcas e eventos importantes.
O mais interessante é que, do ponto de vista do marketing, o buzz e a movimentação digital valem muito mais do que números de ingressos vendidos, por exemplo.
Por isso, hoje vamos entender como o Rock in Rio vem trabalhando esse espaço de forma on e offline, com o apoio de grandes marcas, para criar um ecossistema de pessoas totalmente envolvidas na experiência do festival carioca.
O evento Rock in Rio
O Rock in Rio é um dos maiores e mais importantes festivais de música do mundo, criado em 1985 no Brasil. Com edições realizadas em vários lugares, como Lisboa, Madri e Las Vegas, o evento se destaca por reunir grandes nomes da música global e por sua experiência totalmente imersiva de cultura e música.
Além de reunir uma ampla variedade de estilos musicais, o festival também oferece experiências únicas e atividades diversas, tornando-se uma referência não só musical, mas também de entretenimento através de suas marcas apoiadoras como iFood, TIM, KitKat e muitas outras.
No universo do marketing, o Rock in Rio tem uma importância muito significativa graças à sua gigantesca audiência e ao seu proporcional impacto na mídia. Dessa forma, o festival proporciona visibilidade sem igual para patrocinadores e marcas, permitindo que eles se conectem diretamente com um público altamente diversificado e engajado.
Através de estratégias de patrocínio e experiências de marca personalizadas, as empresas aproveitam a grande exposição nacional e o prestígio do festival para fortalecer sua presença no mercado e criar conexões duradouras com as pessoas que participam de forma presencial ou online daquele espaço.
O relatório da Stilingue
Durante o primeiro fim de semana do Rock in Rio 2024, que incluiu shows de artistas como Travis Scott, Imagine Dragons e NX Zero, foram registradas até agora 106 mil conversas nas redes sociais.
O levantamento, feito pela Stilingue by Blip, cobriu o período de 13 a 16 de setembro, levando em conta plataformas como Facebook, Instagram, Blogs, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
O relatório revelou ainda que 64 mil usuários geraram essas conversas, com uma média de 35,2 mil menções diárias e o maior volume de comentários registrado no domingo, 15. A maioria das postagens, 62%, foi feita no BlueSky, substituto do X (recentemente banido no Brasil), seguida pelo Instagram com 19%, Facebook com 16% e portais com 3%.
Um duelo de gigantes
Seguindo com a moeda mais importante do digital, o engajamento, vamos conhecer a seguir as marcas patrocinadoras e apoiadoras do festival mais mencionadas pelo público no primeiro fim de semana do Rock in Rio.
1- KitKat
2- iFood
3- Seara
4- TIM
5- Coca-Cola
6- Natura
7- Heineken
8- Volkswagen
9- C&A
10- Itaú
Segundo o relatório do Stilingue by Blip, KitKat foi a marca mais comentada nas redes sociais durante os primeiros dias do festival, com aproximadamente 5.007 menções. Em segundo lugar estava o iFood com 1.917 menções. É importante destacar que a marca de entrega utilizou a estratégia de subir uma hashtag (#iFoodnoRockinRioBrasil2024) para concentrar as conversas e melhorar a mensuração. Já na posição de terceiro lugar ficou a Seara, com 1.378 menções.
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O que o RiR tem a ensinar a micros e pequenos negócios?
Certamente o maior festival de música e entretenimento do mundo tem algo a nos ensinar. A seguir, listamos 5 lições importantes para serem adaptadas e replicadas no seu nicho, independente do porte da sua empresa.
Elas têm o poder de aumentar a sua visibilidade, melhorar o seu engajamento e criar experiências memoráveis que incentivem a recompra do seu cliente.
1) Experiência do cliente:
O Rock in Rio é conhecido por criar experiências memoráveis para o público, como ativações, cenografia, atrações e muito mais. Sob a ótica dos pequenos negócios, é preciso aprender a importância de oferecer experiências únicas e personalizadas que envolvam e cativem os clientes, como novidades na loja física, melhoria do atendimento e oferecimento de promoções exclusivas temáticas, por exemplo.
2) Parcerias estratégicas:
O festival estabelece parcerias com grandes marcas e empresas para patrocínios e colaborações, como mostramos anteriormente. Falando em pequenos negócios, é válido buscar parcerias locais ou regionais que ajudem a expandir seu alcance e melhorar sua visibilidade, compartilhando recursos e atraindo novos clientes, através de influenciadores e outras lojas parceiras, por exemplo.
3) Conteúdo atraente:
O Rock in Rio domina a arte de criar e compartilhar conteúdo relevante para engajar seu público. Negócios menores podem adotar estratégias semelhantes, criando conteúdo interessante e útil para suas audiências de forma consistente, o que pode melhorar o engajamento e a presença digital da marca.
4) Gerenciamento de comunidade:
O festival nos ensina a importância de construir e gerenciar uma comunidade para fortalecer o evento. Os pequenos negócios devem aplicar esse conceito ao criar uma comunidade leal e engajada em torno de seus produtos ou serviços, incentivando o feedback constante e a participação ativa dos clientes.
5) Análise e adaptação:
O Rock in Rio possui um monitoramento ativo para medir o impacto de suas estratégias em tempo real, e, consequentemente, ajustá-las o quanto antes. No caso de micro negócios, é muito importante criar o processo recorrente de acompanhar e analisar o feedback dos clientes para adaptar suas estratégias e melhorar continuamente seus produtos e serviços.
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