Rock in Rio 2024: O evento que está gerando milhares de impressões por dia

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Rock in Rio 2024 – Foto: Roberto Filho/Brazil News

O festival mais aguardado do ano já começou e vem gerando um engajamento bastante expressivo nas redes sociais, segundo relatório da Stilingue, empresa de Social Listening que utiliza pesquisas e IA (Inteligência Artificial) para mensurar o impacto de marcas e eventos importantes.

O mais interessante é que, do ponto de vista do marketing, o buzz e a movimentação digital valem muito mais do que números de ingressos vendidos, por exemplo.

Por isso, hoje vamos entender como o Rock in Rio vem trabalhando esse espaço de forma on e offline, com o apoio de grandes marcas, para criar um ecossistema de pessoas totalmente envolvidas na experiência do festival carioca.

O evento Rock in Rio

O Rock in Rio é um dos maiores e mais importantes festivais de música do mundo, criado em 1985 no Brasil. Com edições realizadas em vários lugares, como Lisboa, Madri e Las Vegas, o evento se destaca por reunir grandes nomes da música global e por sua experiência totalmente imersiva de cultura e música.

Além de reunir uma ampla variedade de estilos musicais, o festival também oferece experiências únicas e atividades diversas, tornando-se uma referência não só musical, mas também de entretenimento através de suas marcas apoiadoras como iFood, TIM, KitKat e muitas outras.

No universo do marketing, o Rock in Rio tem uma importância muito significativa graças à sua gigantesca audiência e ao seu proporcional impacto na mídia. Dessa forma, o festival proporciona visibilidade sem igual para patrocinadores e marcas, permitindo que eles se conectem diretamente com um público altamente diversificado e engajado.

Através de estratégias de patrocínio e experiências de marca personalizadas, as empresas aproveitam a grande exposição nacional e o prestígio do festival para fortalecer sua presença no mercado e criar conexões duradouras com as pessoas que participam de forma presencial ou online daquele espaço.

O relatório da Stilingue

Durante o primeiro fim de semana do Rock in Rio 2024, que incluiu shows de artistas como Travis Scott, Imagine Dragons e NX Zero, foram registradas até agora 106 mil conversas nas redes sociais.

O levantamento, feito pela Stilingue by Blip, cobriu o período de 13 a 16 de setembro, levando em conta plataformas como Facebook, Instagram, Blogs, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.

O relatório revelou ainda que 64 mil usuários geraram essas conversas, com uma média de 35,2 mil menções diárias e o maior volume de comentários registrado no domingo, 15. A maioria das postagens, 62%, foi feita no BlueSky, substituto do X (recentemente banido no Brasil), seguida pelo Instagram com 19%, Facebook com 16% e portais com 3%.

Um duelo de gigantes

Seguindo com a moeda mais importante do digital, o engajamento, vamos conhecer a seguir as marcas patrocinadoras e apoiadoras do festival mais mencionadas pelo público no primeiro fim de semana do Rock in Rio.

1- KitKat
2- iFood
3- Seara
4- TIM
5- Coca-Cola
6- Natura
7- Heineken
8- Volkswagen
9- C&A
10- Itaú

Segundo o relatório do Stilingue by Blip, KitKat foi a marca mais comentada nas redes sociais durante os primeiros dias do festival, com aproximadamente 5.007 menções. Em segundo lugar estava o iFood com 1.917 menções. É importante destacar que a marca de entrega utilizou a estratégia de subir uma hashtag (#iFoodnoRockinRioBrasil2024) para concentrar as conversas e melhorar a mensuração. Já na posição de terceiro lugar ficou a Seara, com 1.378 menções.

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O que o RiR tem a ensinar a micros e pequenos negócios?

Certamente o maior festival de música e entretenimento do mundo tem algo a nos ensinar. A seguir, listamos 5 lições importantes para serem adaptadas e replicadas no seu nicho, independente do porte da sua empresa.

Elas têm o poder de aumentar a sua visibilidade, melhorar o seu engajamento e criar experiências memoráveis que incentivem a recompra do seu cliente.

1) Experiência do cliente:

O Rock in Rio é conhecido por criar experiências memoráveis para o público, como ativações, cenografia, atrações e muito mais. Sob a ótica dos pequenos negócios, é preciso aprender a importância de oferecer experiências únicas e personalizadas que envolvam e cativem os clientes, como novidades na loja física, melhoria do atendimento e oferecimento de promoções exclusivas temáticas, por exemplo.

2) Parcerias estratégicas:

O festival estabelece parcerias com grandes marcas e empresas para patrocínios e colaborações, como mostramos anteriormente. Falando em pequenos negócios, é válido buscar parcerias locais ou regionais que ajudem a expandir seu alcance e melhorar sua visibilidade, compartilhando recursos e atraindo novos clientes, através de influenciadores e outras lojas parceiras, por exemplo.

3) Conteúdo atraente:

O Rock in Rio domina a arte de criar e compartilhar conteúdo relevante para engajar seu público. Negócios menores podem adotar estratégias semelhantes, criando conteúdo interessante e útil para suas audiências de forma consistente, o que pode melhorar o engajamento e a presença digital da marca.

4) Gerenciamento de comunidade:

O festival nos ensina a importância de construir e gerenciar uma comunidade para fortalecer o evento. Os pequenos negócios devem aplicar esse conceito ao criar uma comunidade leal e engajada em torno de seus produtos ou serviços, incentivando o feedback constante e a participação ativa dos clientes.

5) Análise e adaptação:

O Rock in Rio possui um monitoramento ativo para medir o impacto de suas estratégias em tempo real, e, consequentemente, ajustá-las o quanto antes. No caso de micro negócios, é muito importante criar o processo recorrente de acompanhar e analisar o feedback dos clientes para adaptar suas estratégias e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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