Mestres do Site

Segurança de site: Dicas essenciais para proteger o seu site!

Segurança de site: Dicas essenciais para proteger o seu site!

Para garantir a segurança de um site, você precisa investir em ações e soluções focadas em garantir a proteção de dados. Para isso, use senhas fortes, configure perfis de usuários, faça backup e prefira a autenticação em duas etapas. Saiba mais neste post!

Se você está querendo criar um site para o seu negócio, já se perguntou a respeito da importância de investir na segurança do seu site? Aliás, você sabe como isso pode te trazer mais tranquilidade no dia a dia?

É claro que você quer que sua estratégia de Marketing Digital gere aumento na receita. Nesse sentido, a segurança do seu site não pode ficar de lado.

Neste post, vamos te explicar o que é a segurança de um site e como deixar as suas páginas seguras. Confira!

O que é a segurança de um site?

Em suma, a segurança de um site consiste em toda ação ou ferramenta adotada para evitar que as informações sejam expostas ou fiquem sujeitas a ataques de cibercriminosos, que podem ocorrer de diversas formas.

Além disso, essas medidas também servem para proteger os usuários, como clientes de e-commerce e leitores de blogs, e até mesmo o host. Afinal, essas pessoas deixam suas informações pessoais em diversos sites.

LEIA TAMBÉM:
👉 Experiência do usuário: como agradar os visitantes do seu site?

Como manter a segurança do seu site?

Existem boas práticas que ajudam a aumentar a segurança do site. Confira algumas delas a seguir! 

Mantenha o software atualizado

Primeiramente, atualizar o software é muito importante para manter seu site seguro. Isso serve para o sistema operacional do servidor e a qualquer software que você esteja executando no site, como um CMS, por exemplo.

Utilize senhas fortes

Essa dica pode parecer óbvia, afinal, muita gente sabe que deve usar senhas mais complexas, mas isso não significa que essa prática seja sempre adotada.

Usar senhas fortes é crucial para perfis de administração de servidores e sites. Mas, não se esqueça de que é muito importante conscientizar os usuários sobre as boas práticas que ajudaram a garantir a segurança das contas também. 

Apesar de ser visto como algo chato por muitos, criar requisitos de senhas é uma estratégia que ajuda na proteção das informações. Por exemplo, você pode solicitar que a senha dos usuários deva ter pelo menos seis caracteres, incluindo um número e uma letra maiúscula.

Configure perfis de usuários

Mesmo que pessoas má intencionadas não consigam alterar o código do seu site, eles podem fazer isso com os cadastros de usuários. Mas, se você tiver os endereços de IP gravados, com os respectivos históricos de atividades, será mais fácil fazer uma análise do ataque sofrido.

Faça backup

Se o seu site chegar a sofrer um ataque hacker, é o backup que vai te ajudar a recuperar os dados perdidos. Ele não é bem uma estratégia de segurança, já que não é responsável por inibir os ataques, mas ajuda a impedir a perda permanente de arquivos e pastas.

Invista na verificação em duas etapas

Na autenticação em duas etapas, a validação é feita tanto no navegador quanto no servidor. O primeiro identifica falhas mais simples, por exemplo campos obrigatórios não preenchidos.

No entanto, isso pode ser ignorado e o ideal é verificar as validações no servidor.

E então, pronto para deixar o seu site mais seguro?

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI