No mundo empresarial e do marketing existem várias maneiras de uma empresa se conectar com o seu público-alvo. O atendimento é um dos pilares da relação entre marca e consumidor, e na era das redes sociais, essa conexão também ocorre por meio de interações nas postagens.
Mas, indo pelo caminho mais tradicional, o Boticário lançou uma nova peça comercial para o Dia das Mães que conecta com o público de uma maneira diferente.
O Boticário e a relação entre mães e filhos
Criada em 1977, o Boticário é uma das marcas mais queridas pelas famílias brasileiras e sempre lança campanhas publicitárias especiais em datas comemorativas. Com a aproximação do Dia das Mães, mais do que uma publicidade para vender, ela quis se conectar com o público-alvo desta comemoração.
Porém, diferentemente da abordagem que estamos acostumados a ver em comerciais com o tema que evoca o amor e o sentimento materno, a marca apostou em retratar o período da adolescência, em que é mais comum haver embates nas famílias.
O curta “Tormenta”, que estreou na terça-feira, dia 16 de abril, mostra que os momentos de tensão entre uma mãe e seu filho adolescente são semelhantes (metaforicamente) a uma tempestade em alto-mar.
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Como “Tormenta” se conecta com o público
Estudos realizados por Harvard, em 2022, revelam que tanto as mães como os filhos sofrem ansiedade e depressão durante este período familiar. Duas pesquisas feitas pela universidade nos Estados Unidos constataram que 18% dos adolescentes e 20% das mães sofriam de ansiedade. Quanto à depressão, 15% dos adolescentes e 16% das mães foram afetados.
Nesse sentido, o curta se conecta com o público de maneira verdadeira, pois conflitos entre mães e filhos são muito comuns nesta fase, sendo um dos fatores que podem levar ao desgaste emocional e a problemas de saúde mental para ambos. Ainda, o vídeo conta com a música “when the party’s over” da cantora Billie Eilish. A artista é uma das favoritas da nova geração e fala abertamente sobre questões de saúde mental em entrevistas e por meio de seu trabalho.
A repercussão da maior produção da história do Boticário foi positiva, com o público comentando que se emocionou, enaltecendo a mensagem do vídeo de que tormentas passam, mas o amor permanece.
A importância da conexão entre marca e público
Estabelecer uma conexão com o público é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Através da construção de relacionamentos autênticos e significativos com seus consumidores, as marcas aumentam seus índices de fidelidade e conseguem que suas vendas sejam impulsionadas.
É claro que, antes disso, é preciso compreender a fundo o público através de pesquisas de mercado e grupos focais para conhecer as suas necessidades, desejos, motivações, pontos de dor e comportamentos.
Os resultados obtidos ajudam não só no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços como também podem ser inspiração para conteúdos e estratégias de marketing.
Maneiras de se conectar
Algumas formas de se conectar com o público via marketing são:
– Criação de conteúdo autêntico e envolvente: artigos, vídeos, podcasts, e-books, newsletters, entre outros formatos. O importante é que o conteúdo seja original e ofereça valor ao público;
– Promover a interação e o engajamento: não basta o conteúdo ser envolvente, dê espaço para que o público compartilhe suas ideias, experiências e até emoções;
– Humanização da marca: mostre o lado humano da marca, seus bastidores, membros da equipe, destaque os seus valores, mostre que ela é transparente, responsável e aberta para receber feedbacks negativos ou positivos;
– Atendimento ao cliente: um bom atendimento pode transformar clientes em defensores da marca. Por isso, é importante se esforçar para fornecer uma experiência positiva nas interações de suporte técnico, nas resoluções de problemas ou na resposta de uma simples dúvida;
– Construir uma comunidade: fomentar ou dar espaço para que os seguidores e clientes interajam em espaços online ou em eventos presenciais pode aumentar o engajamento e a fidelidade à marca;
– Marketing de influência: fazer parceria com um influencer alinhado com a marca e relevante em seu nicho pode trazer novos clientes;
– Programas de fidelidade: é uma ótima maneira de aumentar a retenção de clientes se contar com benefícios que fazem sentido para o público;
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Conexões autênticas
Em meio ao mercado saturado com opções, as marcas que investem em conexões autênticas com os problemas de seu público conseguem se destacar ainda mais. Mas o que é esse tipo de conexão?
No caso citado deste artigo, a campanha de O Boticário é um exemplo de conexão autêntica por mostrar um lado da maternidade que é pouco mostrado. O
conflito entre mães/pais/cuidadores e filhos na fase da adolescência ocorre em todas as famílias e em todo o mundo, sendo, portanto, um tema universal. Quem passou por essa experiência — seja como o filho ou como o adulto — irá se conectar com o vídeo, recordar memórias passadas e se emocionar.
Mas essa conexão precisa ser pelo lado emocional? Não necessariamente. Existem outros exemplos de campanhas que criam uma conexão com seu público de diferentes formas:
– A Nike produz conteúdos que vão desde histórias que celebram as histórias dos atletas profissionais e dos amadores até os que ajudam os seus consumidores a escolher um produto para o tipo de exercício que praticam ou querem praticar;
– A Harley-Davidson, além de uma marca de motocicletas, promove eventos e rallies de motociclismo para que seus clientes formem uma comunidade.
Para finalizar, um exemplo de conexão autêntica divertida é o marketing do aplicativo de ensino de idiomas Duolingo nas redes sociais. O seu conteúdo é divertido e sempre faz referência à cultura pop e aos memes mais recentes da internet com a ajuda de um mascote carismático.