Sua empresa está se conectando com o público?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

No mundo empresarial e do marketing existem várias maneiras de uma empresa se conectar com o seu público-alvo. O atendimento é um dos pilares da relação entre marca e consumidor, e na era das redes sociais, essa conexão também ocorre por meio de interações nas postagens.

Mas, indo pelo caminho mais tradicional, o Boticário lançou uma nova peça comercial para o Dia das Mães que conecta com o público de uma maneira diferente.

O Boticário e a relação entre mães e filhos

Criada em 1977, o Boticário é uma das marcas mais queridas pelas famílias brasileiras e sempre lança campanhas publicitárias especiais em datas comemorativas. Com a aproximação do Dia das Mães, mais do que uma publicidade para vender, ela quis se conectar com o público-alvo desta comemoração.

Porém, diferentemente da abordagem que estamos acostumados a ver em comerciais com o tema que evoca o amor e o sentimento materno, a marca apostou em retratar o período da adolescência, em que é mais comum haver embates nas famílias.

O curta “Tormenta”, que estreou na terça-feira, dia 16 de abril, mostra que os momentos de tensão entre uma mãe e seu filho adolescente são semelhantes (metaforicamente) a uma tempestade em alto-mar.

LEIA TAMBÉM:
👉 3 Técnicas de Marketing Digital para aproximar o público da sua marca

Como “Tormenta” se conecta com o público

Estudos realizados por Harvard, em 2022, revelam que tanto as mães como os filhos sofrem ansiedade e depressão durante este período familiar. Duas pesquisas feitas pela universidade nos Estados Unidos constataram que 18% dos adolescentes e 20% das mães sofriam de ansiedade. Quanto à depressão, 15% dos adolescentes e 16% das mães foram afetados.

Nesse sentido, o curta se conecta com o público de maneira verdadeira, pois conflitos entre mães e filhos são muito comuns nesta fase, sendo um dos fatores que podem levar ao desgaste emocional e a problemas de saúde mental para ambos. Ainda, o vídeo conta com a música “when the party’s over” da cantora Billie Eilish. A artista é uma das favoritas da nova geração e fala abertamente sobre questões de saúde mental em entrevistas e por meio de seu trabalho.

A repercussão da maior produção da história do Boticário foi positiva, com o público comentando que se emocionou, enaltecendo a mensagem do vídeo de que tormentas passam, mas o amor permanece.

A importância da conexão entre marca e público

Estabelecer uma conexão com o público é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Através da construção de relacionamentos autênticos e significativos com seus consumidores, as marcas aumentam seus índices de fidelidade e conseguem que suas vendas sejam impulsionadas.

É claro que, antes disso, é preciso compreender a fundo o público através de pesquisas de mercado e grupos focais para conhecer as suas necessidades, desejos, motivações, pontos de dor e comportamentos.

Os resultados obtidos ajudam não só no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços como também podem ser inspiração para conteúdos e estratégias de marketing.

Maneiras de se conectar

Algumas formas de se conectar com o público via marketing são:

– Criação de conteúdo autêntico e envolvente: artigos, vídeos, podcasts, e-books, newsletters, entre outros formatos. O importante é que o conteúdo seja original e ofereça valor ao público;
– Promover a interação e o engajamento: não basta o conteúdo ser envolvente, dê espaço para que o público compartilhe suas ideias, experiências e até emoções;
– Humanização da marca: mostre o lado humano da marca, seus bastidores, membros da equipe, destaque os seus valores, mostre que ela é transparente, responsável e aberta para receber feedbacks negativos ou positivos;
– Atendimento ao cliente: um bom atendimento pode transformar clientes em defensores da marca. Por isso, é importante se esforçar para fornecer uma experiência positiva nas interações de suporte técnico, nas resoluções de problemas ou na resposta de uma simples dúvida;
– Construir uma comunidade: fomentar ou dar espaço para que os seguidores e clientes interajam em espaços online ou em eventos presenciais pode aumentar o engajamento e a fidelidade à marca;
– Marketing de influência: fazer parceria com um influencer alinhado com a marca e relevante em seu nicho pode trazer novos clientes;
– Programas de fidelidade: é uma ótima maneira de aumentar a retenção de clientes se contar com benefícios que fazem sentido para o público;

LEIA TAMBÉM:
👉 Alcance credibilidade e confiança, e atraia mais clientes com o seu site

Conexões autênticas

Em meio ao mercado saturado com opções, as marcas que investem em conexões autênticas com os problemas de seu público conseguem se destacar ainda mais. Mas o que é esse tipo de conexão?

No caso citado deste artigo, a campanha de O Boticário é um exemplo de conexão autêntica por mostrar um lado da maternidade que é pouco mostrado. O

conflito entre mães/pais/cuidadores e filhos na fase da adolescência ocorre em todas as famílias e em todo o mundo, sendo, portanto, um tema universal. Quem passou por essa experiência — seja como o filho ou como o adulto — irá se conectar com o vídeo, recordar memórias passadas e se emocionar.

Mas essa conexão precisa ser pelo lado emocional? Não necessariamente. Existem outros exemplos de campanhas que criam uma conexão com seu público de diferentes formas:

– A Nike produz conteúdos que vão desde histórias que celebram as histórias dos atletas profissionais e dos amadores até os que ajudam os seus consumidores a escolher um produto para o tipo de exercício que praticam ou querem praticar;

– A Harley-Davidson, além de uma marca de motocicletas, promove eventos e rallies de motociclismo para que seus clientes formem uma comunidade.

Para finalizar, um exemplo de conexão autêntica divertida é o marketing do aplicativo de ensino de idiomas Duolingo nas redes sociais. O seu conteúdo é divertido e sempre faz referência à cultura pop e aos memes mais recentes da internet com a ajuda de um mascote carismático.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
marketing,público

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital

marketing,público

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital