Sua empresa sabe como se conectar com a GenZ através do Pinterest?

Atalhos para este artigo

O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual lançada em 2010. Em pouco tempo, tornou-se uma ferramenta essencial para quem busca ideias e inspirações online.

A Geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2010) corresponde a 40% da base global de usuários da rede. E sendo conhecida como a geração que mais engaja com intenção de compra, o Pinterest acabou sendo mais do que mero site de imagens bonitas.

Quer saber como se conectar melhor com a GenZ no Pinterest? Continue a leitura!

Conhecendo mais o Pinterest

O nome Pinterest é a junção das palavras “pin” (alfinete) e “interest” (interesse) em inglês. Na plataforma, os usuários veem várias imagens — filtradas de acordo com seus interesses — e vão salvando (ou “pinando”) suas preferidas.

A ação de ir salvando as imagens monta um painel no perfil de cada usuário. Ese painel se assemelha ao moodboard — ferramenta visual que reúne imagens, cores, texturas e outros elementos que servem de inspiração para criar uma estética, estilo ou conceito de um projeto.

Por este motivo, o Pinterest se tornou uma ótima ferramenta para encontrar ideias e inspirações, aprender coisas novas e até promover um negócio.

Segmentos do Pinterest

Os temas que mais interessam ao público da plataforma são:

– Moda e beleza: são os nichos mais populares no Pinterest, que conta com público altamente engajado em busca de ideias para looks, maquiagens, penteados e cuidados com a pele.

– Decoração e casa: os usuários buscam ideias para decorar suas casas, organizar seus espaços e criar um ambiente aconchegante.

– Alimentação e receitas: as pessoas usam a plataforma para encontrar novas receitas, ideias para pratos criativos e inspirações para montar seus pratos e mesas.

– Faça você mesmo (DIY): é possível encontrar vários projetos DIY de decoração.

– Viagem: as imagens de viagens sempre mostram destinos paradisíacos e experiências incríveis.

– Saúde e bem-estar: dicas e informações sobre nutrição, exercícios físicos, saúde mental e meditação são muito procurados na plataforma.

– Produtos para animais de estimação: os donos de pets encontram ideias de como cuidar de seus bichos de estimação. Este nicho aborda desde alimentação até roupas e acessórios.

– Produtos para bebês e crianças: pais e futuros pais buscam inspirações para o quarto do bebê, ideias para festas, receitas nutritivas e dicas de atividades educativas.

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Por que divulgar sua empresa no Pinterest

Se sua empresa é de um dos nichos citados anteriormente, o Pinterest é o lugar ideal para:

Alcançar um público receptivo e inspirado

Os usuários navegam na plataforma em busca de ideias e inspirações para diversos aspectos de suas vidas. Isso significa que o público é receptivo e ávido por descobrir novos produtos e serviços, pronto para se conectar com marcas que se alinham aos seus interesses.

Conectar-se com seu público ideal

O Pinterest oferece ferramentas avançadas de segmentação que permitem que se alcance o público desejado. Através de palavras-chave, interesses, dados demográficos e de comportamento, pode-se criar campanhas personalizadas que espelham os desejos do público-alvo.

Gerar tráfego qualificado para seu site

Por conseguir se conectar com o público ideal, as campanhas do Pinterest podem direcionar os usuários diretamente para o site ou blog da empresa/marca, aumentando o tráfego orgânico e as conversões.

Promover seus produtos e serviços de forma natural

O Pinterest oferece formatos de anúncios que se integram perfeitamente ao feed do usuário, proporcionando uma experiência natural.

Dicas para criar conexão com a GenZ no Pinterest

O Pinterest divulgou dicas para o desenvolvimento de estratégias de marketing na plataforma:

1 – Apareça na pesquisa

A Geração Z está crescendo e buscando ideias para compras e decisões do dia a dia na plataforma. Os temas que apresentaram crescimento de interesse de 2023 para 2024 foram comidas e bebidas, moda feminina e moda masculina.

2 – Crie tração para conversões

A GenZ é a mais ativa no Pinterest e a que apresenta sete vezes mais chances de comprar os produtos que salvaram na plataforma. As marcas devem aproveitar esse engajamento através de chamadas de ação (CTA) diversificadas para incentivar diferentes ações.

3 – Torne o produto comprável

Pessoas que utilizam a plataforma semanalmente possuem 1,3x mais probabilidade de ter realizado uma compra na última semana. Isso significa que utilizam o Pinterest para encontrar informações sobre os produtos que desejam.

4 – Saia na frente das tendências

Identifique novos gostos antecipadamente através do Pinterest Predicts e do Pinterest Trends para encontrar novas tendências que podem se conectar com o público-alvo da marca.

5 – Conecte as pessoas à cultura

A Geração Z adora a cultura pop. Grandes lançamentos de filmes, séries ou músicas, e até grandes turnês, podem servir como um termômetro para identificar futuras novas tendências para sua marca e público.

Mas, claro, o sucesso no Pinterest depende de vários fatores além dos listados aqui. O fundamental ao investir na plataforma é criar conteúdo com imagens de alta qualidade, que converse com a estética e o público dela.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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