Realizado no dia 11 de fevereiro, a edição de 2024 do Super Bowl contou com o show do cantor Usher, estabeleceu o time de futebol americano Kansas City Chiefs como campeão pela quarta vez — sendo, desta vez, bicampeão consecutivo — e contou com diversos comerciais criativos e caros em seu intervalo.
Mas como um evento esportivo norte-americano pode influenciar o marketing do seu negócio? A Mestres do Site te explica a seguir.
O que é o Super Bowl?
Criado em 1967 nos Estados Unidos, o evento esportivo é a final da liga profissional de futebol americano. À época, existiam duas ligas do esporte — a National Football League (NFL) e a American Football League (AFL) — e o jogo servia para definir o time que seria o campeão entre os campeões, já que participavam os times com mais vitórias de cada liga para disputar qual deles seria o melhor da temporada.
Na década de 70, as duas ligas se uniram, o que resultou na criação da National Football Conference (NFC) e da American Football Conference (AFC). Atualmente, a NFL é composta por 32 times que se dividem entre NFC e AFC, e os vencedores das respectivas ligas se enfrentam para coroar o melhor time da NFL.
O nome do evento faz referência à temporada de jogos dos times universitários, que são tradicionalmente chamados de “bowls”.
O período de jogos do futebol americano profissional se inicia geralmente em setembro e é finalizada em fevereiro do ano seguinte em um grande espetáculo.
A grandiosidade do Super Bowl na cultura norte-americana
Quando a NFL e a AFL firmaram acordo para decidir em um grande jogo qual o seria o melhor time entre as duas, o Super Bowl já nascia com a premissa de ser um importante espetáculo televisivo norte-americano, sendo, inclusive, o evento que marcou a chegada dos televisores com imagens coloridas nos Estados Unidos.
O fato de o futebol americano ser o esporte mais popular no país já fez com que o evento instantaneamente fosse o de maior audiência, motivo pelo qual o preço que se paga para vincular comerciais em seu intervalo é altíssimo — na edição de 2024, uma propaganda de 30 segundos custou cerca de US$ 7 milhões (quase R$ 35 milhões).
O show do intervalo e seu marketing
O Super Bowl como um evento esportivo já é grandioso — sendo considerado quase como um feriado nacional tão importante quanto o Dia de Ação de Graças e o Natal — e o seu Halftime Show traz ainda mais audiência para ele. Mas se você pensa que este momento sempre contou com atrações famosas do mundo da música, está totalmente enganado.
Desde a década de 60, o espetáculo musical apresentado no intervalo dos jogos era de alguma banda marcial. Nos anos 90, foi notado que a audiência caía durante a apresentação, o que fez com que a organização convidasse, em 1991, a banda New Kids on the Block e, em 1992, a cantora Gloria Estafan para tentar garantir um bom número de espectadores.
Porém, mesmo assim, a audiência acabou despencando 40 pontos. Dessa maneira, para o show do próximo ano convidaram o artista mais relevante na música em todo o mundo: Michael Jackson. O mais impressionante é que ele topou se apresentar de graça!
O ganho dos artistas com o Super Bowl
E por que os maiores nomes da música se apresentam de graça no evento? Simples: como dito anteriormente, o Super Bowl é um evento altamente relevante na cultura norte-americana e sua audiência já é o suficiente para atrair muita atenção e recompensas para os artistas. Segundo matérias da Forbes, alguns exemplos disso, são:
- Shakira e Jennifer Lopez aumentaram respectivamente 267% e 187% seus números de ouvintes nas plataformas de streaming em 2020;
- Rihanna obteve lucro de cerca de US$ 88.3 milhões por ter mostrado brevemente um produto de sua marca Fenty Beauty durante sua performance em 2023, além de ter um aumento de 211% nos streamings de suas músicas;
- Em 2024, o show apresentado por Usher quebrou o recorde de audiência do evento, sendo assistido simultaneamente por mais de 120 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos, e fez o cantor ganhar um valor aproximado a US$ 52 mil enquanto se apresentava.
E como o Super Bowl pode ajudar o marketing do seu negócio?
Obviamente, nosso objetivo não é dizer que você deve procurar uma pessoa muito influente e esperar que ela faça a divulgação do seu negócio de graça.
Do ponto de vista do marketing, observamos que os artistas aproveitarem da grandiosidade do Super Bowl para ter ganhos é uma estratégia poderosa que gera aumento de interesse e de vendas de músicas, shows e produtos relacionados.
E pensando no seu negócio, você também pode aprender algo: investir no público certo através de um objetivo, canais e jornada de cliente bem planejados.
O caminho para pesquisar e definir esses 3 pontos importantes é através da estratégia de marketing. A principal ação para começar esta investigação é realizar uma pesquisa de mercado para fazer um levantamento de dados. Com uma estratégia bem definida, o seu negócio consegue fazer melhor uso de seus recursos, adaptar-se rapidamente à mudanças, ter um posicionamento de marca forte, entre outros benefícios — leia este artigo para saber mais.
No caso de Usher, o cantor já vinha seguindo uma estratégia focada em aumentar e fortalecer a sua audiência. Em 2021, o artista iniciou a sua residência de shows em Las Vegas chamada “My Way”, chegando a estender sua temporada duas vezes e ser conhecido como o novo rei da cidade. Em setembro de 2023 houve o anúncio de que seria o responsável pelo show do intervalo do Super Bowl. Dois meses depois, o cantor participou de um remix da música “Standing Next to You” do cantor sul-coreano Jungkook — um dos membros do grupo BTS, grupo de maior relevância atualmente e que conta com uma base de fãs fortíssima. Em 2024, no dia 6 de fevereiro, anunciou sua turnê comemorativa de 30 anos de carreira, e no dia 9 lançou o álbum “Coming Home” depois de 6 anos sem novos lançamentos.
Um caso interessante de estratégia poderosa e criativa foi a utilizada pela cantora Beyoncé durante o intervalo comercial do Super Bowl. Seu vídeo em parceria com a operadora de comunicações norte-americana Verizon termina com a frase “Eles estão prontos. Lance a nova música”. E como num passe de mágica, suas duas novas músicas já estavam disponíveis nas plataformas de streaming.
Portanto, aliar uma boa estratégia de marketing com criatividade e vontade de inovar pode ser um caminho certo para fazer sua empresa crescer e atingir os seus objetivos.